ADVOGADA ACUSA POLICIAIS MILITARES DE AGRESSÃO DURANTE ABORDAGEM: ‘JOGARAM LÍQUIDO DE PIMENTA NOS MEUS OLHOS’

Foto: Cedida

A advogada Gennyelle Beatriz Lemos denunciou, nesta segunda-feira (18), um caso de agressão sofrida por ela e cometida por policiais militares em Serrinha dos Pintos, no último domingo (17).

De acordo com a advogada, durante um evento público da cidade, ela questionou uma abordagem arbitrária a um jovem de 18 anos e se colocou à disposição para acompanhamento.

Após isso, um sargento da Polícia Militar perguntou quem ela era e rebateu dizendo que ele era “o Estado“. Em seguida, a agressão aconteceu.

Jogaram líquido de pimenta nos meus olhos e rosto. Passei mais de 2 horas e meia desnorteada, sem poder enxergar, com a pele ardendo, com o rosto desfigurado, com hematomas visível na orelha e no rosto“, relatou Gennyelle.

Ao g1, a advogada afirmou que ficou desestabilizada com a situação. “Eu me senti impotente no momento. Impotente como pessoa, como mulher, como advogada“, disse.

A profissional que atua principalmente em casos de família que envolvem violência doméstica contra mulheres e crianças, conta que passou a “ser mais uma na estatística de desrespeito humano“.

Por meio de nota divulgada nas redes sociais, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do (OAB-RN) prestou solidariedade a advogada.

A entidade também informou que solicitou ao secretário de segurança pública do e o comandante geral da PM/RN, a instauração dos procedimentos necessários e o afastamento dos policiais envolvidos até análise minuciosa da situação.

Já a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) informou que abrirá um procedimento interno para apurar a denúncia.

Confira a nota da OAB na íntegra:
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), vem a público prestar total e irrestrita solidariedade à advogada Gennyelle Beatriz Lemos, registrada sob o nº 20.142 na OAB/RN. A advogada relatou que, na madrugada deste domingo (17), foi vítima de violência policial, envolvendo policiais militares na cidade de Serrinha dos Pintos.

A Seccional informa que, após conhecimento dos fatos pelos canais oficiais, já entrou em contato com a advogada, através dos presidentes Aldo Medeiros e Paulo Pinheiro, e vem prestando todo o auxílio necessário para apuração rigorosa do ocorrido. Inclusive, já solicitou ao secretário de segurança pública do Estado e o comandante geral da PM/RN, a instauração dos procedimentos necessários e o afastamento dos policiais envolvidos até análise minuciosa da situação.

A OAB/RN ressalta que não admitirá atos de violência por agentes estatais, e que irá cobrar rigorosamente às autoridades constituídas a punição adequada e exemplar de policiais que desvirtuem a importante missão da polícia.

Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte

Fonte: g1 RN

URGENTE: CHEGA AO MPT DENÚNCIA CONTRA ASSÉDIO ELEITORAL NA PGE E NO COMANDO DA PM

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Trabalho está com uma nova denúncia de assédio eleitoral. Desta vez, na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e no Comando da Polícia Militar. A denúncia cobra a investigação urgente de casos que já foram, inclusive, noticiados na imprensa potiguar.

A denúncia foi formulada pelo vereador Kleber Fernandes. No PGE, o corregedoria-geral do órgão já até formulou um ofício para que o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, se abstenha de realizar assédio a comissionados, servidores e procuradores.

No comando da PM, a denúncia seria de assédio eleitoral aos policiais militares de Natal.

O caso concreto é análogo ao precedente acima invocado, na medida em que são narradas situações até mais graves que as constante no processo acima citado, havendo a necessidade urgente de pronta ação desta órgão na defesa dos trabalhadores do Governo do Estado do RN”, afirmou Kleber Fernandes

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

[URGENTE] CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA INTERDITA DOIS CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS EM MONTANHAS POR PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ESTRUTURA

Foto: Cedida

As péssimas condições de estrutura, o mofo que tomou conta das paredes e até mesmo os materiais precários usados na manutenção dos pacientes foram as razões pelas quais o Conselho Regional de Odontologia do RN (CRORN) interditou dois consultórios odontológicos no município de Montanhas.

