MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA VERSÃO DIGITAL DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. A plataforma visa facilitar o acompanhamento da saúde e do desenvolvimento infantil, oferecendo registros de saúde e cuidados familiares. Embora a versão física da caderneta, que continua sendo entregue nas unidades básicas de saúde, ainda esteja disponível, a versão digital promete maior praticidade para os responsáveis.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou as vantagens da inovação, principalmente em situações em que os pais ou responsáveis se esquecem de levar a versão física do documento. “Agora, a caderneta estará disponível no aplicativo. Além disso, ela contará com mensagens ativas, enviando alertas para o responsável sobre vacinas e doses de reforço”, explicou.

Para acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, é necessário que tanto a criança quanto o responsável possuam contas no portal Gov.br, plataforma de serviços do governo federal.

Modernização no acompanhamento infantil

A nova caderneta digital reúne dados importantes sobre o crescimento da criança, vacinação, saúde bucal, nutrição e outros cuidados. A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, enfatizou a importância dessa modernização.

A caderneta sempre foi uma aliada das famílias brasileiras. Agora, com a transformação digital do SUS, ela se torna mais moderna, interativa e acessível, apoiando todos os envolvidos no cuidado com nossas crianças.”

A caderneta digital integra o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde. Com isso, médicos e profissionais de saúde poderão acessar de maneira segura e padronizada as informações de cada criança, garantindo um atendimento mais contínuo e eficiente.

De acordo com Ana Estela Haddad, a plataforma digital vem reforçar o cuidado coletivo. “Como diz o pensamento africano, é preciso toda uma aldeia para cuidar de uma criança. E essa aldeia pode ser também digital. A tecnologia ganha muito quando ela é construída em rede, com participação e com compromisso coletivo”, afirmou.

Além de facilitar o acompanhamento das vacinas, a caderneta digital permitirá o registro de cuidados desde os primeiros dias de vida, incluindo orientações sobre bebês prematuros e sobre a proteção contra o uso excessivo de telas.

*Com informações de Agência Brasil

Fonte: O Poti News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *