JUSTIÇA DERRUBA 34 PERFIS LIGADOS A GOLPES ENVOLVENDO VÍTIMAS DE ACIDENTE AÉREO EM VINHEDO
O CyberGaeco, divisão do Ministério Público especializada em crimes virtuais, obteve autorização judicial para desativar 34 perfis em redes sociais que utilizavam nomes de familiares ou vítimas do acidente aéreo da Voepass em Vinhedo (SP), ocorrido em 9 de agosto, que resultou na morte de 62 pessoas.
A ação foi necessária após as plataformas X (antigo Twitter) e TikTok se recusarem a remover os conteúdos fraudulentos. Ao todo, 19 perfis do X e sete do TikTok foram desativados. Outras sete contas no Instagram e uma no Telegram foram removidas pelas próprias empresas após notificações do CyberGaeco. O não cumprimento da decisão judicial acarretaria em multa diária de R$ 100 mil.
Os perfis falsos se passavam por familiares das vítimas, solicitando dinheiro para despesas funerárias e situações financeiras adversas para aplicar golpes.
Desde o dia do acidente, o Ministério Público já conseguiu congelar 59 perfis envolvidos em golpes relacionados ao caso.
Agora, o Ministério Público e o Ministério da Justiça, por meio de suas unidades especializadas em crimes cibernéticos, estão empenhados em identificar os responsáveis por esses perfis para que sejam responsabilizados criminalmente.
Fonte: Ponta Negra News