DENTISTA RADICADO EM NATAL É UM DOS PIONEIROS E REFERÊNCIA NO BRASIL NA TÉCNICA GUIADA QUE POSSIBILITA INSTALAR IMPLANTES SEM CORTES COM BISTURI
A Odontologia do Rio Grande do Norte é destaque no Brasil porque está radicado em Natal um dos dentistas pioneiros no país na técnica guiada, popularmente conhecida como “implantes sem bisturi”. O professor, palestrante e cirurgião Dr. João Marcelo Arcoverde, inclusive, criou um kit cirúrgico para Singular Implants, uma das maiores industrias de implantes dentários do país. Além de ser distribuído nacionalmente, o kit possibilita que dentistas de todo o Brasil operem os seus pacientes de forma minimamente invasiva com extrema previsibilidade.
“Enquanto na técnica convencional a gente faz o corte na gengiva para poder ter acesso visual ao osso e inserir o parafuso de implante. Nessa técnica sem cortes e sem bisturi, a gente realiza a mesma cirurgia, sem usar nenhum tipo de incisão na gengiva, apenas com um guia cirúrgico feito com impressão 3D que permite que o parafuso do implante seja instalado em apenas alguns minutos através de perfurações milimétricas na gengiva.”, observa.
O dentista João Marcelo Arcoverde chama atenção que para o paciente essa abordagem, minimamente invasiva e cientificamente comprovada, permite proporcionar uma cirurgia mais rápida, precisa e segura. “Do ponto de vista de pós operatório ela (a técnica) é surpreendente porque proporciona ao paciente uma recuperação com muito menos dor, inchaço e sangramentos”, destaca, acrescentando que pode conseguir em uma única sessão fazer todo procedimento e os pacientes operados por essa técnica retornam quase que imediatamente as suas atividades profissionais.
Ele detalha que a técnica é indicada para pacientes que perderam um, vários ou todos os dentes de uma arcada mas são resistentes ao tratamento convencional. Para se ter ideia, com apenas quatro implantes é possível repor até 12 dentes de forma fixa e o melhor: através de uma cirurgia que dura em média 15 minutos. “Os implantes pela técnica sem cortes trazem para as pessoas uma esperança, uma luz no final do túnel de ter uma vida plena”, diz o dentista.
Ele lembra que muitas pessoas deixam de fazer implante por medo do bisturi, dos cortes ou por acreditarem que passarão muitas horas com a boca aberta ou até mesmo terão que se submeter a anestesia geral. “Na cirurgia convencional, para você instalar um implante a cirurgia dura em média 45-60 minutos. Pela técnica nova fazemos em 5 ou 10 minutos. Um paciente desdentado total, pela técnica convencional isso pode durar de 3 a 4 horas. Na técnica sem cortes reabilito completamente em 5 ou 10 minutos”, ressalta. Outro ponto importante é que além de ser extremamente rápida e minimamente invasiva, a técnica pode ser aplicada sob anestesia local, no próprio consultório e é uma excelente opção para pacientes idosos, com fobia, diabéticos e hipertensos controlados.
Atualmente João Marcelo Arcoverde se divide entre a vida de dentista da vida real atendendo no Instituto Dentário de Implantes, o ID Implantes, e palestras e cursos pelo país ensinando a técnica para outros dentista. “O kit é vendido em todo país e permite aos dentistas oferecerem aos seus pacientes uma nova experiência na cadeira do dentista e consultórios odontológicos”, ressalta o cirurgião-dentista.