BANDA GRAFITH É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO RN

Foto: Reprodução/@grafithoficial

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira (29), durante a sessão plenária, o Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Eudiane Macedo (PV), que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado a Banda Grafith. A banda, considerada o grupo musical mais famoso do território potiguar, possui 36 anos de história.

A Grafith é uma banda popular formada em 1988. O repertório sem limite de gêneros musicais ou preconceitos fez com que a banda conquistasse um público fiel, os “grafiteiros”. Alguns sucessos históricos da banda são O Bode, Jungle People, O Brasil canta, Camaleão e Fuleragem.

Por sua versatilidade, a banda superou preconceitos e conquistou um público variado em idade e classes sociais, se apresentando em diversos tipos de festas, de micaretas a casamentos.

Os primeiros shows foram no clube Assen, em Natal. A Grafith foi pioneira em fazer show de aniversário em diversas cidades do interior. Em 1990, gravou o primeiro LP, com os primeiros trabalhos autorais e o primeiro sucesso da banda: “Camaleão”. O LP conseguiu emplacar outros sucessos como “Eu sou ilê”, Jacaré e Garotada Lamba, em diversas rádios do Nordeste.

Fonte: Tribuna do Norte

BRASIL RECONHECE CHARGE, CARICATURA, CARTUM E GRAFITE COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Foto: Reprodução/Toda Matéria

O Brasil agora reconhece oficialmente quatro expressões artísticas fundamentais para a sua cultura: a charge, a caricatura, o cartum e o grafite. A Lei 14.996, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 15 de outubro de 2024, estabelece a promoção e preservação dessas manifestações pelo poder público, garantindo a liberdade de expressão para artistas e cidadãos.

O projeto de lei, iniciado na Câmara dos Deputados e aprovado na Comissão de Educação, é uma forma de reconhecer essas manifestações como parte essencial da identidade cultural brasileira. A senadora Teresa Leitão (PT-PE), ao apresentar o relatório, ressaltou que, em um mundo cada vez mais globalizado, o Brasil precisa valorizar suas expressões artísticas, que não apenas ilustram a diversidade do país, mas também incentivam uma sociedade mais crítica e criativa.

Com a sanção da Lei 14.996, essas formas de arte ganham um novo status, não só como instrumentos de crítica e reflexão, mas também como elementos essenciais da cultura nacional, que merecem proteção e apoio para florescer em um cenário onde a liberdade criativa é cada vez mais vital.

Fonte: Via Certa Natal

TOURO MECÂNICO, TATUAGEM DE GRAÇA, ESPAÇO GAMER: CONHEÇA AS ATIVAÇÕES QUE VÃO ROLAR NO MADA 2024

Foto: Victor Meirelles

Movido pelo lema “Transformar sem deixar de ser”, o festival Mada – Música Alimento da Alma – completa 26 anos em 2024 e se mantém fiel à sua essência em uma grande celebração da música brasileira. Nos dias 18 e 19 de outubro, além dos shows de artistas como BaianaSystem, Djonga, Xande de Pilares, Pitty, Fresno e Duda Beat, o público que for à Arena das Dunas terá acesso a espaços para compartilhar experiências, emoções e inspirações.

Lounge gamer

Imagine um espaço gamer dentro de um festival de música, é isso mesmo: vibrante e imersivo, com o ambiente combinando tecnologia e entretenimento. Esse espaço é o Lounge Gamer da Claro dentro do Festival MADA, uma área cercada por telas LED que exibe jogos ao vivo e competições emocionantes, A área ideal para quem quiser relaxar e recarregar as baterias dos celulares, e as suas também, e ainda vai rolar freeplay de Just Dance durante os dois dias de evento.

 

Espaço de beleza

Estilo e auto expressão, as marcas O Boticário e a Quem Disse Berenice chegam ao Mada com estações de maquiagem profissional, o ambiente oferece desde retoques rápidos, maquiagens artísticas para os participantes brilharem ainda mais na pista. Artistas de beleza estarão disponíveis ao longo de toda noite para aplicar glitter, cores vibrantes e looks personalizados, enquanto as marcas de cosméticos promovem seus produtos exclusivos e distribuem brindes. O espaço oferece uma experiência glamourosa e relaxante no meio da agitação do festival.

