CANAL DO BALDO: MORADORES RECLAMAM DE ODOR E FALTA DE MANUTENÇÃO NA REGIÃO
Moradores e pedestres que transitam no entorno do Canal do Baldo, no bairro Barro Vermelho, zona Leste de Natal, registraram queixas nas redes sociais devido aos odores que água do canal tem apresentado e levado ao aumento do número de insetos e roedores no local. As queixam acontecem desde a última segunda-feira (3), e os moradores também reclamam da falta de cuidado e limpeza no trecho do córrego, que comumente apresenta grande quantidade de vegetação e lixo, bem como a ausência de pavimentação apropriada nas praças.
Apesar da frequência da vegetação e lixo, foi apenas na última semana que o Canal passou a apresentar mau cheiro, o que leva moradores a suspeitarem de ligações clandestinas de esgoto, que fluíram para as águas após as últimas chuvas.
No vídeo publicado nas redes sociais, o morador relata que anteriormente o cenário no local era outro, já que as pessoas que frequentavam as redondezas do Canal percebiam, em meio às vegetações e lixo acumulado, a constante presença de peixes nas águas, então límpidas, cena que hoje não percebem.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), e a Companhia informou o ocorrido acontece devido a extravasamento de esgoto em região próxima, que se misturou com água da chuva e findou nas águas do Canal do Baldo. Apesar de ainda não haver prazo para a correção, a Caern também informou que já está adotando as medidas para o conserto da rede.
O Canal do Baldo contribui para a drenagem das águas pluviais dos bairros próximos, e tem papel essencial no escoamento das águas das chuvas, evitando o alagamento das área próximas.
A respeito da limpeza da região, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) informou que a limpeza do Canal do Baldo segue o cronograma regular de manutenção, que prevê a realização da mesma a cada três meses, sendo a última realizada no mês de novembro de 2024, e a próxima planejada para acontecer dentro do mesmo prazo, de acordo com o planejamento da companhia.
Fonte: Tribuna do Norte