AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE MOTOS RECOMENDADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO É INICIADA NA GRANDE NATAL


Foto: Divulgação/STTU

Ações semelhantes a realizada na cidade de São José de Mipibu ocorreram em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz.

O Ministério Público Estadual, que tem acompanhado de perto as estatísticas de acidentes no trânsito envolvendo motos, recomendou a execução de ações integradas envolvendo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o Detran, a Polícia Rodoviária Federal e os departamentos de trânsito dos municípios da Grande Natal com elevados índices de ocorrências de trânsito envolvendo motocicletas.

De acordo com o MPRN, a campanha é dividida em várias ações, incluindo fiscalizações intensificadas em pontos estratégicos da região, com a previsão de realizar duas ações por semana nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Extremoz, sendo que em São José de Mipibu a ação foi realizada nesta terça-feira (01)).

Além disso, um cronograma de fiscalização será implementado para garantir a segurança dos motociclistas e reduzir o número de sinistros.

A promotora de Justiça, Danielle Veras destaca que a principal meta da campanha é diminuir os acidentes de trânsito com foco nas vítimas motociclistas. “Os motociclistas são o grupo mais acometido por sinistros, e precisamos de uma atuação mais efetiva dos órgãos de fiscalização para proteger essa população”, afirmou.

“Os motociclistas são o grupo mais acometido por sinistros, e precisamos de uma atuação mais efetiva dos órgãos de fiscalização para proteger essa população”,

Em 2024, os acidentes com motocicletas apresentaram um crescimento significativo. No Hospital Walfredo Gurgel, por exemplo, a unidade registrou uma média de um paciente por hora, sendo vítima de acidente de moto. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, 1.399 pacientes deram entrada no hospital com lesões decorrentes desses acidentes. Durante o Carnaval, 88 casos foram registrados.

Ações semelhantes a realizada na cidade de São José de Mipibu ocorreram em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz.

Fonte: Daltro Emerenciano

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU VAI REALIZAR VISTORIA EM MOTOS UTILIZADAS NO SERVIÇO DE MOTOTAXI

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)

Depois de contemplar os profissionais mototaxistas de São José de Mipibu com estações de embarque e desembarque, entrega de 150 coletes dentre outros equipamentos de proteção individual e realizar Curso de Pilotagem Preventiva e Defensiva para os profissionais regulamentados juntos a Secretaria Municipal de Trânsito – SEMUTRAN, o prefeito Zé Figueiredo autorizou a SEMUTRAN a realizar a vistoria de motos, procedimento que engloba a análise de diversos detalhes da motocicleta, desde a documentação até elementos mecânicos e estruturais, garantindo a segurança e a legalidade do veículo.

De acordo com Daltro Emerenciano, secretário de Transportes e Trânsito do município, a vistoria vai ser realizada no dia 03 de fevereiro, na sede da Prefeitura Municipal, podendo ser atendidos os profissionais cadastrados na SEMUTRAN.

A vistoria de motos é um procedimento obrigatório, previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que permite avaliar diversos aspectos como o sistema de iluminação, histórico de sinistros, roubos e furtos, estado das longarinas, pneus, painéis, sistema de freios, dentre outros itens que garantem a segurança pessoal e no trânsito. De acordo com informações colhidas no Detran, São José de Mipibu tem 6.216 motocicletas registradas no órgão”.

Fonte: Blog de Daltro Emerenciano

PROCON VAI FISCALIZAR O PREÇO PRATICADO NO ALUGUEL DE BARRACAS EM PONTA NEGRA

Foto: Lara Carvalho/TV Ponta Negra

O Procon Natal e a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal farão uma fiscalização conjunta nesta quarta-feira (22), a partir das 9h, na Praia de Ponta Negra, a fim de averiguar e conscientizar comerciantes acerca do aluguel de barracas no local.

A visita foi idealizada após uma provocação da vereadora Camila Araújo, presidente da comissão, que recebeu denúncias de uma possível prática abusiva na locação desses equipamentos para os frequentadores da praia.

Recebemos reclamações de cidadãos que tiveram de pagar valores entre R$ 40 e até R$ 100 para usar as cadeiras, mesmo com a consumação nas barracas”, disse Camila.

A visita começará por Ponta Negra e nos próximos dias será realizada também nas demais praias da orla urbana da capital.

Fonte: Ponta Negra News