PRIMEIRO VOO EXPERIMENTAL DE ‘CARRO VOADOR’ NO BRASIL É REALIZADO NO INTERIOR DE SP
Foto: Marcel Scinocca/g1
O primeiro voo experimental de um “carro voador” no Brasil foi realizado em Quadra (SP), na manhã desta sexta-feira (20). O modelo testado foi o EH216-S, o eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical“) da chinesa EHang.
A empresa conta com duas representantes comerciais no Brasil: a AT Global e a GoHobby, que pediram autorizações de voos experimentais à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com a Autorização de Voo Experimental da Anac, a empresa fez o primeiro voo não tripulado nesta sexta-feira em Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo.
Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, foi o primeiro brasileiro a pilotar um EH216-S eVTOL no Brasil. A empresa informou que Jeovan Alencar será o comandante brasileiro a operar esse tipo de aeronave remotamente no país.
O evento foi aberto a autoridades brasileiras e chinesas, representantes do setor e imprensa.
O modelo EH216-S
O eVTOL EH216-S pode transportar até duas pessoas, com uma carga útil total de 220 quilos e um alcance de cerca de 30 quilômetros. Ele opera com 12 baterias independentes e 16 motores.
O piloto não voa dentro da aeronave, pois o eVTOL é operado remotamente e automaticamente a partir do solo, por meio de um sistema inteligente de comando e controle. Isso permite que o piloto planeje, comande, valide, execute, monitore e controle o voo em tempo real, mesmo sem estar no “carro voador“.
O sistema de aeronave não tripulada eVTOL EH216-S é o primeiro de seu tipo no mundo e promete revolucionar as viagens aéreas urbanas globalmente.
Conforme a empresa, desde dezembro de 2023, o carro voador vem sendo apresentado ao público em eventos, com o objetivo de aproximar a nova tecnologia da sociedade.
De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, empresa do segmento de tecnologia que promove inovações e negócios nos setor, o Brasil é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. A tecnologia é voltada, principalmente, para grandes metrópoles, como São Paulo, e áreas remotas com falta de infraestrutura no Brasil.
Fonte: G1