MOTORISTA DESCOBRE QUE ESTÁ “MORTO” AO TENTAR RENOVAR CNH

Foto: Reprodução/G1

Bruno Oliveira Marques da Silva, de 34 anos, morador de Sorocaba (SP), passou por uma situação inusitada ao tentar renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Detran. Ao chegar ao local, foi informado de que seu documento estava bloqueado porque ele era considerado mo:rto desde 2016, segundo o sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran).

Surpreso, Bruno contou que não teve reação ao ouvir a notícia. “Como assim entrei em óbito?” questionou. Após a informação, foi orientado a ir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer a prova de vida e apresentar o documento ao Detran. No INSS, no entanto, foi surpreendido novamente: não havia qualquer registro de seu falecimento.

Ao retornar ao Detran com os documentos do INSS, Bruno teve mais um revés. O Detran rejeitou o papel que ele trouxe, exigindo uma carta formal assinada e digitalizada. Isso o levou a mais uma visita ao INSS, onde, após checagem, novamente não encontraram qualquer informação que indicasse seu óbito.

Diante da situação, Bruno procurou um cartório local, que também confirmou que ele não estava registrado como morto. Ele expressou sua frustração, afirmando: “Não sei como e quem foi que atestou isso”.

Devido ao bloqueio da CNH, que já havia vencido, Bruno decidiu registrar um boletim de ocorrência e procurar um advogado para resolver a situação. “Quem está sendo prejudicado sou eu. Precisamos que eles resolvam isso”, lamentou.

O INSS afirmou em nota que a informação de óbito é gerada pelos Cartórios de Registro Civil e é usada por diversos órgãos para fins de benefícios previdenciários e assistenciais.

Fonte: Via Certa Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *