UFRN ABRE SELEÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES GRATUITOS


Foto: José Aldenir- Agora RN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), abriu inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos subsequentes em diversas áreas, como Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura, Gastronomia e Veterinária. No total, são ofertadas 70 vagas para candidatos que tenham concluído o ensino médio, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2025.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 4 de abril. A seleção será organizada pela Comperve, com avaliação baseada no desempenho dos candidatos em Matemática e Língua Portuguesa. Os cursos serão ofertados nos turnos diurno, em regime integral ou parcial.

O resultado final será divulgado no site da Comperve no dia 14 de abril, e as aulas terão início em 30 de abril.

Fonte: Agora RN

EM GREVE, PROFESSORES DA REDE ESTADUAL FAZEM PROTESTO E OCUPAM RAMPA DA GOVERNADORIA


Foto: Lenilton Lima / Sinte-RN

Professores da rede estadual de ensino realizaram um protesto em Natal, nesta quinta-feira (27), para pressionar o Governo do Estado a conceder um reajuste salarial imediato de 6,27% para a categoria. A gestão estadual tem proposto implantar o aumento em duas vezes: sendo uma parcela em abril e outra em dezembro.

A categoria está em greve desde 25 de fevereiro. Eles cobram que o reajuste seja pago de forma integral imediatamente ou da seguinte maneira: 4,83% em abril e 1,44% em maio. Pedem, também, a quitação dos retroativos referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025 a partir de julho de 2025.

Nesta quinta-feira, os professores saíram em caminhada das imediações do Shopping Midway Mall em direção ao Centro Administrativo. No local, eles ocuparam a rampa da Governadoria e exibiram faixas em protesto contra a gestão estadual. Depois, foram para a Escola de Governo, onde a governadora Fátima Bezerra (PT) cumpria agenda.

Depois do protesto, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) conseguiram agendar uma reunião na Secretaria Estadual de Administração (Sead) para sexta-feira (28), a partir das 15h. Há a expectativa de que uma nova proposta seja apresentada.

Além de reajuste salarial, os professores cobram o pagamento dos retroativos dos aumentos de 2023 e 2024 e o envio de dois projetos para a Assembleia Legislativa: um que trata do plano de cargos dos funcionários e outro sobre o porte de escolas. Também pedem que benefícios para professores efetivos sejam concedidos a profissionais temporários.

Fórmula de reajuste

Vale lembrar que, pela legislação federal, o Estado só seria obrigado a pagar o novo piso salarial dos professores, definido pelo Ministério da Educação este ano em R$ 4.867,77 (para 40h semanais), após aumento de 6,27%.

No entanto, por força de lei estadual, o mesmo índice de reajuste dado ao piso precisa ser aplicado em toda a carreira. No dia 13 de março, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), validou a forma de cálculo, derrubando tese do Ministério Público.

Fonte:98 FM Natal

NATALENSE DE 14 ANOS BRILHA EM PROGRAMA DA NASA E CONQUISTA 1º LUGAR EM DESAFIOS

Fotos: Divulgação

O natalense Leon Amaral, de apenas 14 anos, foi um dos grandes destaques do Young Leaders Program da NASA, realizado em Houston, no Texas (EUA). Ao lado de sua equipe, ele foi o primeiro lugar em três dos seis desafios. O programa é voltado para o desenvolvimento de jovens talentos em áreas relacionadas à exploração espacial, ciência e tecnologia. Leon estudou durante 13 anos na Maple Bear Natal, onde conseguiu fluência na Língua Inglesa e diversas outras habilidades por meio da metodologia de ensino canadense.

O programa NASA SPACE U, com duração de cinco dias, tem como objetivo estimular o trabalho em equipe e a resolução de problemas, desafiando os participantes a desenvolverem projetos inovadores e a aplicarem conceitos de ciência e tecnologia. O evento reuniu jovens de diversas partes do mundo.

