PASSAGEIRO É FLAGRADO PELA 2ª VEZ COM CARGA ILEGAL DE MOUNJARO NO AEROPORTO DE RECIFE; CANETAS SÃO APREENDIDAS

A Receita Federal apreendeu no Aeroporto Internacional de Recife (PE), na noite desta terça-feira (15), 249 canetas de Mounjaro, medicamento de uso controlado indicado para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. A carga apreendida tem valor estimado em R$ 800 mil.

Segundo a Receita, a carga foi identificada em uma bagagem e tinha procedência do Reino Unido.

O medicamento foi apreendido porque possui regras específicas de importação que exigem prescrição médica e transporte em condições adequadas para garantir a segurança e eficácia do produto, como refrigeração entre 2 e 8 °C.
Outra apreensão
A apreensão desta terça-feira foi a segunda em Recife em menos de uma semana e pertencia ao mesmo passageiro da outra apreensão, realizada no sábado (13). Na primeira operação, o passageiro (que não teve nome e idade divulgados) foi flagrado com 389 canetas do medicamento, numa carga avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão.

O que acontece com o passageiro
O passageiro foi liberado, mas pode responder a processo criminal e perder a mercadoria, que ficou retida pela Receita Federal para fiscalização. Isso porque a importação das canetas Mounjaro pode ser feita para uso de pessoa física com receita médica, mas não é autorizado o comércio no Brasil.

O que é Mounjaro
O Mounjaro (nome genérico: tirzepatida), que é um medicamento injetável utilizado principalmente para o tratamento do diabetes tipo 2, tem ganhado destaque em estudos e na prática médica por seus efeitos na perda de peso, o que tem ampliado seu uso para controle da obesidade em alguns contextos.

Fonte: 98 FM Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *