RN INICIA CAMPANHA PARA AMPLIAR VACINAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Foto: Sesap
A Secretária de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte iniciou nesta terça-feira (1º) a campanha de atualização da carteira de vacinação dos estudantes. A inciativa integra uma mobilização nacional e segue as diretrizes do Programa Saúde na Escolas. Nesta edição, a campanha no estado tem como título “Minha Escola Nota 10 na vacinação: Nada de perder ponto na saúde!”. O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 19 anos, matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio.
Realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), a campanha segue até o dia 31 de maio. O Dia D da campanha nas unidades de saúde, será realizado em 26 de abril, e entre os dias 5 e 9 de maio acontecerá a semana de vacinação nas escolas.
O objetivo é intensificar a imunização prevista no Calendário Nacional de Vacinação, com foco especial na vacina do HPV, tanto para meninas quanto para meninos. Além disso, a ação busca divulgar a importância da vacinação entre as crianças, adolescentes, pais e responsáveis, bem como profissionais de saúde e de educação, em sintonia com a política de retomada da vacinação no país, conduzida pelo Ministério da Saúde.
“A campanha de vacinação nas escolas é um ato fundamental, pois doenças que antes eram fatais foram controladas por meio das vacinas, mas o risco ainda existe. Se baixarmos a guarda, essas doenças podem voltar e colocar vidas em perigo. Levar a vacinação para o ambiente escolar facilita o acesso, evita filas nos postos de saúde e garante que mais crianças e adolescentes recebam a proteção necessária.
Além disso, é um compromisso de todos – família, escola e governo – com o futuro, garantindo que nossas crianças cresçam saudáveis e protegidas”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.Além de todas as vacinas do calendário básico, serão ofertados os seguintes imunizantes:
Febre Amarela;
Tríplice Viral e Tríplice Bacteriana (DTP), para as crianças a partir de 8 meses e menores de 5 anos (ensino infantil);
Febre Amarela, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana (DTP), Meningocócica ACWY e HPV, para crianças a partir de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos (ensinos infantil, fundamental e médio).
Fonte: Tribuna do Norte