FORÇAS ARMADAS ATUA EM QUATRO MUNICÍPIOS DO RN PARA GARANTIR VOTAÇÃO E APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

 

Para atender a demanda do Poder Judiciário, o Presidente da República, por meio do Decreto nº 12.167, de 6 de setembro de 2024, autorizou o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições.

O Comando Militar do Nordeste (CMNE), nesse panorama, evoluiu para o Comando Operacional Conjunto Nordeste (C Op Cj NE), enquadrando também tropas do 3º Distrito Naval (3ºDN) e do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), com o objetivo de garantir a normalidade e a regularidade do processo eleitoral. Para isso, emprega, no momento, aproximadamente 8.000 militares em 224 municípios, sendo 172 no Piauí, 26 no Ceará, 15 em Alagoas, 7 na Paraíba e 4 no Rio Grande do
Norte.

No RN as tropas estão atuando nos municípios de Jardim Piranhas (Exército), João Dias (Exército), São Gonçalo do Amarante (Marinha) e Serra Negra do Norte (Exército).

De maneira específica, as tropas do Comando Militar do Nordeste atuam com cerca de 6.500 militares em 223 munícipios, em aproximadamente 3700 locais de votação. A Marinha do Brasil atua em São Gonçalo do Amarante (RN) com 213 militares em 30 locais de votação. A Força Aérea Brasileira reforça os efetivos do EB empregados no Ceará e no Rio Grande do Norte com 2 pelotões.

Viaturas Blindadas de fabricação nacional do modelo Guarani serão utilizadas na Operação de Garantia de Votação e Apuração. Além disso, mais de 700 viaturas de diversos tipos serão empregadas no transporte dos militares aos locais de patrulhamento, com a previsão de deslocamento de mais de 200.000 km pelas estradas do Nordeste.

Serão também utilizados drones com câmeras de monitoramento dotadas detecnologia multiespectral, capazes de identificar pessoas e placas de veículos a longa distância, numa parceria do Exército Brasileiro com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O Comando Operacional Conjunto Nordeste reforça o caráter permanente e apartidário das Forças Armadas, destacando sua atuação em observância aos marcos legais vigentes e com objetivo de contribuir para o desenvolvimento nacional e a paz social. Nesse contexto, o emprego dos militares atende aos anseios da sociedade brasileira no sentido de garantir o exercício do direito ao voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *