PREFEITURA DE NATAL LANÇA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM AUTISMO PARA GARANTIR DIREITOS E INCLUSÃO   

Foto: Magnus Nascimento

Mães atípicas, pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e representantes de instituições da causa participaram, na tarde desta quinta-feira (10), do lançamento oficial da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), no hall do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal. O documento terá validade de cinco anos e busca assegurar direitos e facilitar o acesso a serviços essenciais.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), com o objetivo de fortalecer a inclusão e dar visibilidade às pessoas autistas. A vice-prefeita Joanna Guerra destacou o compromisso da gestão com a causa:

“No decorrer deste Abril Azul, estamos desenvolvendo uma série de ações para promover a inclusão. A CIPTEA chega com um impacto positivo para os natalenses. Nesses 100 dias de gestão já implantamos algumas ações como o selo da empresa Amiga do Autista e o selo Autista a Bordo, que também é um avanço para que a condução da pessoa autista dentro do transporte seja feita com mais sensibilidade e consciência no trânsito.”

A nova carteira garante benefícios como atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, vagas especiais em estacionamentos, acesso a políticas públicas e à educação inclusiva.

Segundo a secretária da Semidh, Luciana Oliveira, o cadastro pode ser feito presencialmente na sede da secretaria ou de forma digital, por meio do aplicativo Natal Digital, disponível para Android e iOS. Ela também destacou a importância da medida:

A Prefeitura de Natal está hoje tirando do papel essa lei, tornando um sonho de várias mães atípicas realidade, trazendo a regulamentação para o espaço municipal. Além disso, estamos realizando uma capacitação com os servidores da Prefeitura para o acolhimento às pessoas com TEA, começando pela Secretaria de Educação.”

Ana Paula Macedo, mãe de Pedro Gabriel, de 12 anos, celebrou o lançamento:

“Como mãe, eu aconselho a todas as mães atípicas procurarem fazer a carteira, pois ela é um documento muito importante para os seus filhos.”

Para dúvidas e suporte, a Semidh disponibilizou um ponto de atendimento na sede da secretaria, localizada na Rua Jundiaí, 644, no bairro Tirol. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.

 

Fonte: O Potengi 

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