PROJETO COM MÃES ATÍPICAS DE PASSAGEM/RN É SELECIONADO PARA CONCORRER A PRÊMIO NACIONAL DO SUS


A gestão da Prefeitura de Passagem pode ganhar um prêmio nacional inédito. A prefeita Wedna Mendonça confirmou nesta quarta-feira (14) que o município foi selecionado para concorrer à 20ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, evento que vai acontecer entre os dias 15 e 18 de junho durante o 38º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Belo Horizonte/MG. O projeto selecionado foi o GAMAP – Grupo de Apoio à Mães Atípicas de Passagem: uma experiência promoção à saúde na atenção primária.

O Grupo de Apoio a Mães Atípicas de Passagem (GAMAP) é coordenado pela médica Drª. Lucélia Torres Rodriguez e nasceu como resposta concreta a um problema de saúde identificado na atenção primária do município de Passagem/RN. “Observamos um número elevado de mães atípicas em sofrimento psíquico, com queixas recorrentes de ansiedade, estresse e crises de pânico. A partir dessa realidade, surgiu a necessidade de criar um espaço de acolhimento e apoio específico para essas mulheres que na sua totalidade são responsáveis pelo cuidado de seus filhos de maneira integral, e não tem com quem deixá-los para buscar um atendimento de saúde. Estamos muito orgulhosos em ter nosso município selecionado para concorrer a esse prêmio nacional tão importante”, disse a prefeita Wedna Mendonça.

Fundado em janeiro de 2025, o GAMAP é um espaço de escuta, troca de experiências, fortalecimento emocional e atendimento de saúde. Enquanto as mães participam dos encontros, suas crianças são acompanhadas por profissionais da equipe multiprofissional em um ambiente lúdico e seguro, com atividades recreativas pensadas especialmente para elas. Atualmente, o grupo atende 24 mães atípicas, promovendo cuidado integral e humanizado. O GAMAP representa o compromisso da atenção primária com a saúde e com a inclusão.

“O GAMAP é uma estratégia que foi estruturada com base no cuidado integral com a saúde, mas priorizando a saúde mental para toda a família. O GAMAP consolida-se como uma prática inovadora e replicável, que reafirma o compromisso com a inclusão, o cuidado e a valorização das mães que exercem, de forma integral, o papel de cuidadoras”, finaliza a prefeita Wedna Mendonça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *