COM NATAL ENTRE OPÇÕES, SEDES DA COPA DO MUNDO FEMININA SERÃO ANUNCIADAS NESTA QUARTA
A escolha das sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 no Brasil serão anunciadas nesta quarta-feira (7) pela Fifa. A divulgação das cidades que receberão os jogos do mundial está prevista para as 18h30, nas redes sociais da entidade máxima do futebol. Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Manaus, Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém apresentaram propostas para receber os jogos.
Se a capital potiguar for escolhida para sediar o Mundial, assim como na Copa masculina de 2014, uma série de ações estão preparadas na cidade, com iluminação especial na Arena das Dunas e na Ponte Newton Navarro. Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Natal e da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) vão fazer uma coletiva de imprensa na Arena das Dunas, às 19h30, caso Natal seja confirmado como uma das cidades a receber jogos do torneio.
A Comissão Organizadora da Fifa analisa os estádios, centros de treinamento, hotéis, redes de transporte, aspectos financeiros e possíveis locais para as Fan Fests, assim como o compromisso dos candidatos com a sustentabilidade e o desenvolvimento do futebol feminino.
Natal recebeu duas visitas da Comitiva da FIFA que avaliou a cidade. A primeira vinda aconteceu no dia 9 de outubro de 2024, quando foram analisadas as condições e infraestrutura da Arena das Dunas. A segunda visita foi realizada no dia 8 de novembro de 2024. Foram analisados os os centros de treinamento e a rede hoteleira da capital potiguar.
Os locais de treinamento indicados pelo Comitê Organizador Local foram o Estádio Frasqueirão, do ABC, a Arena América, do América-RN, o campo da UFRN e o Estádio Juvenal Lamartine. O Frasqueirão e a UFRN sediaram treinos das seleções que atuaram em Natal na Copa do Mundo de 2014.
Em relação aos CTs de ABC, América e campo da UFRN, a necessidade de modificações é menor e deve ser feita pelos clubes com a verba a ser recebida pela “locação” dos espaços. No caso do JL, o Governo do Estado estaria concluindo o projeto para reforma do local. Esse fato seria considerado, pela FIFA, como um dos legados da competição para Natal.
A Arena das Dunas, bem avaliada, precisará encontrar uma nova forma para a montagem do Centro de Mídia. Na Copa do Mundo de 2014, o local foi montado no próprio estádio. No entanto, após o Mundial, a Arena passou a aproveitar os espaços para o multiuso, com locações de escritórios, lojas, etc. A alternativa seria a montagem externa de um Centro de Mídia provisório.
Fonte: Tribuna do Norte