De acordo com informações, a fiscalização realizada pelo CRORN encontrou diversos problemas de estrutura e condições impróprias para o atendimento de saúde bucal oferecido pela Prefeitura Municipal de Montanhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Até o presente momento, a Prefeitura de Montanhas não se manifestou sobre a interdição dos consultórios. Moradores afirmam que o problema é recorrente e que a prefeitura tem feito vista grossa em relação à manutenção dos prédios públicos e dos próprios consultórios, que estão há meses sem qualquer tipo de manutenção.

DIRETOR DO HOSPITAL DE HELIÓPOLIS, NA ZONA SUL DE SP, É EXONERADO APÓS DENÚNCIA DE MÉDICOS QUE BATEM PONTO SEM TRABALHAR

Foto: Reprodução/SBT

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) anunciou nesta quarta-feira (23) a exoneração do diretor-geral do Hospital de Heliópolis, na Zona Sul da capital paulista, em razão das denúncias de que médicos da unidade estavam batendo ponto sem trabalhar.

A demissão de Abraão Rapoport foi determinada pelo secretário da pasta, Eleuses Paiva, que nomeou um assessor direto dele, o médico José Luiz Gomes do Amaral, como diretor interino do hospital.

Em nota publicada na manhã desta quarta (23), a secretaria reafirmou a investigação que tinha sido aberta no dia anterior contra ao menos dois médicos que foram filmados pelo SBT batendo o ponto no hospital e indo embora, no horário do expediente, para cuidar de assuntos pessoais.

Após as graves denúncias que vieram a público a respeito do Hospital de Heliópolis, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, determinou a exoneração do diretor. Foi também aberta sindicância para apurar todos os casos mencionados e determinar responsabilidades. O assessor direto do secretário, Dr. José Luiz Gomes do Amaral, será diretor interino do Hospital“, disse a SES-SP.

O Ministério Público de São Paulo também entrou no caso e anunciou que vai investigar a situação do hospital em duas frentes: criminal, onde os médicos podem ser responsabilizados por peculato (apropriação de recurso público mediante fraude), e de improbidade administrativa, uma vez que os dois médicos são servidores públicos do estado.

Médicos alvos de sindicância
O urologista Lawrence Aseba Tipo e o cardiologista Fulvio Alessandro Oliveira Souza foram filmados por reportagem do SBT saindo da unidade de saúde sem completar a rotina de trabalho para as quais foram contratados.

De acordo com a reportagem, Lawrence Aseba recebia R$ 5.394,00 para trabalhar dois dias por semana no hospital, mas usava o expediente para correr nas ruas do entorno da unidade.

Já o cardiologista Fulvio Alessandro O. Souza recebe R$ 19.429,79 para dar expediente no hospital três dias por semana, com carga horária semanal de 24 horas.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) afirmou que “já identificou os profissionais citados pela reportagem e abriu uma investigação para apurar as denúncias”.

A pasta disse que “repudia a conduta e, sendo comprovadas as irregularidades, os médicos serão punidos“.

Neste momento, o Hospital Heliópolis passa por obras de melhorias e a unidade já ampliou sua capacidade de atendimento, especialmente de pacientes oncológicos, alcançando mais de mil consultas e duas mil sessões de radioterapia. Mensalmente, são realizadas mais de 15 mil consultas e cirurgias, além de mais de 5.100 sessões de quimioterapia e radioterapia“, declarou a SES-SP.

Fonte: g1

ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES NO WALFREDO GURGEL É SUSPENSA APÓS ATRASO DE SALÁRIOS, DIZ SINDICATO

Foto: Magnus Nascimento

Os trabalhadores de plantão no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, desempenham suas funções nesta segunda-feira (21) sem o fornecimento de alimentação. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN). De acordo com o sindicato, essa situação se dá devido ao atraso de pagamento de salários por parte de empresas terceirizadas, que resultou na paralisação do setor de nutrição, responsável pela alimentação dos trabalhadores.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE não conseguiu contato com a empresa terceirizada mencionada pelo sindicato. A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) também foi questionada sobre o assunto, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Ainda de acordo com o Sindisaúde, os terceirizados ainda não receberam os salários de setembro e o vale alimentação. “Nós requeremos o pagamento dos salários dos servidores terceirizados e nenhum atraso mais. Não é possível que isso se repita sempre”, disse Rosália Fernandes, coordenadora do sindicato.
Fonte: Tribuna do Norte

FIFA É DENUNCIADA POR TRÊS ÓRGÃOS EUROPEUS POR ABUSO DE PODER

Foto: Reprodução

A Fifa foi denunciada, nesta segunda-feira (14), por três órgãos diferentes. A European Leagues, a direção de La Liga e o sindicato de futebolistas FifPro formalizaram a reclamação à Comissão Europeia. O trio alega abuso de poder por parte da entidade máxima do futebol mundial.

A criação do Super Mundial de Clubes por parte da federação acabou gerando uma grande polêmica. Clubes e jogadores estão insatisfeitos com o calendário excessivo, já que a competição está prevista justamente para o período de férias, entre junho e julho de 2025. A medida foi tomada pela organização sem o consentimento de todas as partes, apenas para benefício próprio.

A denúncia explica como a imposição de decisões no calendário internacional constitui um abuso de posição dominante e infringe o direito da União Europeia. A jurisprudência recente deixa claro que a Fifa deve exercer suas funções de forma transparente, objetiva e proporcional para neutralizar seu conflito de interesses”, afirmaram os demandantes.

Em uma conferência de imprensa, realizada em Bruxelas, na Bélgica, os representantes dos órgãos acusaram a Fifa de não conversar com as ligas nacionais para adaptar os calendários das competições internacionais. A Champions League ganhou mais quatro jogos no caminho pelo título; boa parte dos atletas disputou competições continentais de seleção neste ano, e não terão descanso em 2025 com o Super Mundial; em junção, ainda há as partidas de seleções, que obrigam os atletas a realizar viagens longas e, às vezes, intercontinentais.

Queremos acordos e não consultas. Queremos um calendário sustentável para jogadores e ligas nacionais. Estamos chegando a um ponto crítico, onde os jogadores nos dizem que o futebol é jogado demais e que há uma expansão constante. A Premier League não mudou de formato, por exemplo; o que mudou foi o progresso das competições internacionais e regionais de futebol”, disse Mathieu Moreu, diretor de relações internacionais da Premier League.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, já apresentou discordância em relação aos posicionamentos, mas estaria aberto a mudanças. Além dos questionamentos, há uma quantidade excessiva de jogadores se lesionando no alto escalão europeu, o que pode influenciar diretamente em novas medidas. Nomes como Rodri e Carvajal, candidatos à Bola de Ouro, se contundiram gravemente e ficarão fora do restante de 2024/25.

Fonte: Blog Jair Sampaio

PAI DENUNCIA FILHO DE 14 ANOS QUE PARTICIPAVA DE GRUPOS NEONAZISTAS

Foto: Reprodução

Um pai denunciou o filho, de 14 anos, após ele descobrir que o adolescente participava de grupos neonazistas. O caso ocorreu em Vila Velha, Grande Vitória (ES).

Os materiais do adolescente foram apreendidos pela Polícia Civil no começo de setembro, mas só foram divulgados nesta última quinta-feira (26/9). Celulares, livros e bandeiras com a suástica foram encontradas na residência do jovem.

Os agentes buscam mais informações para descobrir outras pessoas do Brasil que estejam envolvidas em grupos semelhantes.

A prática de induzir, incitar ou descriminar qualquer outro tipo de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime perante o artigo 20, da Lei de Crimes Raciais. A pena pode ser a reclusão de 1 a 3 anos de multa.

O jovem segue em liberdade em razão do Estatuto da Criança e do Adolescente (DCA).

As investigações tiveram início em março de 2024, após o pai ter registrado ocorrência contra o filho, segundo o segundo chefe da Divisão Patrimonial (DRCCP) e titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade.

Fonte: Blog de Daltro Emerenciano