ÁREA DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA FLORESTA NACIONAL JÁ CHEGA A 38,58%

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A operação de combate ao incêndio que atinge a Floresta Nacional de Brasília já consumiu cerca de 2.176 hectares da mata, o que representa 38,58% de área total. A ação, coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com diversas instituições, mobiliza mais de 150 pessoas, uma aeronave e 35 viaturas.

Apesar do esforço, o controle das chamas é dificultado pelas altas temperaturas, clima seco e ventos fortes. Até o momento, três frentes de incêndio foram controladas, enquanto outras duas ainda exigem atenção. Equipes especializadas também atuam no resgate e preservação da fauna afetada.

A ação conta com o homens do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jardim Botânico de Brasília, Zoológico de Brasília e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O resgate e a preservação da fauna afetada pelo incêndio estão sendo realizados por equipes especializadas do ICMBio, Jardim Botânico de Brasília, Fundação Zoológico de Brasília, Ibama, Ibram e PM-DF, que seguem monitorando a área para identificar possíveis animais feridos ou mortos.

Incêndio criminoso
A Polícia Federal (PF) investiga o incêndio que vem destruindo a Floresta Nacional (Flona) de Brasília desde a manhã dessa terça-feira (3/9). De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a suspeita é que uma ação criminosa tenha dado início às chamas.

Em nota, o ICMBio afirma que a prioridade, no momento, é “combater o fogo em nascentes, matas de galeria, remanescentes de Cerrado e áreas próximas de residências”. Ainda segundo o órgão, “há também uma equipe mobilizada para o manejo da fauna”.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *