BISPO MAIS ANTIGO DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL É NORDESTINO E COMPLETA 100 ANOS HOJE
Alcançar 100 anos de vida é uma conquista que merece ser festejada. Assim será para o cearense Dom Manuel Edmilson da Cruz, atualmente o bispo mais idoso da Igreja Católica no Brasil. Nesta quinta-feira (3), seu centésimo aniversário contará com uma celebração aberta ao público e presidida por Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza.
Dom Edmilson é bispo emérito da Diocese de Limoeiro do Norte e hoje reside na Arquidiocese de Fortaleza. Segundo a entidade, ele se dedica “à oração, leitura e acolhimento, sempre com alegria” e “lucidez impressionante”. O decano nasceu em 1924, em Acaraú, no Litoral Norte do Ceará. Iniciando sua trajetória no seminário aos 12 anos, foi ordenado padre em 1948, em Sobral, e bispo em 1966, por decisão do então Papa Paulo VI.
Há 30 anos, em 1994, ele foi sequestrado junto com Dom Aloísio Lorscheider, à época cardeal arcebispo de Fortaleza, durante uma visita ao Instituto Penal Paulo Sarasate (PPS), em Aquiraz. O caso foi um divisor de águas na história do sistema prisional do Ceará.
Durante o sacerdócio, Dom Edmilson foi próximo de comunidades mais vulneráveis, incentivando a formação de Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), que promovem a organização popular e a luta por melhores condições de vida, enxergando a fé como um instrumento para transformar a sociedade.
Fonte: Blog de Daltro Emerenciano