NO RN, CERCA DE 119 MIL POTIGUARES JÁ ENVIARAM A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA (IRPF)

Luis Lima Jr/Fotoarena/Folhapress

 

Mais de 119 mil potiguares já enviaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 até às 9h desta quarta-feira (9), segundo a Receita Federal. Ao todo, foram submetidas 119.414 declarações referentes aos ganhos dos cidadãos ao longo de 2024.

O prazo de entrega começou no dia 17 de março e se encerra em 30 de maio. A expectativa é de que 469.194 declarações sejam enviadas pelos contribuintes do Rio Grande do Norte até o fim do período.

Em todo o Brasil, 10.266.435 declarações já foram feitas. São esperadas mais de 46,2 milhões em 2025.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo fixado está sujeito a uma multa, que varia de um valor mínimo de R$ 165,74 até um montante máximo, que corresponde a 20% do imposto devido.

Entre as mudanças na declaração deste ano, duas se destacam:

A Receita Federal passou a dar prioridade para os contribuintes que escolherem a declaração pré-preenchida e também optarem por receber a restituição via PIX. Até o ano passado, a prioridade para os pagamentos acontecia apenas quem tinha escolhido uma ou outra opção; e

O aplicativo “Meu Imposto de Renda” não está mais disponível para download. Agora, os contribuintes que preferirem fazer a declaração por dispositivos móveis precisarão baixar o aplicativo da Receita Federal.

Além disso, a Receita costuma priorizar a data de entrega das declarações para o pagamento das restituições, bem como observa uma fila de prioridades para alguns grupos, que recebem a restituição antes de todo o resto (mesmo que tenham entregado a declaração nos últimos dias do prazo).

Assim, quem envia a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. Por outro lado, se houver erros ou omissões na entrega, o contribuinte perde a posição na fila — ou seja, vai para o fim do calendário de restituições.

Fonte: g1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *