EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA É TEMA DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE PARNAMIRIM
Foto: Divulgação
Na noite desta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Parnamirim realizou uma audiência pública em alusão à Semana da Consciência Negra. Com o intuito de celebrar a cultura afro-brasileira e debater a educação como ferramenta de combate ao racismo estrutural, o evento foi proposto pelo parlamentar Thiago Fernandes e ocorreu no Plenário Dr. Mário Medeiros.
A mesa foi composta por Andreia Mendes, Coordenadora de Desenvolvimento da Gestão Escolar, representando a secretária da Educação do município; Maria Lúcia Rocha, presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial; Silvana Rodrigues dos Anjos, coordenadora da Igualdade Racial; Christoffer Carvalho, coordenador geral do coletivo de ações colaborativas Baobá Educação Antirracista.
No início do evento, o vereador Thiago Fernandes destacou a definição de racismo estrutural e enfatizou a importância de reconhecermos essa prática no cotidiano. “Nada melhor do que a educação para contribuir e mudar o racismo estrutural“.
A presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, conhecida por “Mãe Lúcia“, expôs, durante a audiência, sua história e luta contra o racismo. “O negro sente na pele o racismo estrutural. Nós sofremos na pele. Eu espero que um dia a sociedade entenda que somos negros e que foi o nosso sangue, a nossa ancestralidade, que trouxe a nossa cultura viva e construiu a nossa nação. Estamos aqui na luta por uma sabedoria maior e a nossa história não pode ser esquecida“.
Representando a secretária da Educação de Parnamirim, Andreia Mendes abordou a raiz do racismo na sociedade e o importante papel da equipe pedagógica para combatê-lo, utilizando como ferramenta a educação. “Se não formamos professores dentro da perspectiva antirracista, nós não vamos mudar a sociedade“, declarou a Coordenadora de Desenvolvimento da Gestão Escolar.
Para o encerramento da audiência, o vereador proponente ressaltou que “a construção parte de momentos como esse. Não podemos tolerar e nem normatizar o racismo, seja ele da forma que for. Que possamos combater o racismo dia após dia e, através da educação, mudar a nossa sociedade“.
A audiência pública foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do Youtube da Câmara de Parnamirim.