MULHER PASSA MAL E MORRE APÓS PROCURAR ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM MACAÍBA

Uma mulher de 34 anos, identificada como Conceição dos Santos da Silva, morreu após passar mal durante um atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São José do Campestre, em Macaíba, na tarde da última segunda-feira (26). Segundo o companheiro da vítima, George Silva da Cruz, ela buscou o serviço para a extração de uma raiz dentária e, durante o procedimento, começou a sentir fortes dores de cabeça, vomitar e teve uma convulsão após a administração de medicamentos.
George relatou que Conceição recebeu dipirona e plazil na UBS. Após a aplicação do segundo medicamento, ela apresentou uma piora no quadro clínico. Sem ambulância disponível na unidade, o atendimento de urgência foi comprometido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas houve demora na chegada. A paciente foi então levada à UPA de Nova Esperança, em Parnamirim, em um veículo administrativo da Prefeitura de Macaíba, onde foi entubada, mas não resistiu.
A Prefeitura de Macaíba divulgou uma nota oficial sobre o caso, afirmando que Conceição era acompanhada regularmente pela equipe da UBS Campestre, inclusive no atendimento odontológico, e que não apresentava comorbidades. A administração municipal destacou que os primeiros socorros foram prestados imediatamente e que, diante da urgência, a paciente foi levada à UPA mais próxima, com acompanhamento médico.
Nota da Prefeitura de Macaíba:
“Na manhã de segunda-feira, 26 de maio, uma paciente de 34 anos, sem comorbidades e regularmente acompanhada pela equipe da UBS Campestre, inclusive para tratamento odontológico com diversos atendimentos em seu histórico e sem qualquer intercorrência anterior, passou mal durante atendimento para tratamento dentário. Imediatamente foi atendida pela médica local com a realização dos primeiros socorros.
Em razão de tratar-se de uma urgência, a equipe acionou o SAMU. Porém, diante da demora do serviço, a paciente foi levada para a UPA de Parnamirim, o pronto atendimento mais próximo do local, no veículo administrativo da Prefeitura, sempre acompanhada pela médica e técnica de enfermagem. Tanto a equipe da Saúde de Macaíba quanto a equipe da UPA de Parnamirim prestaram todo o atendimento de forma ágil e cabível para o caso, porém infelizmente a paciente veio a falecer.
Importante destacar que a equipe técnica da Saúde de Macaíba permaneceu na UPA acompanhando toda a situação. A causa da morte ainda não é conhecida e deverá ser esclarecida mediante laudo a ser emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO)”.
Com informações fe 98 FM