Leon se destacou ao lado de sua equipe, composta por brasileiros e ingleses, vencendo metade dos desafios propostos, que incluíam robótica, programação e criogenia. As atividades incluíram a construção e lançamento de foguetes, o design de uma base em Marte, a programação de robôs e a realiza ação de experimentos termal e com nitrogênio líquido.

O estudante ressaltou a importância do inglês fluente, adquirido durante seus anos na Maple Bear Natal, para o seu sucesso no programa. Ele entrou na escola em 2011, com apenas 1 ano e idade, e estudou até o 8º ano do ensino fundamental, em 2024. “O inglês que aprendi na Maple Bear foi fundamental, já que todos no evento se comunicavam nesse idioma”, afirmou o jovem.

Ele também elogiou a metodologia de ensino canadense da escola, que prioriza a resolução de problemas, o pensamento crítico, a autonomia e a capacidade de trabalhar em grupo.
O método incentiva os alunos a questionarem, analisarem e avaliarem informações de forma crítica, desenvolvendo habilidades essenciais para a tomada de decisões.

Ao promover a autonomia, os estudantes aprendem a assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado, desenvolvendo a capacidade de buscar conhecimento de forma independente. Além disso, a metodologia canadense coloca a resolução de problemas no centro do processo de aprendizagem, preparando os alunos para enfrentarem desafios complexos e encontrarem soluções criativas. Também valoriza a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, capacitando-os a colaborar e se expressar de forma clara e assertiva.

“A participação de Leon no Young Leaders Program da NASA é um exemplo do potencial dos jovens brasileiros e da importância do ensino de qualidade para a formação de líderes globais”, afirmou o diretor da Maple Bear Natal, Eduardo Bezerra.

Sobre a Maple Bear Natal

Fundada há 15 anos, a Maple Bear tem a marca da inovação, do compromisso com o ensino e com a formação de cidadãos. Fundamentada no modelo canadense, a escola tem proporcionado a milhares de alunos, durante toda a sua trajetória, uma experiência de aprendizado única.

O modelo de educação estimula a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas, formando cidadãos para o futuro. A educação canadense é reconhecida como uma das melhores do mundo, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). No último ranking, em 2022, a metodologia canadense se manteve no top 10 em cada uma das competências avaliadas, que são matemática, ciências e leitura.

Fonte: Blog do bg

GOVERNO DO RN FAZ NOVA PROPOSTA DE REAJUSTE PARA PROFESSORES, COM 4,83% EM ABRIL E 1,44% EM DEZEMBRO

Foto: Sinte-RN

O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (21) uma nova proposta de reajuste salarial para a categoria de professores, que está em greve desde 25 de fevereiro.

A proposta foi apresentada durante reunião na Governadoria, aos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), por três secretários: Socorro Batista (Educação), Pedro Lopes (Administração) e Adriano Gadelha (Relações Institucionais).

A proposta contempla o reajuste salarial de 6,27% referente ao piso nacional de 2025, com aplicação em duas parcelas: 4,83% em abril e 1,44% em dezembro, e efeitos financeiros a partir dos respectivos meses de implantação.

Com esse reajuste, a categoria acumula, entre 2019 e 2025, um ganho salarial de 98,25%.

Vale lembrar que, pela legislação federal, o Rio Grande do Norte só seria obrigado a pagar o novo piso salarial dos professores, definido pelo Ministério da Educação.

No entanto, por força de lei estadual, o mesmo índice de reajuste dado ao piso precisa ser aplicado em toda a carreira. Na semana passada, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), validou a forma de cálculo, derrubando tese do Ministério Público.

O Sinte ainda não se manifestou sobre a proposta. O assunto deverá ser levado à assembleia geral do Sindicato, marcada para segunda-feira (24), às 8h, na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal.

Outras propostas

Além da atualização do piso, a proposta inclui avanços para os contratos temporários. Será publicado, até 31 de março, um decreto regulamentando o direito ao 13º salário e 1/3 de férias para os novos contratos. Para os contratos vigentes, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está concluindo um parecer jurídico que viabiliza o pagamento desses direitos, possivelmente por meio de aditivos contratuais, com previsão de quitação até 10 de julho de 2025.

Outro ponto relevante da proposta é o envio, até o fim de maio, de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa que redefinirá os critérios de porte das escolas, com impacto direto na estrutura organizacional e nas funções de gestão escolar, garantindo melhores condições de trabalho e maior motivação para o exercício das funções pedagógicas e administrativas.

Também está previsto o encaminhamento de uma nova minuta de Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Administrativos da Educação. Essa minuta será entregue ao SINTE até 15 dias após a conclusão das tratativas sobre o piso, para posterior acordo e envio à Assembleia.

Manifestação sobre greve

Em nota, o Governo disse que “ao longo da atual gestão, tem sido reconhecido como o que mais investiu em construções, reformas e manutenções de escolas no País, evidenciando a preocupação com a qualidade do ambiente escolar para estudantes e educadores.”

“O Governo do RN permanece aberto ao diálogo e reitera seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação, o fortalecimento da carreira docente e a promoção de uma educação pública de qualidade para todos os potiguares”, afirma o governo.

 Fonte: Portal 98FM

EM NATAL, MINISTRO DA EDUCAÇÃO LANÇA REDE NACIONAL DE CURSINHOS POPULARES E PROGRAMA PARA ESTUDANTES INGRESSAREM NOS IFS  

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Em visita a Natal na manhã desta segunda-feira (10), o ministro da Educação, Camilo Santana, lançou dois programas nacionais para estudantes da rede pública: o Partiu IF e a Rede Nacional de Cursinhos Populares.

Os dois projetos são para estudantes da rede pública em duas fases diferentes:

os do 9º ano do ensino fundamental interessados em ingressar nos Institutos Federais do Brasil;

e os do 3º ano do ensino médio – ou jovens e adultos já concluintes – interessados em prestar vestibular através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O programa foi lançado em um evento no Centro de Convenções, em Natal. Segundo o ministro Camilo Santana, nos dois programas os alunos também vão receber auxílio financeiro em valor igual ao do programa Pé-de-Meia, do governo federal.

O anúncio foi feito no Rio Grande do Norte, porque o Nordeste, de acordo com Camilo Santana, representou a região com maior número de instituições que aderiram aos programas.

Partiu IF

Segundo o Ministério da Educação, o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF) pretende preparar 78 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental para o ingresso na rede federal até 2027.

O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que os próprios institutos federais serão responsáveis por realizar esse programa de aulas. Ao todo, 650 unidades dos IFs participam da ação. O investimento é de cerca de R$ 463 milhões.

A previsão é que aulas comecem no dia 15 de março, disse o ministro, que não explicou como se dará a inscrição para o programa.

Os institutos federais têm mostrado a qualidade do resultado da educação, menor evasão, melhores qualidades de formação dos nossos alunos, desempenho no Enem, desempenho nas nossas universidades. Então nós estamos querendo dar oportunidade para pessoas que são negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, com baixa renda, para que possam ter acesso também“, disse o ministro.

“Vocês sabem que para entrar em instituto federal tem que ter seleção. Então nós vamos preparar esse jovem, os próprios institutos federais vão preparar esses jovens do 9º ano, para ingessarem nos institutos federais”

Segundo o ministro, “o aluno também vai receber uma bolsa no mesmo valor do Pé-de-Meia para que ele possa garantir a permanência nos institutos federais“. A ajuda de custo para permanência será de R$ 200 por mês, durante 8 meses.

O objetivo do programa, segundo o ministro, é “dar mais equidade”. “Educação tem que ter qualidade, mas tem que ter equidade. Dar oportunidade a todos e não deixar ninguém pra trás. Esse é o grande objetivo do Partiu IF”.

O programa será integralmente financiado pelo MEC.

➡️ Podem participar: estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. O programa será voltado para jovens de grupos prioritários (negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência). Os estudantes precisam ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

Rede nacional de cursinhos populares

O outro programa, explicou o ministro, é para alunos do ensino médio que buscam ingressar no ensino superior através do Enem. O projeto do Ministério da Educação é financiar os cursinhos populares já existentes no Brasil.

Existe hoje no Brasil os cursinhos populares, que são ações que são criadas por organizações sociais, por entidades, por pessoas, para dar oportunidade também a muitos daqueles que não tem oportunidade pra fazer um cursinho pra fazer uma boa prova do Enem, uma boa prova de acesso ao ensino superior”, explicou.

Os estudante também vão receber um auxílio financeiro de R$ 200 mensais para apoio à permanência nos estudos.

E essa rede de cursinhos populares, nós vamos agora passar a apoiá-los financeiramente, não só instituição, mas também o aluno, dando uma bolsa a ele, no mesmo valor do Pé-de-Meia, de R$ 200. Pra ele se manter e poder fazer um bom cursinho e poder ter acesso ao ensino superior”, completou.

O investimento inicial, para o ciclo 2025 e 2026, é de R$ 24,8 milhões, segundo o Ministério da Educação. Nesta primeira etapa, a rede visa apoiar 108 cursinhos, beneficiando 4.320 estudantes do Brasil.

Até 2027, o valor chega a R$ 74,5 milhões, com 324 cursinhos populares apoiados. O valor ofertado ao cursinho pode chegar a até R$ 230 mil por turma de 40 alunos (valor que inclui o auxílio ao estudante).

Além disso nós vamos também premiar aqueles cursinhos mais exitosos, que tiverem os melhores resultados nos desempenhos dos alunos de acesso ao ensino superior“, explicou o ministro.

➡️ Podem participar: jovens e adultos oriundos da rede pública, com uma renda per capita de até um salário mínimo. Os beneficiados são, preferencialmente, estudantes egressos da escola pública e de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Fonte: g1RN

ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL COM DOENÇA RARA REALIZA ENEM E CONQUISTA VAGA NA UERN

Foto: Reprodução/Seec

O direito à educação ultrapassa as barreiras físicas quando há comprometimento e políticas públicas eficazes. Em 2024, 1.228 estudantes do Rio Grande do Norte receberam atendimento educacional especializado por meio das classes hospitalares e domiciliares da rede estadual. Um desses estudantes, Lucas Gabriel, diagnosticado com mucopolissacaridose, uma doença rara, teve suporte integral da escola e da classe hospitalar para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistar uma vaga no curso da Ciência da Computação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Por meio do serviço do atendimento educacional hospitalar e domiciliar ofertado nas classes hospitalares garantem a continuidade dos estudos para crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola convencional devido a questões de saúde. O estudante Lucas é matriculado na escola estadual Abel Coelho e atendido pela classe sediada Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR).

A inclusão é um princípio fundamental da educação pública. Nossos estudantes precisam saber que a escola está com eles, independentemente das dificuldades. O atendimento educacional domiciliar e hospitalar é uma garantia de que esses alunos continuarão aprendendo, sonhando e conquistando oportunidades”, destacou a Secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista.

Mucopolissacaridose é um grupo de doenças genéticas raras. Essa condição causa diversas manifestações que dificultam o dia a dia do paciente, como hérnias, alterações faciais e limitações articulares.

A classe hospitalar é um serviço educacional oferecido a estudantes que, por motivos de saúde, precisam permanecer internados por longos períodos. Esse atendimento é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e, no RN, pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), e segue as Diretrizes da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo é minimizar os impactos da hospitalização na aprendizagem e garantir que os alunos não fiquem defasados em relação ao currículo escolar.

A SEEC mantém as classes hospitalares e domiciliares em instituições de saúde e residências, em cidades como Natal, Mossoró e Caicó, garantindo que o aprendizado não seja interrompido por adversidades médicas. Para isso, conta com o trabalho de 26 professores, distribuídos da seguinte forma: 21 atuam na 1ª Diretoria Regional de Educação (DIREC), três na 10ª DIREC e dois na 12ª DIREC.

Lucas representa o desejo e a luta pelo direito à educação, demonstrando que aprender dentro do ambiente hospitalar não é apenas uma possibilidade, mas uma realidade que transforma vidas. Seu percurso é um motivo de orgulho e reforça a certeza de que a educação abre caminhos e proporciona novas conquistas”, pontua Hamaúse Silva, professora da rede estadual que ensina em classe hospitalar em Mossoró e acompanhou a jornada de aprendizagem de Lucas.

A trajetória do estudante aprovado na UERN reforça a importância desse suporte educacional.

“O ano 2024 foi um ano de muita dedicação e esforço para Lucas, visando a aprovação. Os professores do Abel Coelho e da AACM não mediram esforços para garantir que nosso estudante continuasse o processo de escolarização e conquistasse sua vaga na universidade”, conclui Maria do Carmo Severo, subcoordenadora de Educação Especial da SEEC.

Fonte: Tribuna do Norte

PREFEITA NILDA GARANTE INÍCIO DO ANO LETIVO NESTA SEGUNDA-FEIRA (24)

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, inicia hoje (24) o ano letivo para os quase de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino. Após superar diversos desafios, que vão desde salários atrasados de merendeiras, porteiros e auxiliares de serviços gerais das escolas, até a falta de insumos e de manutenção das estruturas escolares, a Prefeita Nilda e sua equipe trabalharam incansavelmente nos últimos 40 dias para conseguir iniciar as aulas no dia de hoje. “Foi uma luta incansável, recebemos a educação sucateada, mas prometemos aos pais e aos alunos que iríamos resolver e começar o ano letivo, com este pequeno atraso de poucos dias, para garantir a educação de nossas crianças e jovens” revelou Nilda e concluiu que “eu sou professora e educação para mim sempre será prioridade”.

UFRN PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ   

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), está com inscrições abertas para 43 vagas nos cursos técnicos subsequentes de Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura. Para concorrer às vagas, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 7 de fevereiro de 2025.

As 43 vagas são distribuídas entre os três cursos, sendo: 15 para Agroindústria, 7 para Agropecuária e 21 para Aquicultura. A seleção será realizada por meio da análise do desempenho escolar dos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ou equivalentes, durante os três anos do Ensino Médio, ou, alternativamente, por meio de análise do desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Para concorrer, os candidatos precisam ser associados ou parentes de associados de sindicatos, ou colônias filiadas a uma das seguintes Organizações da Sociedade Civil: Organizações Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn); Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (Fetraf); Federação dos Pescadores e Aquicultores Artesanais do RN (Fepern); Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (Ocern). Para os candidatos ao curso de Aquicultura, será possível também anexar documentos que formalizem a profissão, como o Registro Geral da Pesca ou a Carteira de Pescador, o que dispensa a exigência de associação com as organizações mencionadas no edital.

Os resultados preliminares do processo seletivo serão divulgados no dia 12 de fevereiro de 2025 e o final está previsto para 17 de fevereiro. O início das aulas está marcado para 17 de março de 2025.

Os cursos oferecidos pela EAJ/UFRN são presenciais e com aulas em período integral, proporcionando uma formação intensiva para os alunos. Além do processo seletivo para os cursos, também haverá seleção para os Serviços de Assistência Estudantil, que oferecem benefícios como Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Alimentação. Os editais específicos para esses serviços serão publicados no site da EAJ/UFRN.

Interessados devem acessar o site da Comperve para realizar as inscrições e acessar o edital completo. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Secretaria Escolar da EAJ/UFRN pelo telefone (84) 3342-2297 (ramal 221) ou pelo e-mail secretariadaeaj@yahoo.com.br.

Fonte: Agora RN

UFRN ADIA INÍCIO DAS MATRÍCULAS PARA APROVADOS NO SISU; CONFIRA NOVAS DATAS

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou o adiamento do início da pré-matrícula institucional, que ocorreria nos dias 29 e 30 de janeiro.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN, o período de cadastro foi alterado conforme o Edital 01/2025, em razão do atraso na publicação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A lista de aprovados no Sisu deveria ter sido divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no domingo (26), mas houve atraso e os dados só foram disponibilizados no site nas primeiras horas da segunda-feira (27).

Com a alteração, o cadastro acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, com possibilidade de retificação no dia 4 de fevereiro.

No edital, estão disponíveis as orientações para o registro dos aprovados, feito exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

No cadastramento, o candidato aprovado envia os documentos requeridos para verificação de conformidade com as exigências para ingresso na UFRN. Já a matrícula é o ato que vincula o aluno a turmas de componentes curriculares em um determinado período letivo.

Segundo a UFRN, se o candidato tiver o cadastro aprovado, a matrícula em componentes curriculares será realizada de forma automática.

As outras universidades do estado, que utilizam o Sisu para ingresso, mantiveram o cronograma de matrículas previstos.

Fonte: g1RN

IRMÃS GÊMEAS DO INTERIOR DO RN SÃO APROVADAS EM MEDICINA APÓS TRÊS ANOS DE ESTUDOS: ‘SOMOS PARTE UMA DA OUTRA’

Foto: Cedida

As irmãs gêmeas Ana Caroline Silva de Queiroz e Ana Luiza Silva de Queiroz, de 21 anos, naturais de Doutor Severiano, no Rio Grande do Norte, conquistaram juntas o sonho de serem aprovadas no curso de Medicina após três anos de estudos.

Ana Luiza foi aprovada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Ana Caroline na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Estávamos há três anos tentando alcançar esse sonho. Assim que saí do ensino médio, tive dúvidas se de fato era isso que eu queria. Talvez por ser um curso muito concorrido, tinha medo de não conseguir. Cogitei fazer Medicina Veterinária, cheguei a passar na Ufersa em Mossoró, mas resolvi não cursar. Naquele dia, decidi que ia dar meu máximo para conseguir ser médica”, contou Luiza.

Desde a infância, Carol e Luiza estudaram juntas, passando por todas as etapas escolares, incluindo o ensino técnico de apicultura no Instituto Federal (IF). Em 2022, as duas se mudaram para Brasília, onde começaram a estudar por cursinhos online.

Sempre apoiamos uma à outra, nos cobrando de forma positiva e uma tirando as dúvidas da outra nas matérias em que éramos melhores. Nos últimos três anos, além de irmãs de sangue, fomos irmãs do mesmo sonho”, disse Luiza. Em 2023, as gêmeas conseguiram uma bolsa integral em um cursinho, em Fortaleza, e decidiram focar completamente na preparação.

Tivemos uma rede de apoio muito grande, amigos potiguares que, além de dividir a rotina cansativa de estudos, simulados e provas, dividiam os medos e incertezas. Isso tornou o processo um pouco mais leve”, explicou.

O resultado veio nesta segunda-feira (27), após um dia inteiro de expectativa. “Estávamos dormindo quando minha mãe chegou gritando no nosso quarto dizendo que o resultado tinha saído. Abrimos o site e estava lá, como a gente sempre sonhou: ‘Você foi selecionado na chamada regular’. Indescritível poder ler isso”, disse.

A aprovação foi comemorada por toda família, que sonhava com esse dia junto com as irmãs.

Viemos de uma família com poucas oportunidades de estudo. Meus pais nem sequer concluíram o ensino fundamental. Seremos as primeiras médicas da nossa família e uma das poucas pessoas com ensino superior. É um significado ímpar pra gente”, contou Luiza.

Sobre o significado da aprovação, Luiza definiu como “uma sensação de alívio e dever cumprido, um peso tirado das costas”. Para ela, a conquista também representa a oportunidade de “romper com um ciclo de falta de oportunidades e de ensino”.

Apesar da alegria, as irmãs agora enfrentam o desafio de se separarem pela primeira vez, já que foram aprovadas em universidades diferentes.

Estamos receosas porque, depois de 21 anos compartilhando rotina e amigos, vamos nos separar. Mas teremos sempre uma à outra, seja pelas chamadas de telefone ou em pensamento. Somos e sempre seremos parte uma da outra”, completou Luiza.

Fonte: Blog do BG