 

Estúdio de tatuagem

O ponto de encontro entre arte, música e autoconfiança. Para quem deseja marcar o Mada de forma permanente, as tatuagens do Mada serão grátis. Como já é tradição, os tatuadores renomados do Real Studio Tattoo vão oferecer designs rápidos e criativos, como flash de tattoos exclusivos e peças personalizadas que capturam o espírito do festival. A música ambiente e a vibração descontraída fazem do estúdio um lugar para os frequentadores expressarem sua personalidade e guardarem uma lembrança inesquecível desta experiência.

Espaço imersivo de turismo

Já imaginou nadar com os golfinhos de Pipa ou mergulhar nos parrachos de Maracajaú no meio de um festival? É isso mesmo, a Empresa Potiguar de Promoção Turística estará no Mada com um espaço criativo e interativo, projetado para envolver os visitantes de maneira sensorial e cultural. A ideia é transportar as pessoas para o destino escolhido, criando uma experiência memorável e instigante aos participantes. Para quem quiser só descansar terá um redário para aproveitar uma das sete maravilhas do Nordeste.

 

Parede de quiz

Aquele espaço dinâmico e envolvente, projetado para atrair os visitantes e proporcionando uma experiência interativa e emocionante, essa é área com o quiz de desafios da Rabfrios, uma distribuidora de alimentos potiguar, que vai presentear os participantes com brindes e muitos mimos. Oferecendo uma pausa divertida entre os shows e criando uma experiência divertida para todos

 

Lounge

A Universidade Potiguar estará no festival com um lounge descoladíssimo, distribuindo algodão doce e outros brindes da UnP. Um espaço divertido para descansar, encontrar os amigos, projetado para atrair visitantes, oferecendo um refúgio doce e descontraído, ideal para quem quiser esperar seu próximo show na tranqulidade.

 

Touro mecânico

Uma mistura de adrenalina e diversão, criando momentos eletrizantes a marca Unimed vai proporcionar diversão aos participantes. Localizado na pista do festival, o touro mecânico desafia os corajosos a provarem seu equilíbrio e resistência, enquanto tentam se manter montados no touro em movimento. A estrutura é acolchoada para garantir segurança, e a cada queda, o público explode em risadas e aplausos..

Você de óculos

Moderno e vibrante: o Festival Mada vai acontecer das 18h às 6h. Pensando nisso, as óticas Oticalli criaram um espaço atraente, estiloso e funcional, projetado para promover a marca de forma criativa e interativa, aproveitando o ambiente descontraído e festivo. São brindes, descontos e prêmios. Quem sabe você já sai de óculos novos?

Fonte: g1RN

FESTA DO BOI 2024 COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (11) A PARTIR DAS 17H30. VEJA PROGRAMAÇÃO

Foto: Anorc

Em sua 62ª edição, a Festa do Boi 2024 tem início nesta sexta-feira (11) e segue até o dia 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com uma extensa programação cultural. A abertura oficial acontece a partir das 17h30, na pista de julgamentos. O evento, promovido pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), é a maior feira de negócios do setor agropecuário do Norte-Nordeste.

Neste ano em que a ANORC completa 65 anos, a expectativa é de número recorde de animais, serão cerca de 3.000, dos quais 1.500 bovinos. Mais de 150 expositores devem movimentar cerca de R$ 80 milhões de reais em negócios. Serão realizados cinco leilões, além de exposições e torneio leiteiro.

Para Matheus França, presidente da ANORC, “A Festa do Boi está cada vez mais pujante e fortalecendo o agronegócio potiguar. Teremos a participação de criadores internacionais, exposições nacionais das raças Sindi e Pardo Suíço e a nordestina de Gir Leiteiro. O rebanho do RN é destaque em termos de genética”, comentou.

A Festa do Boi 2024 contará ainda com uma extensa programação cultural gratuita para toda família. Além das tradicionais atrações culturais que prestigiam os artistas regionais, o evento traz quatro dias de espetáculos para a criançada. Os shows continuam sendo gratuitos, basta adquirir o ingresso para acesso ao parque.

A Festa do Boi 2024 é uma realização da ANORC, Governo do Estado, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim e conta como parceiros: Sicoob, AGN, FAERN SENAR, Banco do Nordeste e Governo Federal.

O evento acontece com o apoio da ABCZ, ANQM e ANCOC, além dos núcleos NGG-Núcleo dos Criadores de Girolando e Gir Leiteiro, NULEITE, Núcleo de Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador, Núcleo de Criadores de Pardo Suíço, Núcleo de Criadores de Nelore, Núcleo de Criadores de Guzerá, Núcleo Sindi RN e Núcleo dos Criadores de Cavalo Pônei do RN.

Confir a programação da Festa do Boi 2024

Abertura Oficial
Sexta-feira, 11 de outubro
17h30 Cerimônia Oficial – Pista de Julgamentos

Programação Cultural
Sexta (11/10)
22h Arnaldinho Neto
00h Edyr Vaqueiro – Palco Assembleia Cultural

Sábado (12/10)
19h30 Kanelinha & CPI do Forró
21h30 Banda Soanata
00h Circuito Musical

Domingo (13/10)
19h Itanildo Show & Banda D’Breque
21h30 Nildinho Sanfoneiro

Segunda (14/10)
19h Dodora Cardoso
21h Alvimar Farias & Karla Patrícia

Terça (15/10)
19h João Batista do Fama
21h Nildinho Sanfoneiro

Quarta (16/10)
19h Ivando Monte
21h Cristiane Velassy

Quinta (17/10)
19h Isaque Galvão
21h Paulo Cunha – O Batera Cantador

Sexta (18/10)
19h30 Banda Flor de Liz
21h30 Messias Paraguai
00h Banda Grafith

Sábado (19/10)
19h30 Roberto Ex-Terríveis
21h30 Renan Moral

SHOWS INFANTIS
Sábado (12/10)
17h Show com Barbie e Toy Story

Segunda (14/10)
17h Show das LOLS

Quarta (16/10)
19h30 Show Encanto

Sábado (19/10)
17h Show Patrulha Canina

Programação dos Leilões – Tatersal
Sábado (12/10)
15h Leilão ANQM

Domingo (13/10)
18h Leilão Emparn e Convidados

Terça (15/10)
18h Leilão Genética Potiguar

Quarta (16/10)
20h Leilão Evolução

Quinta (17/10)
18h Leilão Sindi Estrelas

Desfiles e Julgamentos
Domingo (13/10)
8h Desfile e Julgamento da raça Pardo Suíço

Segunda (14/10)
8h Desfile e Julgamento da raça Pardo Suíço
14h Desfile e Julgamento da raça Nelore Pelagens

Terça (15/10)
8h Desfile e Julgamento Sindi & Gir Leiteiro
14h Desfile e Julgamento Sindi & Gir Leiteiro

Quarta (16/10)
8h Desfile e Julgamento da raça Sindi & Gir Leiteiro
14h Desfile e Julgamento da raça Sindi & Gir Leiteiro

Quinta (17/10)
8h Desfile e Julgamento da raça Sindi & Gir Leiteiro
14h Desfile e Julgamento da raça Girolando e Guzerá

Sexta (18/10)
8h Desfile e Julgamento da raça Nelore e Guzerá Leiteiro
14h Desfile e Julgamento da raça Girolando

Torneio Leiteiro – de 12 a 15 de outubro
6h, 14h e 22h (Primeira pesagem às 14h do dia 12/10)

Fonte: Novo Notícia 

 

PREFEITURA DE NATAL ABRE INSCRIÇÕES PARA ARTESÃOS PARTICIPAREM DA FEIRA NATALINA

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), lançou o edital para o Projeto Natal Original, que regulamenta as inscrições de artesãos, cooperativas e associações interessados em expor seus produtos na Feira Natalina de Artesanato e Gastronomia. O evento será realizado na Loja Natal Original e no entorno da Árvore de Ponta Negra, espaços importantes para a valorização do artesanato local e promoção da cultura potiguar.

O Edital nº 004/2024 estabelece o período de inscrições entre os dias 8 e 14 de outubro de 2024, das 9h às 13h, com uma exceção para o dia 15 de outubro, quando o prazo se encerra ao meio-dia. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, localizado no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, no bairro do Alecrim. A participação é gratuita, e os produtos para análise e seleção deverão ser entregues no ato da inscrição, exceto no caso de culinária, cujo prazo de entrega se estende até o dia 21 de outubro.

Com o objetivo de fomentar a economia solidária e valorizar o artesanato da cidade, o edital oferece 140 vagas distribuídas em três locais: 40 para a Loja Natal Original, 60 para o entorno da Árvore de Mirassol, e 40 para a Árvore de Ponta Negra. Para a área da Árvore de Mirassol, 50 vagas serão destinadas a artesãos e 10 para empreendedores de culinária, essências e plantas.

Segundo a Secretária da Semtas, Andréa Dias, a iniciativa abre portas para os artesãos locais e promove o desenvolvimento da economia solidária. “Isso não apenas atrai a atenção dos visitantes locais e turistas, mas também valoriza o artesão e sua arte, preservando nossa cultura e a história do povo potiguar, levando nossos produtos e essa experiência para o mundo”, afirmou.

O processo de seleção será regido pela Lei Orgânica do Município e pela Lei Federal nº 8.666/93, garantindo que 80% das vagas sejam destinadas a artesãos de Natal e 20% aos da Região Metropolitana. Além disso, 10% das vagas em cada categoria serão reservadas para pessoas inscritas no Cadastro Único, cuja renda per capita mensal seja de até R$ 218,00.

Para participar, é necessário que o interessado possua a carteira nacional ou municipal do artesão. O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de novembro, com publicação no Diário Oficial do Município.

Fonte: Poti News

CARNAVAL DE CAICÓ É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E TURÍSTICO DO RN

Foto: André Lucena

Em uma nova conquista para a cultura potiguar, o Carnaval de Caicó foi oficialmente declarado Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Rio Grande do Norte. A decisão (Lei Nº 11.921) foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (5).

A medida reforça o valor cultural e histórico do tradicional Carnaval de Caicó, um dos eventos mais aguardados do interior potiguar, conhecido por atrair milhares de turistas e movimentar a economia local. Com o reconhecimento, o festejo ganha ainda mais visibilidade, sendo elevado à condição de patrimônio, o que abre portas para o desenvolvimento de políticas públicas de preservação e promoção do evento.

O que diz a Lei?
O texto da Lei Nº 11.921, sancionada pela governadora, é direto:

Art. 1º: O Carnaval de Caicó é reconhecido como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.
Art. 2º: A lei entra em vigor na data de sua publicação

Fonte: Blog do BG

INSTRUMENTOS DO SAMBA SE TORNAM MANIFESTAÇÕES DA CULTURA NACIONAL

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Estadão Conteúdo

Nove instrumentos musicais do samba, entre eles o pandeiro, o tam-tam, a cuíca e o tamborim, foram reconhecidos como manifestações da cultura nacional, em todo o território brasileiro. A lei que oficializa a decisão foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30).

Também estão reconhecidas como práticas e tradições culturais os modos de fazer os instrumentos musicais.

Na lista dos nove instrumentos conhecidos das rodas e escolas de samba também estão o surdo, o rebolo, a frigideira, a timba e o repique de mão.

De acordo com a lei, todos os instrumentos deverão ser denominados como manifestações da cultura nacional quando seguirem as práticas e tradições culturais a eles associadas em seus respectivos modos de produção. As formas e os modos de produção dos instrumentos musicais serão detalhados em decreto.

Mestra de percussão, a paulista Jackie Cunha, de 32, sabe tocar esses instrumentos, com exceção da cuíca. Ela conta que começou aprender sobre os instrumentos ainda criança, levada pela mãe nas rodas de samba paulista. Aos sete anos, já tocava o primeiro pandeiro.

Para a percussionista, o reconhecimento oficial dos instrumentos do samba deve ser celebrado, mesmo que tardio.

“A importância é gigantesca. Você encontra surdo, caixa, tamborim e pandeiro em diversos ritmos, além do samba, por trazerem essa sonoridade, essa riqueza de detalhes, essa riqueza sonora”, disse.

O percussionista Glauber Marques é a terceira geração de cuiqueiros da família. Aprendeu com o avô batuqueiro a tocar o instrumento numa das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo: a Nenê de Vila Matilde.

A alma do samba é o instrumento, o coração da batucada, a manifestação está no batuque, no som. Sem instrumento não tem samba. A cuíca, como dizia meu avô, é o instrumento mais malandro, ela chora e dá risada ao mesmo tempo”, conta.

De instrumento de samba, a mestra de bateria Rafa entende. Sob o comando dela, estão 172 ritmistas da escola de samba Imperatriz da Pauliceia. Em 2015, ela se tornou a primeira mulher no comando de uma bateria de escola de samba em São Paulo.

Para Rafa, mesmo com afinações e andamentos melódicos diferentes, seja numa roda de samba, seja numa bateria de escola durante o carnaval, os instrumentos musicais dão corpo e alma ao samba.

Fonte: CNN Brasil