PONTE DE IGAPÓ SERÁ TOTALMENTE LIBERADA NESTA SEXTA-FEIRA, CONFIRMA SUPERINTENDENTE DO DNIT

Uma das principais vias de acesso para a população de Natal à zona Norte, a Ponte de Igapó será totalmente liberada para o tráfego de veículos nesta sexta-feira (23) após 20 meses de obras estruturais no equipamento. As informações foram confirmadas pelo superintendente do Departamento Nacional Getúlio Batista, em entrevista ao vivo para a 98 FM Natal, durante o programa 12 em Ponto.
“Inicialmente, a previsão para a entrega da obra estava prevista para o fim do mês. Estamos fazendo o possível e o impossível para entregar a via até às 17h30 desta sexta-feira. Isso só não ocorreria se uma máquina quebrar ou chover”, afirmou.
Getúlio Batista explicou ainda que a situação do asfalto e a falta de sinalizações não inviabilizam a entrega dos trechos, que estavam interditados enquanto passavam por reformas estruturantes. “Existe a necessidade de sinalização, mas isso não impede a utilização da ponte. Temos uma empatia com o povo da zona Norte de Natal e queremos ajudar”, complementou.
Porém, ele salientou que existe a possibilidade de uma nova interdição durante o processo de implementação da sinalização. Se assim ocorrer, a duração do bloqueio será definida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal.
Histórico
A Ponte de Igapó, com 600 metros de extensão, nunca havia passado por reformas desde a construção de suas duas partes – a primeira em 1970 e a segunda em 1985. Atualmente, apenas um lado está liberado para o tráfego, o que tem causado transtornos a motoristas e ao transporte público.
As obras começaram oficialmente em setembro de 2023, mas o processo de reabilitação teve início em 1º de setembro de 2021, com a homologação da licitação para os projetos básico e executivo. Desde então, técnicos do DNIT desenvolveram os projetos de engenharia para viabilizar a execução da obra.
Além dos transtornos atuais, a população da zona Norte já enfrentou dificuldades no trânsito com intervenções anteriores nas obras da Avenida Felizardo Moura e no entorno do Viaduto da Urbana.
Fonte: 98 FM Natal