MULHERES PODERÃO INGRESSAR NA INFANTARIA DA FAB PELA PRIMEIRA VEZ; INSCRIÇÕES ABERTAS
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu, pela primeira vez, a oportunidade para mulheres ingressarem na especialidade de Infantaria. A novidade foi anunciada no Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026), com inscrições abertas entre 7 e 28 de abril. As candidatas poderão se inscrever no site da Aeronáutica até as 9h do último dia, no horário de Brasília.
O concurso oferece um total de 50 vagas, abrangendo candidatos de ambos os sexos, e inclui, pela primeira vez, a possibilidade de mulheres participarem do Curso de Infantaria (CFOINF), na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, em São Paulo. Este é um marco histórico para a FAB, que tem ampliado as possibilidades de participação feminina em diversas especialidades da corporação.
Ao longo dos anos, a presença das mulheres nas forças armadas tem sido cada vez mais expressiva. Em 1996, um grupo de mulheres ingressou pela primeira vez como Cadetes Intendentes na AFA. Mais recentemente, em 2021, após 25 anos de serviço, essas pioneiras foram promovidas ao posto de Coronel Intendente da FAB. Já na aviação, as primeiras mulheres começaram sua formação na AFA em 2003 e, atualmente, ocupam o posto de Major. Entre as integrantes da primeira turma, destaca-se a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, que, em janeiro deste ano, tornou-se a primeira mulher a comandar uma Unidade Aérea.
Fonte: Agência Gov