NILDA PROMETE RETOMADA DE OBRAS E FOCO NA SAÚDE E EDUCAÇÃO: “CUIDAR BEM DAS PESSOAS É PRIORIDADE”
Assumindo a Prefeitura de Parnamirim em meio a um cenário financeiro complicado, a prefeita Nilda Cruz (SDD) fez um diagnóstico claro da situação e traçou as prioridades para os próximos quatro anos. Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, ela revelou que encontrou um rombo de mais de R$ 300 milhões nos cofres públicos, dificultando o início de sua gestão.
Assumir uma prefeitura do tamanho de Parnamirim com dívidas de mais de R$ 300 milhões não é fácil. O ex-prefeito não pagou fornecedores, impostos, encargos, parcelamentos, acordos trabalhistas. Até a Cosern estava com aviso de corte na energia no mês de janeiro”, denunciou a prefeita.
Os problemas financeiros afetaram diretamente áreas essenciais, como educação. Segundo Nilda, o atraso nos salários dos terceirizados obrigou o adiamento do ano letivo. “Salários dos terceirizados atrasados nos obrigaram a adiar o início do ano letivo. A maioria dos fornecedores trabalhou 12 meses e só recebeu nove. Não temos como quitar tudo em menos de 60 dias. É impossível”, explicou.
Questionada sobre as prioridades após colocar as finanças em ordem, Nilda destacou a retomada de obras inacabadas e o compromisso com áreas essenciais. “Concluir as obras inacabadas, como a duplicação da RN-313, é uma meta. Diminuir as filas de exames, recuperar prédios e equipamentos públicos deteriorados também estão entre as prioridades. Mas, acima de tudo, minha principal meta é cuidar bem das pessoas e garantir que os recursos públicos sejam bem investidos, com transparência e honestidade”, afirmou.
Nilda também criticou a gestão anterior por deixar um legado de descaso. “O principal desafio foi o rombo financeiro, mas com fé em Deus, muito trabalho e muita transparência, iremos vencer mais esta”, garantiu. Ela destacou que a saúde e a educação terão atenção especial em sua administração. “Saúde e educação sempre serão prioridade. Saúde pela complexidade dos serviços e por ser um apoio essencial aos mais pobres. E educação porque sou professora e conheço de perto os desafios do setor”, disse.
Sobre infraestrutura, Nilda reconheceu a demanda crescente e a necessidade de intervenções contínuas. “Parnamirim é a cidade que mais cresce no estado, está conurbada com Natal e ainda atende cidades vizinhas como São José de Mipibu e Macaíba. Nossa secretaria de obras já está mapeando as principais necessidades para estabelecermos uma lista de prioridades. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, mas podemos resolver os problemas mais graves e amenizar os demais”, pontuou.
No campo econômico, a prefeita ressaltou a importância da responsabilidade fiscal. “O desenvolvimento econômico passa por uma série de fatores, mas o principal é a responsabilidade fiscal e financeira. Prefeitura endividada e sem planejamento não vai a lugar nenhum”, frisou. Nilda afirmou que sua gestão buscará atrair novas empresas, oferecer qualificação profissional e garantir segurança jurídica para fomentar o crescimento econômico.
Um dos compromissos assumidos durante a campanha foi a transparência e a participação popular. Nilda reafirmou essa promessa, garantindo que sua gestão será aberta ao diálogo. “Transparência em primeiro lugar. Audiências públicas, contato direto com o povo e proximidade com a Câmara Municipal serão fundamentais. Queremos uma gestão sintonizada com as necessidades do povo”, destacou.
Na área de segurança pública, a prefeita destacou o papel da Guarda Municipal e os investimentos que serão feitos. “Vamos investir na Guarda Municipal, com estrutura, viaturas, equipamentos, armamentos e integração com a Central de Monitoramento. Segurança é um dever do Estado, mas a Prefeitura dará todo o apoio logístico e operacional para ajudar a melhorar nossos índices. Já mostramos isso durante a Operação Verão, quando garantimos um litoral seguro”, concluiu.
Fonte: Agora RN