IMD LANÇA EDITAL COM 560 VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS EM TI

Foto: Divulgação/IMD

Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lançou na segunda-feira (18), o edital para o processo seletivo de sua nova turma dos Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação (TI), com ingresso em 2025.1. Ao todo, são ofertadas 560 vagas para o polo de Natal, destinadas a candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Metade das vagas é reservada para alunos da rede pública estadual e a outra metade para ampla concorrência.

As inscrições foram abertas nesta terça-feira (19) e poderão ser feitas até o dia 8 de dezembro, por meio do site da Comperve, com uma taxa de R$30, que deverá ser paga até o dia 9 de dezembro. O processo seletivo consistirá na avaliação do desempenho escolar dos candidatos, a partir da análise da média das notas de Matemática e Língua Portuguesa obtidas pelos alunos durante o 9° ano do Ensino Fundamental.

Os Cursos Técnicos possuem um módulo básico comum a todos os ingressantes e, em seguida, a formação se desdobra em diferentes ênfases ou cursos. Para a turma prevista no edital atual, haverá a possibilidade de escolha nas seguintes áreas: Informática para Internet, Redes de Computadores, Programação de Jogos Digitais, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Novidades
Duas novidades vão marcar o atual processo seletivo, segundo conta o coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, professor Marcel Oliveira. A primeira é a abertura de oportunidades para ampla concorrência, após dois anos com vagas disponíveis apenas para alunos da rede pública de ensino.

A segunda é que os alunos aprovados nesta seleção serão os primeiros para os quais será ofertada a nova ênfase de Inteligência Artificial (IA), juntamente com outras preexistentes. “Ao disponibilizar a formação técnica em Inteligência Artificial, o IMD está cumprindo o seu papel de estar sempre na vanguarda de formação na área de TI. Dois anos atrás, lançamos o curso de Internet das Coisas e agora estamos lançando o de IA”, destaca Marcel Oliveira.

Híbrido
Os Cursos Técnicos funcionam em formato híbrido: no primeiro semestre, o ensino será majoritariamente a distância, com encontros presenciais agendados. A partir do segundo semestre, no entanto, enquanto alguns dos cursos continuarão híbridos, outros terão aulas presenciais diárias.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 17 de dezembro. Os candidatos aprovados na chamada regular deverão enviar a documentação entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025. Já a lista de convocados para a 2ª chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro de 2025, e os candidatos desta etapa terão o período de 17 a 19 do mesmo mês para envio da documentação.

A matrícula para o primeiro semestre deverá ser realizada pelos alunos entre os dias 10 e 13 de março de 2025, por meio do Sigaa. As aulas estão programadas para começar no dia 17 de março do mesmo ano.

Fonte: Ponta Negra News

RIO GRANDE DO NORTE LIDERA O BRASIL EM ÍNDICE DE ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte apresenta o maior índice de abandono escolar no Ensino Médio do Brasil, com uma taxa de 9,1% em 2023, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024. Esse número é mais do que o dobro da média nacional, que é de 3,8%. Embora tenha havido uma redução em relação a 2013, quando o índice estava em 16,6%, o atual cenário ainda evidencia desafios significativos para a educação no estado.

O abandono escolar refere-se ao afastamento temporário do aluno da escola, com a possibilidade de retorno no ano seguinte, enquanto a evasão é a desistência definitiva. Além do alto índice de abandono, a taxa de reprovação no Ensino Médio também tem sido um problema crescente no estado. Entre 2013 e 2023, a reprovação aumentou de 11,9% para 13,5%, um crescimento que, junto ao abandono, chama a atenção para a qualidade do ensino no RN.

O Anuário Brasileiro da Educação Básica compila dados públicos para monitorar e qualificar o debate educacional, permitindo uma análise detalhada dos desafios enfrentados por diferentes regiões do Brasil. O cenário no Rio Grande do Norte exige políticas públicas mais eficazes para combater o abandono e a reprovação escolar, garantindo o acesso e a permanência dos jovens na escola.

Fonte: Blog Jair Sampaio

MEC ESTUDA VOLTA DO ENEM COMO CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO EM 2025

Foto: Reprodução

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, disse neste domingo (10) que estuda voltar a usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. A mudança deve passar a valer no Enem de 2025.

Segundo o ministro, a recomendação foi feita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame. A certificação por meio do exame deixou de vigorar em 2016.

“A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade”, afirmou, acrescentando que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deverá ser mantido.

Camilo Santana também afirmou que outra possibilidade em análise é convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado pelo Inep para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio.

Às vezes, o aluno do terceiro ano do ensino médio prioriza o Enem em relação à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade da prova do Enem para o aluno do terceiro ano do ensino médio já servir para a prova do Saeb. O Inep terá prazo até antes das inscrições do próximo ano para concluir essa recomendação. Esse é um passo que o Ministério da Educação quer proporcionar para dar mais eficiência e convergir a prova do Saeb com a prova do Enem já em 2025”, afirmou.

Ocorrências
Mais cedo, o ministro da Educação fez um balanço do segundo domingo de provas do exame. Segundo Santana, a aplicação foi realizada sem ocorrências graves.

Pelos dados divulgados, 1,9 mil participantes foram eliminados hoje por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos e deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.

Neste domingo (10), os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.

Gabarito
Santana informou ainda que a divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito e os cadernos de questões no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana.

O Inep informará a nova data.

Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Portal 98FM

ENEM 2024: PROFESSORES DIZEM QUE QUESTÃO DE FÍSICA TEM QUE SER ANULADA

Foto: Reprodução

Professores que analisaram as questões do segundo dia de prova do Enem 2024 afirmam que há uma questão de física sem resposta correta, o que pode fazer com que ela seja anulada.

O problema estava na questão 124 da prova verde. A questão pede para o aluno calcular a potência de uma cafeteira. O professor de física do Curso Anglo Madson Molina, porém, diz que não existia alternativa correta.

Segundo o professor, a falha da pergunta é conceitual. “Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, encontra um valor de 933 watts. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 watts. Em suma, a questão ela propõe uma máquina cuja potência total é de 700 watts e quando a gente calcula a potência útil de 933 watts é maior do que a potência total, o que fisicamente é impossível”, explica Molina.

Faltou informação. Bruno Sá, professor de física do Elite Rede de Ensino, também concorda que há erro na questão. “Não informaram o calor latente de vaporização da água. Só é colocado que a cafeteira ferve totalmente meio litro de água. Isso abre margem para uma dupla abordagem da questão: considerando que a quantidade de água sofreu apenas mudança de temperatura, chegando à 100 °C, teríamos somente o calor sensível envolvido, encontrando o aproveitamento de 75%. Porém, a potência da cafeteira (933 W) acaba possuindo um valor maior que a potência total fornecida (700 W), o que é contrário aos conceitos físicos”, explica.

Pode acontecer um cancelamento. A ausência de resposta correta pode fazer com que a questão seja anulada e desconsiderada na apuração das notas.

Sem posição oficial. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Fonte: Blog do BG

SEGUNDO DIA DO ENEM 2024 ACONTECE HOJE COM QUESTÕES DE MATEMÁTICA

O segundo dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 ocorre neste domingo (10). A prova começa às 13h30 e encerra às 18h30 para todos os participantes (horário de Brasília).

Os candidatos terão que responder a 90 questões de matemática e ciências da natureza. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados à 13h — por isso, é importante se organizar e chegar com antecedência.

Mais de 4,32 milhões de pessoas se inscreveram para a edição deste ano. No domingo passado (3), os candidatos responderam questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação. O tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Os candidatos precisam um documento com foto, além da caneta de tinta preta, fabricada em material transparente. A máquina responsável por fazer a leitura do gabarito não detecta a cor azul, por isso ela não é permitida.

UOL Notícias

PROJETO DE ESTUDANTES SOBRE LEGADO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA POTIGUAR É DESTAQUE EM BRASÍLIA

Foto: Ricardo Stuckert

Um grupo de estudantes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte foi destaque na abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em Brasília. Os alunos apresentaram um projeto escolar sobre a preservação e divulgação da história da comunidade quilombola Macambira, localizada entre Bodó, Santana dos Matos e Lagoa Nova.

O projeto, idealizado pelos estudantes Andreza Dionisio, Leonardo Clementino, Jaquiele dos Santos e Michele Clementino, defendeu narrar a história da comunidade a partir de objetos do cotidiano dos moradores, com foco inicial na exposição “O Mundo do Trabalho em Macambira”. Eles estão matriculados na escola estadual Sérvulo Pereira de Araújo, em Bodó (RN).

A comunidade Macambira teve seu reconhecimento oficial pela Fundação Cultural Palmares em 2005. Entretanto, parte de sua trajetória ainda é pouco conhecida e documentada, o que motivou a criação de uma iniciativa que resgata e valoriza as histórias e tradições locais por meio de exposições virtuais.

Fonte: Ponta Negra News

NATAL TERÁ TRANSPORTE PÚBLICO PARA ESTUDANTES NO SEGUNDO DOMINGO DE ENEM  

Foto: Emanuel Amaral/Secom

 

O transporte público coletivo será gratuito para os candidatos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no próximo domingo (10).

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), serão mais de 600 viagens realizadas no dia, com horários que podem ser consultados nesse link.

A STTU orienta que os estudantes visitem os locais de prova com antecedência, de forma a conhecerem os caminhos e as possibilidades de deslocamento. Também é recomendável que os estudantes saiam de casa com boa margem de tempo antes da abertura dos locais de prova, para evitar problemas no percurso que impeçam sua chegada dentro do prazo.

Os estudantes e inscritos no ENEM terão gratuidade no transporte público nos dias das provas. O benefício foi instituído por meio do Decreto nº 13.222/2024 e vale apenas para o sistema de ônibus.

Para utilizar o benefício, os estudantes e inscritos no ENEM devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou o cartão de inscrição emitido pelo INEP, conforme for o caso, ao motorista, que liberará a passagem pela catraca.

Em caso de dúvidas, os inscritos podem ligar para o Alô STTU, nos telefones 3232-9107, 3232-9105, 3232-9102 e 98870-3862.

Fonte: 98FM

RN ANUNCIA MATRÍCULAS ANTECIPADAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ANO LETIVO DE 2025

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte anunciou que vai abrir as matriculas antecipadas do ano letivo de 2025 para estudantes com deficiência no dia 19 de novembro.

Durante a quarta-feira (6) e quinta-feira (7), a SEEC realizou o Seminário de Lançamento da Matrícula Antecipada para Estudantes com Deficiência das redes estadual e municipais de ensino, com objetivo de fortalecer a atuação articulada dos setores públicos na construção de uma escola inclusiva.

De acordo com a secretaria, o objetivo é consolidar a organização das redes de ensino para atender estudantes com deficiência, conforme suas necessidades específicas.

O período de matrícula antecipada para estudantes com deficiência, para o ano letivo de 2025 ocorrerá de 19 de novembro a 06 de dezembro de 2024.

O seminário de lançamento é direcionado para secretários municipais e estaduais de educação, gestores regionais, coordenadores pedagógicos, supervisores de educação especial, técnicos do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), e a representantes de entidades civis e órgãos promotores da educação inclusiva.

O seminário também discutiu as diretrizes e orientações para a efetivação da Matrícula Antecipada de 2025, apresentadas por representantes da SUESP, SOINSPE, SIGEduc e UNDIME-RN.

“A ação da matrícula antecipada para estudantes com deficiência, vem para possibilitar às unidades educacionais a organização adequada para atender as necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência”, frisa Maria do Carmo de Sousa, Subcoordenadora da Educação Especial da SEEC.

Como se matricular?

 

1. Período de Matrícula

O período de matrícula será de 19 de novembro a 06 de dezembro de 2024.

2. Identificar a rede de ensino

Verifique se o estudante pertence à rede municipal ou rede estadual

  • Se for da rede municipal, a matrícula pode ser realizada diretamente na escola ou através do sistema online adotado pelo município.
  • Se for da rede estadual, a matrícula será realizada pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc).

 

3. Prioridade no atendimento

Durante esse período, os profissionais das secretarias escolares devem priorizar o atendimento aos estudantes com:

  • Deficiência
  • Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

 

4. Documentos necessários para matrícula

Para a efetivação da matrícula, a escola deverá considerar os seguintes documentos:

  • Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE)
  • Plano Educacional Individualizado (PEI)
  • Avaliações biopsicossociais
  • Relatórios pedagógicos
  • Documentação Adicional

 

Embora não seja obrigatório, o laudo médico pode ser apresentado como um comprovante adicional.

5. Finalização do processo

Após a entrega de toda a documentação necessária, aguarde a confirmação da matrícula pela escola ou sistema estadual.

Fonte: g1RN

‘COLA’ NO ENEM 2024: CANDIDATOS POSTAM QUE LEVARAM MODELOS DE REDAÇÃO ESCONDIDOS PARA A PROVA

Foto: Reprodução

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 postaram nas redes sociais que “colaram” na avaliação: imprimiram e levaram ao local de prova um modelo pré-pronto de redação, escondido, para copiá-lo na hora decisiva.

Eles dão a entender que não foram flagrados por nenhum fiscal no domingo (4): “dica de ouro, meninas!”, escreveu uma das jovens, na legenda.
Segundo o edital de 2024, “utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do Exame” leva à eliminação do estudante.

Há relatos de que, no dia da aplicação do Enem, cartazes foram espalhados nas escolas com o aviso de que “fraudar a prova é um crime federal”. Ainda assim, alunos desrespeitaram a regra e ainda publicaram na internet uma evidência das trapaças.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os candidatos ainda podem ser eliminados, mesmo não tendo sido flagrados no momento da prova. “O edital do Enem prevê que os participantes do exame podem ser eliminados ‘a qualquer momento’ caso utilizem meios fraudulentos em benefício próprio. Portanto, estudantes identificados descumprindo as regras serão desclassificados”, disse o Inep.
Procurados pelo g1, os candidatos não se manifestaram.

O que são esses modelos de redação?

São textos distribuídos gratuitamente na internet ou vendidos por até R$ 50. Em tese, eles serviriam para qualquer tema: bastaria que o candidato preenchesse lacunas com o assunto cobrado naquela edição da prova.

Os repertórios culturais, a introdução e o argumentos são genéricos, justamente para se encaixarem tanto em uma dissertação sobre meio ambiente quanto em uma sobre tecnologias. Essa técnica, que pode ser uma cilada, coloca em xeque os atuais critérios de correção do Enem.

Os posts continuam no ar?

Nem todos. Depois que um dos “prints” da “confissão” viralizou no X, a candidata apagou a foto em que mostrava sua estratégia para “colar”.

No entanto, em outro vídeo postado pela mesma estudante (e que continuava disponível na manhã de terça-feira, 6), é possível ler o rascunho da dissertação “oficial” entregue por ela — era exatamente igual à “cola”, só que com as lacunas preenchidas com o tema da edição: “Desafios para valorizar a herança africana na cultura brasileira”.

Fonte: Blog do BG

ENEM 2024: SAIBA QUEM PODE PEDIR A REAPLICAÇÃO DO EXAME

Foto: Agência Brasil

Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou por estarem infectadas por doenças previstas no edital do exame, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, poderão solicitar para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Haverá apenas uma reaplicação de provas do Enem 2024.

O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na Página do Participante, entre 11 de novembro e 23h59 de 15 de novembro. As solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O inscrito deverá fazer a solicitação de reaplicação da prova correspondente somente ao dia em que faltou e que tenha justificativa. Portanto, aquele afetado por problemas logísticos ou doenças contagiosas durante o primeiro dia de aplicação regular do exame deverá comparecer no segundo dia de aplicação, marcado para o próximo domingo (10). E a solicitação de reaplicação deve se referir somente ao dia de provas perdido.

Situações de reaplicação

De acordo com o edital do Enem 2024, poderá solicitar a reaplicação do exame, aquele participante impossibilitado de comparecer ao local da prova por estar infectado por doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Para reaplicação do Enem, também são considerados problemas logísticos que prejudicam a aplicação do exame como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica no local de prova, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.

As solicitações serão avaliadas de acordo com as possíveis intercorrências registradas em cada município, a exemplo de notificações da defesa civil local sobre desastres naturais.

O participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação do Enem 2024 e não concluir as provas ou precisar se ausentar do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.

Passo a passo

Ao fazer a solicitação de reaplicação, o participante deve justificar a ausência, por meio do envio de um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a solicitação de reaplicação. Somente a partir do envio do documento, o pedido começará a ser analisado.

Conforme previsto no edital, o simples pedido do candidato prejudicado em uma das duas fases de provas do exame e o envio do documento comprobatório não garantem a reaplicação da prova. É necessário que o Inep aprove a solicitação do pedido de reaplicação.

Em caso de problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além da Classificação Internacional de Doença (CID 10) de uma das doenças previstas em edital.

O participante do Enem que estiver internado em um hospital deverá anexar a declaração da unidade de saúde onde permaneceu para tratamento de saúde, contendo o nome completo do participante internado e o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF); além de informar a disponibilidade de instalações adequadas para a aplicação do Enem

Os dados informados ou os documentos anexados na solicitação de reaplicação não poderão ser alterados após o envio pela página do participante.

Provas da reaplicação

A reaplicação das provas do Enem 2024 também terá 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática).

As provas serão divididas em dois dias, da mesma forma que ocorre na aplicação regular do exame. Porém, as datas escolhidas para reaplicação não serão em dois fins de semana, mas nos dias 10 de dezembro (uma terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira).

Mesmo tendo o mesmo formato, na reaplicação as questões e o tema da dissertação-argumentativa serão diferentes das aplicadas no período regular, para garantir a equidade entre os candidatos.

Os recursos de acessibilidade de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para inclusão digital de pessoas com deficiência visual, não serão fornecidos na reaplicação, ainda que tenham sido solicitados pelo participante no ato da inscrição. No entanto, o Inep disponibilizará tradutor-intérprete de libras e auxílio para leitura para os participantes.

As informações sobre a aprovação da solicitação de reaplicação do Enem pelo Inep, bem como o local de reaplicação da prova e horários estarão acessíveis na Página do Participante.

Os resultados das provas de reaplicação do Enem 2024 serão divulgados juntamente com os das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Agência Brasil