CBF ALTERA REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL E AFETA ABC E AMÉRICA; ENTENDA

Foto: Gabriel Leite/América FC

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou uma alteração no regulamento da primeira fase da Copa do Brasil para a temporada de 2025. A partir da edição deste ano, as equipes visitantes não terão mais a vantagem do empate durante o tempo regulamentar. Desta forma, caso prevaleça a igualdade no placar, a decisão da classificação será nos pênaltis.

Desde 2017, as equipes de melhor ranking disputavam a primeira fase fora de casa com a vantagem de jogar pelo empate. A mudança impacta diretamente os representantes potiguares ABC e América, que nas últimas oito temporadas possuíam o benefício do empate. Na última edição, o alvinegro se classificou para a segunda fase após empatar em 1 a 1 com o Treze/PB, em Campina Grande.

O ABC está no Pote C e poderá enfrentar o Santa Cruz de Natal e o Maracanã/CE, algoz recente na Pré-Copa do Nordeste, que estão no Pote G. Além dessas equipes, o alvinegro também tem a possibilidade de jogar diante de Boavista, Parnahyba, GAS/RR, Rio Branco/ES, Rio Branco VN/ES, Olaria/RJ, Portuguesa/SP, e Votuporanguense/SP.

Já o América, no Pote D, tem como possível adversário o Capital/DF, comandado pelo ex-treinador e ídolo do clube, Paulinho Kobayashi. O alvirrubro também pode enfrentar Guarany de Bagé/RS, Jequié/BA, Barcelona/BA, São Francisco/PA, Independência/AC, União/TO, Dourados/MS, Barcelona/RO ou Oratório/AP.

Os jogos da primeira fase da Copa do Brasil tem como datas base os dias 19 e 26 de fevereiro. Os confrontos serão definidos em sorteio, que ainda não tem data prevista pela CBF.

Confira o retrospecto de ABC e América na 1ª fase nas últimas oito temporadas

2017
– Ceilândia/DF 1 x 1 ABC (Classificado pela vantagem do empate)
– Audax/SP 1 x 0 América

2018
– Cianorte/PR 2 x 0 ABC
– ⁠Tubarão/SC 2 x 0 América

2019
– Galvez/AC 0 x 1 ABC
– ⁠Sobradinho/DF 0 x 0 América (Classificado pela vantagem do empate)

2020
– São Luiz/RS 0 x 0 América (Classificado pela vantagem do empate)
– ⁠Aquidauanense/MS 0 x 1 ABC

2021
– Rio Branco VN/ES 1 x 1 ABC (Classificado pela vantagem do empate)
– ⁠Real Brasília/DF 0 x 2 América

2022
– Costa Rica/MS 0 x 3 ABC
– ⁠América não disputou em 2022

2023
– Tuntum/MA 0 x 5 ABC
– ⁠Iguatu/CE 1 x 0 América

2024
– Treze/PB 1 x 1 ABC (Classificado pela vantagem do empate)
– ⁠Costa Rica/MS 1 x 2 América

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *