INSTITUTO ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA GRATUITO DE ALFABETIZAÇÃO EM NATAL

Foto: Divulgação

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. As aulas, gratuitas e com todo o material didático necessário incluído, terão início em março. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro no site do instituto em institutoyduqs.com.br/alfabetizacao ou diretamente na unidade da Estácio em Natal, localizada na Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim, Natal.

Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para centenas de alfabetizados. No primeiro semestre de 2025, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em novas regiões, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.

Com uma metodologia própria desenvolvida para a alfabetização de jovens e adultos, o programa possui dois módulos, cada um com duração de quatro meses. O módulo I capacita os alunos a ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II tem por objetivo o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita, acolhendo também o público que se enquadra no analfabetismo funcional.

Os módulos são independentes e contam com monitores – alunos dos cursos superiores, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – e a participação do corpo docente da instituição. As aulas, ministradas com ênfase na afetividade e sensibilidade, ocorrem duas vezes por semana, com três horas de duração cada.

“A cada conquista de um aluno alfabetizado, demonstramos que, apesar das dificuldades, a educação é a chave para uma vida melhor e mais independente para muitos brasileiros que só precisam da oportunidade certa. A cada semestre, queremos levar essa oportunidade para mais pessoas”, afirma Cláudia Romano.

A iniciativa tem a atriz Malu Mader como madrinha e reúne mais de 70 integrantes, entre coordenadores, professores e monitores dos cursos de licenciatura da Estácio. Ao todo, o programa já atendeu mais de 2.000 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno dos campi de ensino da Estácio que participam da iniciativa.

Analfabetismo no Brasil

Mesmo com avanços, o país ainda lida com números preocupantes. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos, dos quais 8,3 milhões têm mais de 40 anos. Esse problema é mais acentuado nas regiões Norte e Nordeste, afetando de maneira desproporcional mulheres negras, pardas e moradores de zonas rurais.

Para transformar a vida de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das unidades de ensino participantes. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.

Sobre o Programa de Alfabetização

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa de impacto social que busca combater o analfabetismo e promover a cidadania. Lançado em 2018, o programa utiliza uma metodologia própria que já alfabetizou mais de 2.000 pessoas. Em parceria com a Estácio, a iniciativa é oferecida gratuitamente em 18 campi localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 4 e 10 da ONU, o programa conta com cerca de 70 alfabetizadores comprometidos em promover a inclusão e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Saiba mais em institutoyduqs.com.br/alfabetizacao.

Fonte: Agora RN

SISU ABRE INSCRIÇÕES NESTA SEXTA COM 14.076 VAGAS NO RN PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E NÍVEL TÉCNICO

Foto: Divulgação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. No Rio Grande do Norte, as universidades públicas estão ofertando 14.076 vagas para cursos de graduação e nível técnico.

Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.

Como realizar a inscrição?
A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Como funciona a lista de espera?
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.

Confira oportunidades nas Universidades do RN:

UFRN
Nesta edição, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece 7.231 vagas distribuídas entre os campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Entre as principais novidades, está a presença de dois novos cursos: as graduações em Engenharia de Energia e em Inteligência Artificial. Além disso, vai ocorrer a ampliação de 30 vagas dos cursos de Medicina, que terão mais 20 vagas em Natal e mais 10 vagas na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM).

Ufersa
Já a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está ofertando 2.755 vagas, distribuídas em 30 cursos de graduação em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, para os dois semestres letivos do ano. Desse total, 1.374 vagas são para ampla concorrência e 1.381 vagas são reservadas para as condições estabelecidas na Lei de Cotas.

IFRN
Além de cursos de nível superior, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vai ofertar cursos de nível técnico, totalizando 1.581 vagas. Entre os cursos com maior número de vagas, está o de Gestão Pública no Campus Natal/central, com 80 oportunidades.

As vagas via Sisu estão distribuídos nos campi de Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Natal-Central, Natal-Centro Histórico, Natal-zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.

Uern
A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), por sua vez, vai disponibilizar 2.509 vagas para o Sisu 2025. As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. A quantidade de vagas de 2025 é a mesma de 2024.

Fonte: Blog do BG

MÃE DO RN CELEBRA NOTA 920 DE FILHO AUTISTA NA REDAÇÃO DO ENEM E GERA COMOÇÃO NAS REDES SOCIAIS: ‘SEMPRE SOUBE DO POTENCIAL DELE’

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)

Gabryel Vinícius, um jovem autista de 21 anos, natural de Caicó, alcançou 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A conquista foi celebrada com orgulho por sua mãe, Geisah Silva, que compartilhou o momento nas redes sociais.

Eu já sabia que ele tinha potencial. Ele sempre foi muito observador e curioso, mas precisava de um direcionamento. Coloquei ele em um cursinho de redação, que foi essencial para abrir mais a mente dele”, conta a mãe.

Geisah, mãe de Gabryel e de outros dois filhos, conta que, embora os desafios de criar um filho autista fossem grandes, ela sempre acreditou nas capacidades de Gabriel, assim como nas de seus outros filhos.

O jovem, que já havia prestado o Enem em edições anteriores, decidiu que 2024 seria o ano para alcançar um resultado ainda melhor. Segundo a mãe, ele enfrentou desafios, mas nunca perdeu a motivação.

Mesmo quando ele não conseguiu a nota que precisava no ano passado, ele disse: ‘Mãe, está tudo bem. Este ano vou me preparar e tirar uma nota excelente.’ E ele conseguiu”, lembra.

Para alcançar a nota, Gabryel seguia uma rotina de estudos em casa e no cursinho de redação. Geisah acompanhava de perto a rotina do filho, oferecendo o suporte necessário para que ele se mantivesse motivado.

Como parte dessa preparação, a mãe comprou um notebook para ajudar Gabryel a estudar as outras disciplinas.

O notebook foi essencial. Ele estudava as outras matérias em casa, assistindo a vídeos no YouTube e se dedicando ao máximo”, relata Geisah.

Para garantir que o filho tivesse o equipamento necessário, ela parcelou o valor em 18 vezes. “Ainda estou pagando, mas sei que valeu a pena. Eu sabia que isso era importante para ele”, relata.

A mãe descreve o filho como um jovem reservado, sem redes sociais, mas extremamente inteligente e dedicado. Durante a pandemia, ele desenvolveu uma paixão por cozinhar, chegando a preparar as refeições da casa.

Hoje, ele está dividido entre as áreas de gastronomia, odontologia e pedagogia, mas ainda está avaliando qual caminho seguirá.

Ele aprende tudo muito rápido. Eu sempre soube do potencial dele. O mais importante foi acreditar e dar o suporte necessário para ele se desenvolver”, afirma.

Fonte: Blog de Daltro Emerenciano
Vídeo: Reprodução

JOVEM DE BARAÚNA É A ÚNICA POTIGUAR A TIRAR MIL NA REDAÇÃO DO ENEM 2024

Foto: Reprodução/Instagram

A estudante Anna Beatriz Rebouças Bezerra Veríssimo, 21 anos, foi a única candidata do Rio Grande do Norte a tirar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ela reside na cidade de Baraúna, na região Oeste Potiguar, e tem o objetivo de cursar medicina na graduação.

Anna Beatriz nasceu em Mossoró, também no Oeste Potiguar, mas mora em Baraúna com a família. De acordo com a professora de redação, Marcela Melo, a jovem estuda para o Enem desde 2019, quando estava no segundo ano do Ensino Médio.

Em contato com a reportagem da Tribuna do Norte, a professora comemorou a conquista da aluna. “Estou muito feliz, porque ela merece. Há muito tempo que sou professora dela e posso comprovar a sua dedicação”, disse a educadora.

Minha filha, quanto orgulho de você, mas eu sabia que na hora de Deus chegaria a tua tão sonhada nota 1.000. Só nós sabemos da sua dedicação, seu esforço”, disse a mãe, Olívia Bezerra, em publicação nas redes sociais.

Fonte: Tribuna do Norte

ENEM 2024: APENAS 12 CANDIDATOS CONSEGUEM NOTA MÁXIMA, SENDO 1 ESTUDANTE NO RN

 

Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos dez anos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 12 alunos chegaram à nota máxima.

O resultado do Enem de 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação.

De acordo com o Ministério da Educação, apenas 12 alunos atingiram a nota máxima. As redações nota mil estão em:

Alagoas

Ceará

Distrito Federal

Goiás

Maranhão

Pernambuco

Rio Grande do Norte

São Paulo

Rio de Janeiro

Minas Gerais

Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. Os demais tiveram apenas um aluno com a pontuação máxima.

O MEC ainda informou que, na rede pública, apenas uma redação teve nota máxima. Os demais são da rede particular.

Neste ano, o tema da redação na aplicação regular foi ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. A proficiência média da redação, que considera média das notas de todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.

Menor número em dez anos

O número de notas mil deste ano é o menor registrado em dez anos, segundo os dados do Ministério da Educação. Antes, o menor número registrado tinha sido em 2022, após a pandemia, quando 18 alunos tiveram a nota máxima. (Veja abaixo)

Para o professor de redação do curso Anglo, Sérgio Paganim, a queda do número de redações é um reflexo de uma banca de correção mais rígida. Ele explica que o tema foi considera fácil, porque está em debate e é abordado de vários aspectos em matérias ao longo do Ensino Médio.

Segundo Paganin, com um tema mais fácil, a banca acabou sendo mais rigorosa com o repertório que o aluno apresentou.

Fonte: g1

RESULTADOS DO ENEM 2024 SERÃO DIVULGADOS ÀS 10H NESTA SEGUNDA-FEIRA

Foto: José Aldenir/Agora RN

Nesta segunda-feira 13 os estudantes brasileiros interessados em ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) saberão, finalmente, os resultados das provas, que foram realizadas nos dia 3 e 10 de novembro do ano passado.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão as notas a partir das 10h (horário de Brasília). Em seguida, uma coletiva de imprensa vai trazer mais detalhes sobre os principais dados do Enem.

De olho no Sisu
As notas poderão ser usadas para ingresso na educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu, até as 23h e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Enem e não tenham zerado a prova de redação.

Fonte: Blog do BG

[VÍDEO] LAGOA DE PEDRAS – PREFEITA JANAÍNA DE SALIN INICIA GESTÃO INVESTINDO NA EDUCAÇÃO E ANUNCIA NOVIDADES PARA 2025

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)

A Prefeita de Lagoa de Pedras, Janaína de Salin, participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para dar boas-vindas e apresentar as iniciativas que visam transformar a educação no município.

Entre as novidades para 2025, a Prefeitura anunciou a abertura das matrículas para a Rede Municipal de Ensino a partir de 13 de janeiro, com atendimento em dois turnos. Além disso, serão oferecidos serviços de atendimento psicopedagógico, aulas de inglês do 1º ao 9º ano, reforço escolar, curso de informática para o Fundamental II e atividades extracurriculares para alunos com bom rendimento e frequência escolar. Os alunos matriculados ainda receberão kits escolares e concorrerão ao sorteio de tablets. Já os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão um benefício especial: um sacolão mensal para cada matrícula realizada.

FIES TERÁ MAIS DE 112 MIL NOVAS VAGAS EM 2025

Foto: © José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (2) que vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo semestre.

A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada na terça-feira, 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies)”, destacou a pasta, em nota.

A resolução, de acordo com o ministério, também antecipa a oferta de vagas semelhantes para o Fies para os anos de 2026 e 2027, conforme previsto no plano trienal.

Entenda
O fundo foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, segundo o MEC, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Fies Social
Em 2024, a pasta lançou o Fies Social, que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.

Fonte: Ponta Negra News

UFRN OFERTA MAIS DE 7 MIL VAGAS EM CINCO CIDADES POR MEIO DO SISU 2025

Foto: Magnus Nascimento

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferta, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um total de 7.231 vagas distribuídas entre os campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. O SiSU acontece entre 17 a 21 de janeiro. Enquanto o cadastro dos candidatos aprovados está previsto para acontecer de 27 a 31 de janeiro de 2025.

A edição do SiSU-2025 terá novidades na UFRN, visto que serão ofertados dois novos cursos, as graduações em Engenharia de Energia e em Inteligência Artificial; houve a transferência de cinco vagas do curso de Ciência da Computação do reingresso específico para o SiSU; e ocorrerá a ampliação de 30 vagas dos cursos de Medicina, que terão mais 20 vagas em Natal e mais 10 vagas na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM).

Além das vagas via SiSU, a UFRN oferta cursos com ingresso por meio do Processo Seletivo Específico (PSE), que incluem 166 vagas, e pelo reingresso específico, com mais 479 vagas, totalizando 7.876 vagas de graduação presencial. Para informações sobre o SiSU-UFRN, os candidatos podem acessar o site.

Novos cursos
O quadro de vagas da UFRN conta com dois novos cursos: Engenharia de Energia, com 40 vagas via Sisu para o campus Natal; e Inteligência Artificial, que irá ofertar 40 vagas via reingresso específico para o campus Natal.

Fonte: Tribuna do Norte

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA CALENDÁRIO DO SISU 2025

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira (26) o Edital nº 35/2024, que publiciza o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da chamada regular será divulgado no Portal dia 26 de janeiro.

Confira o calendário de 2025 do Sisu:
– Inscrição: 17 a 21 de janeiro
– Chamada regular: 26 de janeiro
– Matrícula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31 de janeiro
– Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro

Assim como na edição do ano passado, o Sisu terá apenas uma edição, sem o processo seletivo que normalmente ocorria no segundo semestre do ano.

Por meio da etapa única, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em universidades públicas, em cursos que as aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre

Para se inscrever no Sisu 2025, é preciso que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Enem e não tenha zerado a prova de redação.

É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 como treineiro.

Sistema de cotas
Os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas, os critérios são de raça e de renda, entrarão na concorrência dos cotistas.

A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Lista de espera
A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes do Sisu durante todo o ano, para preenchimento das vagas que não forem ocupadas na chamada regular.

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Fonte: O Potengi