CANDIDATO APOIADO PELO PT VENCE NOS PRESÍDIOS; HOUVE ATÉ CASO DE VOTAÇÃO UNÂNIME

Foto: Reprodução

O candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) foi o mais votado por presos e menores infratores, no primeiro turno da eleição. Ele recebeu 48% dos votos nas seções eleitorais instaladas em presídios e unidades da Fundação Casa, onde estão recolhidos criminosos de menor idade.

O levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi divulgado em primeira mão pelo jornalista Pedro Campos, no Jornal Gente, programa de transmissão simultânea da Rádio Bandeirantes e TV BandNews.
O único local onde Boulos não foi o mais votado é o presídio Romão Gomes, onde policiais condenados cumprem pena. Ali, Boulos e Tábata Amaral (PSB) receberam apenas dois votos, cada, enquanto Ricardo Nunes (MDB) teve 25.

Os criminosos recolhidos ao Centro de Detenção Provisória 4 de Pinheiros, na zona oeste, votaram em Boulos por unanimidade: nenhum outro candidato recebeu votos dos criminosos encarcerados para a prefeitura.

Na contagem geral, Pablo Marçal (PRTB) ficou em segundo lugar nos presídios, com 23%, e Tábata Amaral (PSB) em terceiro, com 15%. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), foi o quarto, com 11% e outros candidatos não somaram 1%.

A Justiça Eleitoral instalou 51 seções eleitorais em estabelecimentos prisionais e unidades de internação no Estado de São Paulo.

Dois mil 729 presos e menores infratores estavam aptos para votar, mas nem todos quiseram registrar a preferência na urna.

Pela lei, tem direito ao voto o preso “provisório”, que não tem condenação criminal transitada em julgado.

Fonte: Portal Acontece RN

APÓS RECEBER APENAS OITO VOTOS, CANDIDATA DO RN “QUERIDA” CLAMA POR JUSTIÇA

Foto: Reprodução/Montagem/Ponta Negra News
A candidata a vereadora de Ceará-Mirim (RN), Dulcimar Cavalcanti, de 75 anos, conhecida como “Querida”, chamou atenção nas redes sociais após gravar áudios pedindo a recontagem de votos nas eleições municipais de 2024. Dulcimar, filiada ao PSOL, ficou perplexa ao descobrir que havia recebido apenas oito votos, muito menos do que ela esperava, especialmente considerando que, segundo ela, só sua família contava com dez eleitores.

Em áudios que rapidamente se espalharam pelas redes, Dulcimar expressou sua indignação, afirmando: “Já encaminhei o áudio para a promotora, pedindo para resolver essa situação. Só na minha família votaram dez pessoas. Eu não sou palhaça para tirarem esses votos. Todo mundo aqui me perguntou: ‘Querida, por que só 8 votos? Eu votei em você.’”

Desabafo no Instagram

Além dos áudios, Dulcimar também fez um desabafo em seu Instagram, relatando que amigos e apoiadores garantiram ter votado nela, e até sugeriu que houve erro no sistema. “Um amigo meu, que trabalha com internet, viu que eu tinha mais de 900 votos. Quero uma recontagem e vou até a última instância”, afirmou.

Apesar da revolta de Dulcimar, não há indícios de irregularidades no processo eleitoral. A candidata viralizou nas redes sociais por conta de sua frustração, e sua reação espontânea gerou grande repercussão online.

Fonte: Ponta Negra News

JUSTIÇA CONDENA EX-POLICIAL PENAL DO RN ACUSADO DE REPASSAR INFORMAÇÕES SIGILOSAS PARA FACÇÃO

 

O ex-policial penal Dhayme Araújo da Silva, conhecido como PQD, foi condenado a uma pena total de 8 anos e 5 meses de reclusão, além da perda do cargo público. A sentença foi proferida pela 5ª Vara Criminal de Natal. A defesa informou que ele vai recorrer da decisão em liberdade.

