SEMINÁRIO DO PL REÚNE LIDERANÇAS POLÍTICAS NO MATO GRANDE COM CRÍTICAS AO GOVERNO E DEFESA DA PAUTA CONSERVADORA
O município de João Câmara, na região do Mato Grande, sediou no sábado (24) mais uma edição do Seminário Rota 22, promovido pelo Partido Liberal (PL). O evento reuniu prefeitos, parlamentares e lideranças locais com o objetivo de fortalecer a base política conservadora no Rio Grande do Norte e preparar a militância para as eleições de 2026. A tônica dos discursos foi marcada por críticas à gestão federal, defesa dos valores conservadores e exaltação aos investimentos realizados durante o governo Bolsonaro.
Durante participação no seminário do projeto Rota 22 o senador Rogério Marinho (PL-RN) fez duras críticas à gestão do governo federal e também apontou problemas na administração estadual. Em seu discurso, Marinho destacou o que considera serem ações populistas do governo Lula, que segundo ele mascaram a desorganização da máquina pública e favorecem esquemas de corrupção.
“Eles dizem: nós estamos assaltando o Brasil, nós estamos dilapidando o patrimônio da população brasileira, nós estamos implementando ações populistas para resgatar a credibilidade do demiurgo que está sitiado no Palácio do Planalto”, afirmou o senador, numa fala marcada por tom crítico e retórico forte.
O prefeito de Pureza, Ricardo Brito, destacou a importância do encontro e anunciou oficialmente seu retorno ao PL. Segundo ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o responsável por garantir investimentos significativos no Nordeste, em especial em cidades pequenas que hoje sofrem com o estrangulamento orçamentário.
“Sou o único prefeito da região Mato Grande do PL, acabei de assinar a ficha de filiação. Já fui do partido e estou voltando para casa. O presidente Bolsonaro investiu muito nas cidades menores, ao contrário de hoje, quando o governo federal trava o orçamento e sufoca as prefeituras”, disse. Ele citou ainda os mais de R$ 300 milhões investidos apenas na Barragem de Oiticica como exemplo do legado deixado pelo governo anterior.
Já o prefeito de Galinhos, Hudson Matias, elogiou a união das lideranças do PL e reafirmou seu comprometimento com o projeto. “Para a nossa região, principalmente para o nosso município, o Rota 22 é importante porque permite troca de conhecimentos. Estamos acompanhando o senador Rogério Marinho, o general Girão, o sargento Gonçalves, todos liderados pelo presidente Bolsonaro. Estou comprometido e confiante de que este projeto dará certo”, declarou.
O vereador Flávio Samir, de João Câmara, destacou o caráter participativo do projeto, voltado ao diálogo com a população. “É uma iniciativa interessante de se aproximar das pessoas, entender suas necessidades e pensar em um Rio Grande do Norte mais forte, transmitindo valores com os quais nos identificamos”, afirmou.
Os discursos também abordaram temas ligados à segurança pública, com críticas severas ao atual tratamento dado ao sistema prisional e ao avanço do crime organizado. O deputado federal General Girão criticou o que chamou de “regalias” concedidas a criminosos no Brasil. “Hoje o bandido é tratado como autoridade. Reclama do colchão, da comida, das visitas íntimas. Isso é a realidade de um governo que insiste em proteger o infrator”, afirmou.
Na mesma linha, o deputado estadual Sargento Gonçalves apontou o crescimento das facções criminosas e destacou ações de combate realizadas em sua gestão. “Dizem que não há pena de morte no Brasil. Há sim, praticada pelo Estado Paralelo, pelas facções. São mais de 45 mil mortes violentas. Investimos quase R$ 20 milhões em segurança, adquirimos mais de 3 mil pistolas 9mm e 200 fuzis para as polícias Civil e Militar”, declarou. Os deputados estaduais Tomba Farias e Coronel Azevedo, também participaram do Seminário do Mato Grande em João Câmara.
Em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida da população.
Fique conectado com o Rota 22 — acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.