PAPA PODE VIR AO BRASIL JÁ EM NOVEMBRO, NA COP 30
O bispo e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, afirmou à CNN que o novo papa, Leão XIV, será convidado para visitar o Brasil e participar da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém no fim do ano.
“O que vem agora com força é a própria COP 30. Como vai ser na Amazônia e nós temos um cardeal da Amazônia, que é o Dom Steiner, com certeza eles [os cardeais que estão no Vaticano] já farão esse convite ao papa”, disse Hoepers ao comentar uma possível visita ao Brasil do novo líder da igreja Católica.
Segundo o secretário-geral, caso Leão XIV não participe da conferência sobre o clima no Brasil, outras oportunidades de visita devem surgir. “Não vai faltar oportunidades, porque o Brasil tem muitas oportunidades”, acrescentou o bispo.
As discussões sobre mudanças climáticas e meio ambiente sempre despertaram o interesse do papa Francisco, que faleceu no último dia 21. Por isso, já se cogitava sua vinda ao Brasil para acompanhar de perto a pauta da COP 30. “Esse é um momento em que o papa Francisco já tinha apontado o seu interesse, porque esse era o grande tema dele”, afirmou Hoepers
Prevost, de 69 anos, foi anunciado após a fumaça branca sair pela chaminé da Capela Sistina, indicando que o novo líder da Igreja Católica foi escolhido pelos 133 cardeais que estavam isolados no conclave.
“Ele conhece o Brasil, uma benção pra nós”, celebrou o bispo brasileiro. “O carinho que ele tem é muito grande, estamos certamente no coração do papa.”
Estados Unidos e Peru
O novo papa é conhecido como “pastor de duas nações” por ter atuado nos Estados Unidos e no Peru.
Leão XIV tinha passagens compradas para vir ao Brasil no mês passado, ainda como cardeal, antes da morte de Francisco. O novo pontífice participaria de um retiro espiritual dos bispos do Brasil, que aconteceria em Aparecida (SP).
“Ele já estava inclusive com as meditações preparadas. Logo que nós o convidamos ele aceitou plenamente”, afirmou o bispo.
Fonte: CNN