Dhayme PQD foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) pela prática dos crimes de corrupção passiva e violação de sigilo funcional qualificada. A denúncia apontava que ele solicitou vantagem indevida a advogadas criminalistas em troca de informações sigilosas e revelou a existência de uma operação policial, o que resultou na fuga de um dos alvos.

Na sentença, a Justiça potiguar destacou que “as condutas do réu foram claramente com intuitos criminosos, oferecendo-se informações sigilosas na clara intenção de se obter dinheiro em troca”. O ex-policial penal chegou a ter prisão preventiva decretada no ano passado, após ser preso em uma operação da Polícia Civil por suspeita de vazar informações para uma facção criminosa.

Dhayme PQD trabalhava no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) quando foi preso e já tinha sido coordenador de administração penitenciária do RN (Coape). A Justiça considerou que “é inconcebível a continuidade do réu na condição de agente penitenciário, tendo em vista a gravidade dos crimes praticados”.

A sentença ainda determinou o pagamento das custas processuais e a destinação dos bens apreendidos em favor da União. O MPRN atuou no caso por meio da 46ª Promotoria de Justiça de Natal e do Gaeco.

Fonte: Tribuna do Norte

105 PREFEITOS ALIADOS DE ROGÉRIO MARINHO SÃO ELEITOS NO RN

O Partido Liberal elegeu no Rio Grande do Norte 18 prefeitos e 27 vice-prefeitos, totalizando 46 eleitos nas chapas majoritárias.

Além disso, o partido formou alianças e parcerias com legendas como Podemos, União Brasil, PSDB, PP, entre outros, que resultaram na eleição de mais 60 prefeitos.

O PL RN comandado pelo senador e secretário-geral nacional, Rogério Marinho, também elegeu 148 vereadores.

PREFEITO DE GOIÂNIA EXONERA CERCA DE 2 MIL FUNCIONÁRIOS APÓS PERDER ELEIÇÃO

Foto: Reprodução/Diário da Manhã

Após ficar em penúltimo lugar nas eleições municipais de 2024 e fracassar na tentativa de reeleição, o atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, decidiu exonerar cerca 2 mil funcionários públicos, nesta terça-feira (8).

Passaram para o segundo turno Fred Rodrigues (PL), com 31,14% dos votos (214.253), e Sandro Mabel (União), com 27,66% (190.278). Rogério foi votado apenas por 3,14% do eleitorado (21.616).

Fonte: TV Ponta Negra

CASAL É ELEITO PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO DIAS-RN; MULHER TEVE MAIS VOTOS E PUXOU O MARIDO

Foto: Reprodução

Das curiosidades da política em João Dias, está a história de um casal que acabou de ser eleito para a Câmara Municipal. Leida de Laete teve 284 votos e puxou seu esposo, Vaguinho de Deta, que teve 92 votos.

Leida é filha do ex-presidente da Câmara Municipal, Laete Jácome de Oliveira, que faleceu aos 67 anos depois de passar mal em casa e ser socorrido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros em maio desse ano.

Vereadora reeleita, Leida de Laete também é irmã de Damária Jácome, atual vice-prefeita, porém afastada do cargo, e candidata a prefeita nessas eleições, tendo 566 votos. O casal é filiado ao REPUBLICANOS.

Na imagem à direita, a vereadora aparece ao lado do seu pai, vereador Laete (in-memória), já na parte esquerda da foto temos a imagem de Vaguinho de Deta, o esposo de Leida de Laete. Ele vai exercer mandato eletivo pela primeira vez.

O fato de um casal ter sido eleito para a mesma Câmara Municipal chamou a atenção da população de João Dias e das redes sociais. Vaguinho ficou com a vaga que era do seu sogro, Laete Jácome de Oliveira.

