SEINFRA ANUNCIA PRÓXIMOS PASSOS PARA MELHORIAS EM PONTA NEGRA APÓS CONCLUSÃO DA OBRA DE ENGORDA
Foto: Emanuel Amaral
Após a conclusão do aterro hidráulico na praia de Ponta Negra no último sábado (25), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) planeja as próximas etapas de reestruturação da orla, visando consolidar a transformação da área em um ponto turístico mais atraente e acessível . De acordo com a titular da pasta, Shirley Cavalcanti, o trabalho segue agora com foco na urbanização do calçadão e em ações de infraestrutura que beneficiam visitantes, comerciantes e moradores.
“A engorda, como o aterro é popularmente chamado, representa um ganho enorme para nossa cidade, é um resgate do turismo em Ponta Negra, garantia de preservação do Morro do Careca e de melhoria das condições de trabalho das pessoas que precisam e comercializam na praia, consequentemente gerando mais emprego e renda. O nosso próximo passo é a urbanização do calçadão, que virá depois do período de acomodação da areia, previsto para no mínimo quatro meses”, informa a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti.
Além da urbanização planejada, a Seinfra avança na finalização do sistema de drenagem da área. A estrutura servirá para escoar as águas pluviais e evitar alagamentos, com destaque para a conclusão dos últimos cinco dissipadores, cuja entrega está prevista para março deste ano. Outro aspecto prioritário será a identificação e eliminação de ligações clandestinas de esgoto conectadas à rede de drenagem, reforçando os esforços para preservar o meio ambiente e garantir um ambiente saudável na orla.
Mudanças visíveis e explicações técnicas
Um dos pontos que chamam a atenção dos frequentadores é a cor da areia utilizada no aterro hidráulico. Proveniente de uma jazida marítima, a areia apresenta tons mais escuros devido à ausência de exposição solar e à presença de projetos marinhos. No entanto, a Seinfra explica que a frequência é temporária. Com o passar do tempo e a exposição solar constante, a areia se tornará mais clara.
Fonte: Ponta Negra News