LICITAÇÃO DO TRANSPORTE DE NATAL TERÁ AUMENTO NA FROTA E REDUÇÃO NO TEMPO DE CONCESSÃO

Foto: Reprodução

A licitação do sistema de transporte público de Natal, aguardada há décadas, será finalmente lançada ainda no segundo semestre deste ano. O edital, que segue em fase final de elaboração, terá concessão de 15 anos — cinco a menos do que o previsto inicialmente — e será dividido por lotes, com um deles destinado exclusivamente à zona Norte da cidade.

A mudança no modelo de concessão atende a recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que apontou equívocos na minuta do edital capaz de gerar até R$ 286 milhões em economia ao longo do contrato. A Prefeitura de Natal afirmou que acatará todas as orientações de caráter econômico-financeiro, e avalia reenviar um novo projeto de subsídio à Câmara Municipal, diferente do proposto anteriormente, que previa R$ 60 milhões por ano.

Durante audiência pública realizada na Câmara nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou a proposta de remodelagem do sistema: serão 85 linhas e uma frota ampliada em 16%, totalizando 455 ônibus. Especialistas e representantes do setor defenderam a importância do processo licitatório e a necessidade de subsídio público, desde que vinculado à modernização e eficiência do sistema.

Atualmente operando de forma emergencial, o transporte público de Natal enfrenta sucessivos adiamentos em tentativas de licitação. A última, em 2017, não atraiu interessados. A expectativa agora é que o novo modelo, mais atrativo e adequado às exigências do setor, represente um avanço definitivo para a mobilidade urbana da capital potiguar.

Com informações de Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *