PELA PRIMEIRA VEZ, MULHERES COM MAIS DE 40 ANOS ESTÃO TENDO MAIS BEBÊS DO QUE ADOLESCENTES

Foto: Reprodução

Pela primeira vez na história do Brasil, o número de mulheres que se tornam mães após os 40 anos superou o de mães adolescentes. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2022, o número de nascimentos de mães com idades entre 40 e 49 anos aumentou 65,7%, passando de 64 mil para 106,1 mil. Em contraste, os nascimentos de filhos de mães adolescentes (10 a 19 anos) caíram 42,9% no mesmo período, reduzindo de 552,6 mil para 315,6 mil.

 

Essa mudança reflete transformações sociais significativas, como o aumento da escolarização e da participação feminina no mercado de trabalho. Em 2022, as mulheres representavam 60,3% dos concluintes em cursos presenciais de graduação e tinham uma taxa de participação na força de trabalho de 53,3%. Esses fatores contribuem para que muitas mulheres optem por adiar a maternidade para buscar estabilidade profissional e financeira.

Além disso, a redução nos casos de gravidez na adolescência pode estar relacionada a políticas públicas de educação sexual e maior acesso a métodos contraceptivos.

Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *