DEPUTADO ROBINSON FARIA PROPÕE MEDIDAS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E APRESENTA PL PARA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES

Nesta segunda-feira (28), Dia Mundial da Educação, o deputado federal Robinson Faria reforçou seu compromisso com a promoção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores. Em resposta ao alarmante aumento dos casos de violência física, psicológica e sexual nas escolas brasileiras, o parlamentar realizou uma Indicação ao Ministério da Educação e ao Ministério da Justiça solicitando a adoção de medidas concretas de combate a esses episódios.

Como desdobramento desta ação, Robinson apresentou um Projeto de Lei, que torna obrigatória a inclusão de módulos de prevenção à violência e ao bullying na grade curricular de todos os cursos de licenciatura oferecidos em instituições de ensino superior públicas e privadas.

“O ambiente escolar precisa ser um espaço de aprendizado, respeito e proteção. Investir na formação dos futuros professores é fundamental para prevenir a violência e garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, destacou o deputado.

A proposta prevê que os cursos de licenciatura ofereçam conteúdos teóricos e práticos sobre temas como estratégias de mediação de conflitos, aspectos legais dos direitos de crianças e adolescentes, e metodologias de intervenção em situações de crise. A formação dos educadores será uma ferramenta essencial para identificar precocemente casos de bullying e violência, atuando de forma preventiva e eficaz.

O deputado também ressaltou que o professor é um agente de transformação social, e, por isso, deve estar preparado para lidar com questões emocionais, diferenças e desafios do convívio escolar. “Ensinar empatia, respeito e tolerância é tão importante quanto ensinar matemática ou português”, afirmou.

A iniciativa de Robinson Faria reforça a importância do Dia Mundial da Educação como um marco para reflexão e ação concreta em defesa de uma educação de qualidade, segura e inclusiva para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *