COMPLEXO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SERÁ UM MARCO DO TURISMO RELIGIOSO DE NATAL


Foto: Adriano Abreu

O prefeito Paulinho Freire se reuniu, nesta terça-feira (25), com o escultor pernambucano Ranilson Vieira Barbosa para discutir os últimos detalhes da construção do Complexo de Veneração à Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal.

A imagem de Fátima terá 35 metros de altura sobre uma base de 8 metros, totalizando 43 metros de monumento. A obra do complexo está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e contou com um investimento superior a R$ 5 milhões.

A previsão é que a construção seja concluída nos próximos meses. Além da imagem, o complexo contará com áreas de oração, iluminação especial e espaços para celebrações religiosas.

Durante a reunião, Paulinho ressaltou que o espaço reunirá fé e espiritualidade e impulsionará o turismo religioso na capital potiguar. “Nosso objetivo é criar um ambiente de devoção que também favoreça o turismo religioso. Impulsionaremos ainda mais o desenvolvimento da Zona Norte, gerando emprego, construções de pousadas, restaurantes e fontes de renda alternativas”, afirmou o prefeito.
Ranilson Vieira destacou a relevância do projeto, que é inovador para a cidade. “Essa obra será um marco para Natal e para os fiéis de Nossa Senhora de Fátima. Temos um diferencial em relação as outras imagens de Nossa Senhora: um terço, de cerca de 16 metros de altura, que vai estar nas mãos da santa”, disse o escultor.

A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a participação da vice-prefeita Joanna Guerra, da secretária da Seinfra, Shirley Cavalcanti e do secretário Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (Sepae), Arthur Dutra.

Fonte:Tribuna do Norte

PRAIA DO LITORAL POTIGUAR ESTÁ ENTRE OS 5 MELHORES DESTINOS DO BRASIL EM 2025  

Foto: Reprodução/Instagram

A Barra de Tabatinga, localizada no município de Nísia Floresta, litoral sul do Rio Grande do Norte, foi eleita o melhor destino nacional para 2025, segundo ranking da plataforma de hospedagens Booking.com. A lista reúne cinco localidades brasileiras e foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Ministério do Turismo, destacando destinos que oferecem experiências com praias paradisíacas, trilhas ecológicas e paisagens naturais de tirar o fôlego.

A cerca de 40 quilômetros de Natal, Tabatinga é conhecida pelas águas cristalinas, falésias coloridas e clima propício para atividades como o voo de parapente. Um dos principais atrativos é o Mirante dos Golfinhos, localizado no alto de uma falésia, de onde é possível admirar não apenas o mar, mas também a vida marinha que habita a região. O local se consolidou como um dos principais pontos turísticos do litoral potiguar.

Além da praia potiguar, integram o ranking da Booking.com: Córrego do Bom Jesus, em Minas Gerais; Camaçari, na Bahia; Costa dos Corais, em Alagoas; e Praia dos Carneiros, em Pernambuco.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Brasil possui diversidade suficiente para agradar aos mais variados perfis de turistas. “Listas como esta são uma pequena amostra de todo o nosso potencial e contribuem para que cada vez mais brasileiros e estrangeiros viajem em nosso território”, afirma.

Como forma de incentivar o turismo doméstico, o Ministério do Turismo tem investido em programas como o “Conheça o Brasil: Voando”, lançado em 2023. A iniciativa busca ampliar e diversificar a malha aérea nacional, facilitando o acesso a diferentes regiões do país e promovendo o deslocamento interno de turistas.

Na última alta temporada, as principais companhias aéreas do país ampliaram em 10,7% a oferta de voos em relação ao ano anterior. Para 2025, o programa projeta utilizar os 29,8 milhões de assentos disponíveis para ampliar o alcance de destinos nacionais e fomentar ainda mais o setor turístico brasileiro.

Fonte: Tribuna do Norte

COMERCIANTES DE PONTA NEGRA COMEÇAM A IMPLANTAR CARDÁPIO BILÍNGUE E DIGITAL; PREFEITURA DIZ QUE OBJETIVO É EVITAR FRAUDES  

Foto: Camilla Melo/Semurb

Comerciantes que trabalham na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, começaram a implantar cardápios bilingues nos quiosques e outros serviços da orla. A exigência foi estabelecida por uma resolução publicada pela prefeitura em 2024. Os trabalhadores têm até junho deste ano para se adequar.

Segundo a prefeitura, a adesão se iniciou após o carnaval, em Ponta Negra. Até a última semana a fiscalização ambiental registrou nove estabelecimentos com o cardápio em pleno funcionamento. Ainda segundo o município, o objetivo é evitar fraudes.

Todos os comerciantes da orla de Natal devem aderir ao novo formato de cardápio até junho de 2025. O menu é oferecido a partir da contratação individual de uma plataforma, feita por cada quiosqueiro e locador. Segundo o município, cada comerciante pode escolher o fornecedor de sua preferência.

O documento deve ser personalizado para cada comerciante e disponível em cinco línguas: português, inglês, espanhol, italiano e francês.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo explica que quer proporcionar mais segurança aos consumidores, por meio do novo cardápio. A ideia é assegurar que as informações sobre pratos, porções e valores estejam apresentadas claramente, prevenindo fraudes e abusos ao cliente.

“A gente diz que é bilíngue, mas são cinco idiomas que nós exigimos, para que possa servir. Tem que ser digital porque diminui a possibilidade de fraudes. Havia muita reclamação de que pessoas sentavam às mesas, recebiam o cardápio impresso com um valor e, quando ia no final do dia pagar a conta, havia o mesmo cardápio impresso, só que com valores alterados, totalmente diferentes. Então o cardápio digital vai evitar essa possibilidade desse tipo de fraude e padronizar produtos e qualidade de atendimento“, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita.

De acordo com ele, a obrigação foi uma exigência do Procon, após fiscalizações realizadas na orla, e a ausência do cardápio, a partir de junho, estará descumprindo em um termo de ajustamento de conduta assinado com a Semurb.

Responsável por um dos quiosques na praia, André Salustino afirmou que já havia implantado em há cerca de três meses o cardápio com QR Corde, com opção dos pratos, em português e em inglês. Segundo ele, o serviço tem agradado a clientes frequentes e turistas.

Nós fomos um dos primeiros a implementar. É exigido que contenha o cardápio com QR Code e que seja bilingue. Os clientes estão todos satisfeitos“, afirmou.

Por outro lado, o empresário afirmou que praticamente ninguém, entre os trabalhadores, sabe falar inglês, e o atendimento acaba acontecendo no “enrolation” – com mistura de palavras do português com a lingua estrangeira.

O supervisor geral da fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, afirma que o QRCode de acesso ao cardápio deve estar afixado em todas as mesas disponibilizadas para atendimento ao público, por meio de adesivo plástico, que contenha as informações que foram padronizadas pela Semurb.

O cardápio deve conter a identificação do estabelecimento, o valor de cobrança sobre o uso de equipamentos de praia quando não houver dispensa, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento e o formulário virtual para registro de denúncias, reclamações, que vem diretamente para a Semurb”, afirmou.

Após esse período, começaremos a fiscalização nas praias para verificar a adesão e o uso correto dos cardápios. Caso não esteja sendo utilizado, será feita a aplicação de autos de infração”, afirmou.

Fonte: g1RN

PARQUE PEDRA DA BOCA GANHARÁ EDIFÍCIO, AUDITÓRIO, ÁREA DE EXPOSIÇÃO E ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)

O Parque Estadual Pedra de Boca, no município de Araruna/PB, que faz fronteira com Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, deverá ganhar melhorias com a construção de equipamentos para auxiliar moradores e turistas da região.

Conforme apurou o o Portal ClickPB, foi assinado no segundo semestre de 2024 uma ordem de serviço pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) no valor de R$ 14,3 milhões para a construção de um prédio de entrada e um de prédio principal.

O edifício principal deverá ter recepção, auditório, área administrativa, alojamento para pesquisadores, área de exposição, sala de informática e banheiros acessíveis.

De acordo com a Sudema, o espaço ainda terá uma área de estacionamento e convivência, com cafeteria, área de camping, com capacidade para 30 barracas e apoio de copa e bateria de banheiros.

No projeto ainda está prevista uma praça arborizada e redário.

A construção de tais equipamentos é considerada a primeira etapa da obra e deverá ser entregue em até um ano.

A empresa que irá realizar a obra é a chinesa CTG, como observou o ClickPB.

Além da construção da sede e urbanização de seu entorno, será elaborado e implantado um plano de sinalização para o local, além do cercamento da área. Esta será a segunda etapa da obra.

SOBRE O PARQUE PEDRA DA BOCA

O Parque Estadual Pedra da Boca é uma unidade de conservação localizada no município de Araruna, formada por um conjunto rochoso que inclui a Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Pedra do Coelho, Pedra do Letreiro, entre outras.

Com uma área de 157 hectares, ele foi criado por meio do Decreto Governamental Nº 20.889 de 07 de fevereiro de 2000.

O local é um dos principais destinos do estado, sendo também conhecido por suas pinturas rupestres. A região do Parque também apresenta, segundo a Sudema, um valioso acervo de inscrições rupestres.

Fonte: TV Geovane Macedo

REABERTO, MERCADO DA REDINHA RETOMA FESTIVAL GASTRONÔMICO BOTECO DO NATAL  

Foto: Anderson Régis

O Mercado da Redinha reabriu nesta sexta-feira (7), retomando o Festival Gastronômico Boteco do Natal, com atrações culturais e musicais das quintas-feiras aos domingos. O retorno do funcionamento do Mercado foi anunciado na última quinta-feira (6), e será prolongada até o domingo 9 de março. O gerente administrativo do Festival, Manoel Cebolinha, comemora o retorno das atividades do Mercado, reconhecendo a importância do espaço para a economia local.

Estamos muito felizes em assumir essa responsabilidade novamente, porque o Festival traz um giro econômico e comercial muito bom para a região, trazendo mais turismo, trazendo a população de volta para o Mercado da Redinha. Sem dizer que estamos ajudando novamente os permissionários a voltarem a trabalhar”, diz Manoel.

O gerente reitera a importância do funcionamento do Mercado para as famílias que são permissionárias, destacando o grande proveito que terão nas semanas de verão e Carnaval que estão por chegar. Manoel destaca que, para as atrações do Festival, serão escolhidos preferencialmente atrações que tragam para o espaço o clima carnavalesco que já cerca a cidade.

Fonte: Tribuna do Norte

PREFEITURA CONFIRMA REABERTURA DO MERCADO DA REDINHA PARA ESTA SEXTA-FEIRA (7)  

Foto: Prefeitura do Natal / Reprodução

Atendendo a um apelo dos comerciantes, a Prefeitura do Natal comunicou nesta quinta-feira (6) que o Mercado da Redinha voltará a funcionar. O espaço será reaberto ao público já nesta sexta-feira (7), a partir das 12h, e ficará funcionando até o dia 9 de março (domingo após o Carnaval).

Uma reunião para acertar os detalhes aconteceu nesta quinta-feira entre representantes da Prefeitura do Natal e comerciantes. Ficou combinado que o Mercado da Redinha voltará a funcionar nos mesmos moldes de como funcionou temporariamente no início do ano.

O encontro aconteceu no Palácio Felipe Camarão e foi liderado pelos secretários Sérgio Freire (Governo/Casa Civil), Arthur Dutra (Concessões e Parcerias) e Felipe Alves (Serviços Urbanos).

Recém-reformado pela Prefeitura do Natal, o Mercado da Redinha foi inaugurado em 26 de dezembro de 2024 e ficou aberto até 26 de janeiro de 2025 para a realização do Festival Boteco de Natal. Com o fim do festival, o mercado fechou e a abertura definitiva ficou prevista apenas para quando houvesse o contrato com uma concessionária. A licitação para escolha do operador deve ocorrer entre fevereiro e março.

Comerciantes vinham cobrando a Prefeitura para que, enquanto a licitação não ocorra, o mercado funcionasse de maneira temporária, para que eles aproveitem o alto fluxo de visitantes durante a alta temporada, pelo menos até o fim do Carnaval.

Fonte: Portal 98FM

PREFEITURA BUSCA REABRIR MERCADO DA REDINHA TEMPORARIAMENTE ATÉ O CARNAVAL

Foto: José Aldenir / AGORA RN

A prefeitura de Natal anunciou nesta segunda-feira 3, que está buscando um “formato jurídico” para reabrir o Mercado da Redinha de forma temporária, do dia 5 de fevereiro a 5 de março, período que inclui o Carnaval. A decisão representa um recuo da gestão municipal, que havia afirmado na semana passada que o espaço permaneceria fechado até a definição de um operador privado ou entidade para administrá-lo.

O tema foi discutido em reunião no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, com a presença dos secretários Sérgio Freire (Casa Civil), Arthur Dutra (Concessões e Parcerias) e Felipe Alves (Serviços Urbanos). Ao final do encontro, o secretário Arthur Dutra prometeu uma resposta definitiva para esta terça-feira (4).

A gestão sempre comunicou as suas dificuldades, os impedimentos que existiam em cada momento. Mas, agora, a gente saiu com o encaminhamento de que haverá um esforço da gestão para encontrar um formato jurídico em que o mercado possa continuar aberto até o Carnaval”, afirmou Dutra. Ele destacou que a Prefeitura tem agido com cautela para garantir um “resguardo jurídico”.

Questionado sobre as razões jurídicas que preocupam a gestão, Dutra explicou que é necessário “dar uma formatação, um enquadramento jurídico, para garantir que o bem (Mercado da Redinha) será utilizado de maneira correta do ponto de vista jurídico e contemplando todos que querem usá-lo de maneira temporária”.

O Mercado da Redinha, recém-reformado pela Prefeitura, foi inaugurado em 26 de dezembro de 2024 e funcionou até 26 de janeiro de 2025 durante o Festival Boteco de Natal. Desde então, o espaço está fechado, e a abertura definitiva depende da contratação de uma concessionária, cujo edital de licitação deve ser divulgado ainda em fevereiro.

Comerciantes locais pressionam a Prefeitura para que o mercado funcione temporariamente, aproveitando o alto fluxo de turistas durante a alta temporada, que se estende até o Carnaval. A quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do período, será no dia 5 de março.

Fonte: Agora RN

SÃO JOSÉ DE MIPIBU NO MAPA DO TURISMO DO RIO GRANDE DO NORTE

Na manhã desta segunda-feira (27), o município São José de Mipibu foi representado pelo Prefeito Zé Figueiredo, pela Secretária de Turismo, Thaiane Varela e pela Secretária Adjunta de Turismo, Keliane Verusca, na primeira reunião de articulação e inclusão do município no Mapa Turístico do Rio Grande do Norte. Os representantes do município foram recebidos por Júnior Câmara e Mércia Mota, membros da Instância de Governança Regional (IGR) Costa das Dunas, na AMLAP (Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar), ocasião em que foram destacadas as diversas potencialidades do município como atração turística e cultural.

De acordo com o Prefeito Zé Figueiredo, o município além de colecionar belezas naturais cultiva um patrimônio histórico cuja visitação em muito enriquece as belezas culturais do Rio Grande do Norte. “São José de Mipibu tem um grande potencial turístico e cultural que precisa ser valorizado. Estamos à disposição para trabalhar em conjunto com o Governo do RN e com o IGR Costa das Dunas, além dos demais parceiros seja na iniciativa privada ou pública, para desenvolver o turismo de maneira sustentável, gerando emprego e renda para a nossa população,” afirmou.

A secretária municipal de Turismo, Thaiane Varela, também ressaltou a importância da iniciativa. “Entrar no Mapa do Turismo é essencial para colocar São José de Mipibu em evidência. Nosso município tem riquezas naturais, históricas e culturais que merecem ser exploradas com responsabilidade. Estamos empenhados em criar políticas públicas que promovam o turismo de forma estruturada e integrada,” concluiu.

A IGR Costa das Dunas é composta por 20 municípios. São José de Mipibu passa a ter maior representatividade, com plenas condições de participação com o objetivo de garantir que o município seja reconhecido como destino turístico no estado, fomentando o desenvolvimento local e a preservação de suas tradições e recursos.

FORTE DOS REIS MAGOS TERÁ INGRESSOS DE R$ 10 A PARTIR DE FEVEREIRO, ENTRADA SERÁ GRATUITA PARA NATALENSES

Foto: Canindé Soares

Uma das principais atrações turísticas e históricas de Natal, o Forte dos Reis Magos teve o valor de ingresso reajustado por uma portaria publicada neste sábado (25) no Diário Oficial do Estado. A entrada no prédio histórico custará R$ 10 a partir de 1º de fevereiro.

A publicação da Fundação José Augusto, responsável pelo Forte, no entanto, garante que haverá gratuidade para moradores de Natal. Para ter acesso ao benefício, será necessário apresentar um comprovante de residência.

Segundo a publicação, a cobrança de ingressos visa a “sustentabilidade financeira, a valorização do patrimônio e a manutenção e a melhoria contínua dos espaços e acervos”.

Ainda de acordo com a portaria, as visitações públicas à Fortaleza dos Reis Magos funcionarão de terça à domingo, das 8h às 16h – horários que já vinham sendo utilizados no local.

A fortaleza será fechada à visitação pública nos feriados de ano novo (1º de janeiro), Natal (25 de dezembro) e primeiro e segundo turnos de eleições.

Descontos no ingresso

Segundo a portaria, será oferecido desconto de 30% sobre o valor do ingresso na compra de pacote realizada exclusivamente nas quartas-feiras, em quantidade equivalente ou superior a mil entradas, adquiridas por Entidades Sindicais de Classe representativas do segmento turístico.

Além dos moradores de Natal, os guias de turismo cadastrados e acompanhando visitantes também terão o benefício. Crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou os responsáveis devidamente documentados.

Ainda há previsão de meia-entrada para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior; professores, jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; idosos a partir dos 60; crianças com idade superior a 12 anos; pessoas com deficiência; doadores de sangue e medula óssea. Todos precisam apresentar comprovações.

História

A edificação militar histórica foi o marco inicial de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, ao lado direito da barra do Rio Potengi – atualmente próxima à Ponte Newton Navarro.

Recebeu este nome em função da data de início da sua construção, em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico. Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para o Iphan.

Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do governo com uma cessão inicial de 20 anos.

Fonte: g1RN

ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE CANGUARETAMA SERÃO DESTAQUE NA MÍDIA DA BAND NORDESTE

A Band Nordeste irá divulgar para região os atrativos turísticos de Canguaretama, com destaque para a praia de Barra do Cunhaú, conhecido como o “Caribe do Nordeste”. A Prefeitura Municipal de Canguaretama fechou uma parceria com a emissora e garantiu nesta terça-feira (14) a gravação dos atrativos turísticos do destino.

O prefeito de Canguaretama, Leandro Varela, acompanhou as gravações e reforçou a importância do turismo para cidade, não só o turismo de sol e mar, como também o turismo religioso, como os mártires.

Nossa gestão vai investir no turismo, valorizar esse setor tão importante para nossa economia e divulgar nossa cidade para trazer visitantes e movimentar o setor e gerar novos empregos. A Band Nordeste irá promover nossas belezas e isso será muito bom, principalmente por ser no turismo regional, no Nordeste”, afirma Leandro.

A Band Nordeste irá confirmar nos próximos dias a data da veiculação da matéria, promovendo passeios de barco, os atrativos de Barra do Cunhaú.