Fonte: Blog Jair Sampaio

DEPUTADO TOMBA FARIAS AGRADECE OS VOTOS QUE FORTALECERAM SUAS BASES POLÍTICAS COM A ELEIÇÃO DE 15 PREFEITOS E 34 VEREADORES

Em discurso na Assembleia Legislativa, o vice-presidente da Casa, deputado estadual Tomba Farias (PSDB) comemorou o fortalecimento de sua base eleitoral nas eleições realizadas no último domingo, quando elegeu 15 prefeitos e 34 vereadores em diversos municípios do Estado. O parlamentar, que é municipalista, parabenizou os eleitos e agradeceu aos eleitores que acreditaram nas propostas e elegeram os seus candidatos.

Foram eleitos ou reeleitos com o apoio do deputado os seguintes nomes que disputaram prefeituras: Haroldo de Jango (Afonso Bezerra), Bergson Iduino (Arez), Uady Farias (Jaçanã), Nilson Peças (Bom Jesus), Janaína de Salin (Lagoa de Pedras), Nildo Galdino (Lagoa de Velhos), Kauanny Terto (Serrinha), Valdenicio Costa (Tibau do Sul), Júnior Marchante (Vera Cruz), Luciano Cunha (Lajes Pintada), Joquinha Nogueira (Nova Cruz), Flaviano Lisboa (Passa e Fica), Wedna Mendonça (Passagem), Marina Trindade (Pedro Avelino) e Júnior Balada (Pedro Velho).

Agradeço a todos aqueles que se empenharam, que trabalharam para um Rio Grande do Norte com suas cidades melhores. Parabenizo os prefeitos eleitos dos nossos municípios, onde conseguimos conquistar grandes vitórias”, disse.

Desejando que os prefeito e vice-prefeitos façam uma grande administração, Tomba Farias também se dirigiu aos candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que não conseguiram sucesso nas urnas. Segundo ele, a hora agora é de “levantar a cabeça”, aceitar os resultados das urnas e trabalhar, “pois em quatro anos as coisas acontecem e vamos nos preparar para os futuros embates”.

NOME DO CANTOR LEONARDO ENTRA PARA ‘LISTA SUJA’ DE TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO

Foto: Divulgação

O nome do cantor Leonardo foi incluído em uma “lista suja” de empregadores que teriam submetido trabalhadores a situações de trabalho análogas à escravidão. A lista foi atualizada pelo governo federal e divulgada nesta segunda (7). Foram incluídos 176 novos nomes, entre pessoas físicas e jurídicas.

O nome de Leonardo apareceu após uma fiscalização realizada em novembro do ano passado na fazenda Talima, que fica em Jussara, no interior de Goiás. No local, seis pessoas, entre elas um adolescente de 17 anos, foram encontrados em “condições degradantes” de trabalho.

A assessoria do cantor declarou que o caso foi julgado e que se referia a uma parte da fazenda que estaria arrendada por uma pessoa que faria o plantio de soja, e que o artista não tinha conhecimento da prática. Ainda segundo a assessoria, Leonardo se defendeu do processo do Ministério do Trabalho.

Fonte: Blog de Daltro Emerenciano

FILHO DE VEREADOR ELEITO, LULA, ATIROU CONTRA CARRO DE PARLAMENTAR, MARCÃO, EM NÍSIA FLORESTA, DIZ PM

 

Os vereadores eleitos Lula (PP) e Marcão (Solidariedade) se envolveram em uma discussão durante a madrugada de domingo (6) em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. De acordo com informações do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) localizado no município, que confirmou o fato, Marcão alegou que um dos filhos de Lula atirou contra o carro dele.

As informações 3º BPM mostraram outros detalhes sobre o caso. Após ambos inciarem uma discussão, um filho de Lula teria entrado na própria residência e então atirado no carro do parlamentar. Conforme informações repassadas pela Polícia Civil, o encontro ocorreu após Marcão seguir o vereador eleito, sob a alegação de que este poderia estar comprando votos, o que não foi comprovado pela Polícia.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula deu a própria versão do caso. Ele alegou que Marcão invadiu sua residência e ateou fogo contra a propriedade. O parlamentar do Solidariedade ainda teria rasgado os pneus e quebrado o parabrisa do veículo de Lula. O 3 BPM informou que Marcão e outros envolvidos na ocorrência foram encaminhados à delegacia, onde prestaram depoimento.

Com 5,43% e 3,67% dos votos válidos, respectivamente, Lula e Marcão foram eleitos ao cargo de vereador neste domingo, em Nísia Floresta.

Até a publicação desta matéria, o parlamentar do Solidariedade não foi localizado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Fonte: Tribuna do Norte

RN TEM AUMENTO NO NÚMERO DE PREFEITAS ELEITAS NO 1º TURNO E CHEGA A 42 MULHERES VITORIOSAS EM 2024

 

O Rio Grande do Norte teve no 1º turno das eleições de 2024 um aumento no número de mulheres eleitas prefeitas, em relação ao pleito de 2020. Há quatro anos, o RN havia eleito 37 mulheres como prefeita. Agora em 2024, dos 166 municípios potiguares com eleição já definida, em 42 deles as mulheres foram vitoriosas.

Este número ainda pode aumentar no 2º turno, que ocorre em 27 de outubro. Na capital potiguar, Natália Bonavides (PT) ainda está no páreo na disputa de Natal, contra Paulinho Freire (União Brasil).

A partir de 1º de janeiro de 2025, o maior município a ser administrado por uma mulher será Parnamirim, 3º maior colégio eleitoral do Estado. No município, quem venceu a eleição foi Professora Nilda (Solidariedade), com mais de 47 mil votos. Ela é a primeira mulher a ser eleita prefeita em Parnamirim.

Depois de Parnamirim, aparecem outros municípios populosos, como Extremoz (com a reeleição da prefeita Jussara Sales, do PL); Santa Cruz (com a eleição de Aninha de Cleide, do MDB); e Pau dos Ferros (com a reeleição da prefeita Marianna Almeida, do PSD).

Veja a lista completa das mulheres eleitas prefeitas:

Almino Afonso – Dra Jéssica Amorim (MDB)
Alto do Rodrigues – Dra Raquel (PP)
Antônio Martins – Jéssica Iris (PSD)
Baía Formosa – Camila Melo (MDB)
Baraúna – Divanize Oliveira (PSD)
Caiçara do Rio do Vento – Ceiça Lisboa (União)
Coronel João Pessoa – Fátima (União)
Doutor Severiano – Maria de Fátima (PSD)
Extremoz – Jussara Sales (PL)
Goianinha – Nira (PP)
Grossos – Cinthia Sonale (União)
Japi – Simone Silva (MDB)
Jardim do Seridó – Silvana de Lalá (Republicanos)
João Câmara – Aize (PSDB)
João Dias – Fatinha de Marcelo (União)
Lagoa de Pedras – Janaina de Salin (União)
Macau – Flavinha Veras (PDT)
Major Sales – Maria Elce (MDB)
Maxaranguape – Professora Nira (PSD)
Paraná – Josiene (MDB)
Parazinho – Rita (União)
Parnamirim – Professora Nilda (Solidariedade)
Passagem – Wedna Mendonça (PP)
Pau dos Ferros – Marianna Almeida (PSD)
Pedro Avelino – Marina (MDB)
Pendências – Dra. Lays (MDB)
Pilões – Lena do Céu (MDB)
Rafael Godeiro – Ludmila Amorim (MDB)
Rodolfo Fernandes – Claudinha (PL)
Santa Cruz – Aninha de Cleide (MDB)
Santana do Seridó – Tatiana (Podemos)
São Francisco do Oeste – Gisely Porfirio (União)
São Vicente – Jane Maria (MDB)
Serra de São Bento – Lena Morais (MDB)
Serrinha – Kauanny Terto (MDB)
Serrinha dos Pintos – Rosânia (União)
Sítio Novo – Andrezza Brasil (PT)
Taboleiro Grande – Klebinha (PSD)
Tenente Ananias – Dayane (PL)
Tibau – Lidiane Marques (União)
Triunfo Potiguar – Darkinha (PP)
Vila Flor – Thuanne Souza (MDB)

Fonte: Portal da 98 FM Natal