SEM OSTENTAÇÕES, VELÓRIO DO PAPA FRANCISCO FOI SIMPLIFICADO PELO PONTÍFICE; RITOS INICIARÃO ÀS 15H

O corpo do papa Francisco será velado nos próximos dias na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em cerimônias que seguem o protocolo da Igreja Católica, mas com adaptações significativas determinadas pelo próprio pontífice ainda em vida. Conhecido por sua simplicidade e humildade, Francisco optou por um funeral sem ostentações, em contraste com práticas adotadas por papas anteriores.

O primeiro rito fúnebre será realizado às 20h (horário local, 15h de Brasília) desta segunda-feira (21), na Capela da Domus Sanctae Marthae, residência onde o pontífice vivia. A cerimônia será conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo do Vaticano, que também é o responsável por certificar oficialmente a morte do papa e liderar os atos iniciais do luto. Esse momento será privado, com a presença de familiares de Francisco e autoridades do Vaticano, sem a abertura ao público.

O Vaticano informou que o velório público começará oficialmente na quarta-feira (23), quando o corpo de Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para que os fiéis possam prestar suas homenagens durante os três dias seguintes. O sepultamento deverá ocorrer entre o 4º e o 6º dia após a morte, conforme os protocolos do Vaticano.

Francisco também solicitou mudanças no formato do enterro. Tradicionalmente, papas eram sepultados em três urnas — de cipreste, chumbo e madeira nobre — simbolizando dignidade, proteção e solenidade. O pontífice argentino, no entanto, determinou que fosse usado um único caixão de madeira simples, de acordo com os princípios de sobriedade que marcaram seu pontificado.

Outro rito mantido será o “novendiale”, período de nove dias consecutivos de orações e missas dedicadas ao papa falecido. As celebrações ocorrem no Vaticano e em diversas dioceses ao redor do mundo, simbolizando a passagem e continuidade da missão da Igreja.

Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, local com forte significado pessoal e espiritual para ele, em mais uma demonstração de sua preferência por gestos discretos e acessíveis.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *