ALÉM DE PORTUGAL, UNIVERSIDADES NOS EUA E CANADÁ ACEITAM A NOTA DO ENEM

Foto: Reprodução

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido uma porta de entrada para diversas universidades estrangeiras – não só em Portugal. É mais uma oportunidade para estudantes que desejam cursar o ensino superior fora do país.

Além das 35 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem, instituições dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também entraram nesse movimento.

Na avaliação do processo do estudante internacional podem ser considerados outros resultados como o CR (coeficiente de rendimento) obtido no ensino médio. Em algumas universidades, estas notas também são requisitos na candidatura.

A pontuação no exame, que avalia habilidades em diversas áreas do conhecimento, é vista [em países que possuem acordos de cooperação educacional com o Brasil] como um método justo e comparável para a seleção de estudantes estrangeiros”, explica Ana Barduchi, gerente pedagógica do Grupo Salta Educação.

Portugal
O Enem Portugal — como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep com universidades do país europeu — foi criado em 2014.

O programa se tornou possível graças a uma mudança na legislação portuguesa, a partir do Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, que regulamentou o estatuto do estudante internacional.

Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de alunos internacionais. E a Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar o acordo, em maio de 2014.

Estados Unidos
Os Estados Unidos também passaram a considerar o Enem em seus processos seletivos. Universidades como a New York University (NYU) e a Northwestern University, por exemplo, permitem o uso da pontuação do exame brasileiro em suas avaliações de candidatos.

Reino Unido
No Reino Unido, as universidades de Kingston, Glasgow e Birkbeck adotam o Enem como parte dos requisitos para admissão de estudantes internacionais para cursos de graduação. Além disso, é comum que o processo tenha exigências adicionais, como testes de proficiência em inglês e entrevistas.

Canadá
Entre as universidades que aceitam o Enem no Canadá está a Universidade de Toronto – embora a instituição tenha critérios adicionais. A Humber College e a Trent University também utilizam a nota do exame para ingresso dos alunos.

O acesso ao ensino superior no exterior é facilitado a partir do Enem, além de incentivar a internacionalização da educação e a troca de experiências acadêmicas e culturais. No entanto, é preciso se atentar aos demais critérios exigidos pelas universidades.

Cada instituição possui critérios específicos para o ingresso. Algumas delas exigem notas mínimas no exame, proficiência em idiomas e até entrevistas com o candidato. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, o Enem pode ser apenas um dos elementos considerados no processo de admissão, junto com o histórico escolar e cartas de recomendação”, ressalta a gerente pedagógica.

Fonte: Blog do BG

IFRN OFERTA MAIS DE 600 VAGAS PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS

Foto: Divulgação/ Reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Secretaria do Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) abriu, na quarta-feira (18), as inscrições para 690 vagas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltados para qualificação profissional de jovens em todo o estado.

As pessoas interessadas poderão concorrer desde que tenham entre 16 e 29 anos na data de início do curso, salvo exigência de curso específico pela maioridade, estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, e tenham concluído o ensino fundamental.

Vagas
As vagas contemplam os cursos: Agente cultural, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de Manutenção Predial, Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiente Local, Desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais, Editor de vídeo, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Gravação e Edição de Áudio, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Programador Web e Vendedor.

Os cursos serão ofertados em dez cidades: Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Santa Cruz e São Paulo do Potengi; as aulas aconteceram a partir do mês de novembro de 2024, com previsão de término dos cursos entre fevereiro e março de 2025.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até 9 de outubro na página do Projeto Jovem Potiguar, mediante o preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página. No ato do preenchimento do formulário será necessário informar o nome completo, CPF, número de celular, e e-mail, assim como declarar, quando aplicável, se tem ensino fundamental completo, se é egresso do sistema socioeducativo e se é uma pessoa transexual.

Especificamente em relação ao curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, destinado a jovens da agricultura familiar, será exigida declaração de associação a sindicato ou cooperativa de agricultura familiar no momento do preenchimento do formulário como pré-requisito de habilitação.

As relações de pessoas pré-inscritas e os resultados desse processo seletivo serão divulgadas, também na página do projeto, em 22 de outubro.

Fonte: Ponta Negra News

ESCOLA BRASILEIRA ESTÁ ENTRE AS TRÊS MELHORES DO MUNDO; SAIBA QUAL

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na Vila Isolina Mazzei, zona leste da cidade de São Paulo, está entre as três finalistas de uma das categorias dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo, em inglês, World’s Best School Prizes, em 2024. A escola é pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica artística.

O Projeto Xadrez, iniciado pelo professor Leonardo Alcântara, usa o jogo como ferramenta para aprimorar habilidades cognitivas e de interação social, ensinando os alunos a pensarem no futuro e considerarem as consequências de suas ações tanto dentro quanto fora do tabuleiro. Da mesma forma, os programas de atletismo e ginástica artística, introduzidos pelo professor Luiz Fernando Junqueira, visam não apenas o desenvolvimento físico, mas também a construção de resiliência e trabalho em equipe.

Segundo a organização do prêmio, esses programas têm demonstrado sucesso, evidenciado pelo aumento da participação dos alunos em campeonatos nacionais e pela maior coesão comunitária. Pais e organizações locais estão envolvidos ativamente, apoiando não apenas com a presença, mas também participando de eventos e workshops, o que mostra o impacto das iniciativas da escola na comunidade local.

A escola concorre na categoria Colaboração Comunitária e poderá ganhar 10 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 55 mil. As demais finalistas na categoria são o Colegio María de Guadalupe, da Argentina, e Community School Salomé Ureña, dos Estados Unidos.

Prêmio
A premiação foi fundada pela T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, em 2022, para dar visibilidade a escolas que podem compartilhar suas melhores práticas em todo mundo. O prêmio tem cinco categorias: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoio a Vidas Saudáveis.

Este ano, o vencedor de cada um dos cinco prêmios será anunciado em outubro. Eles serão selecionados por uma academia de júri, composta por acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado de diversos países.

Além disso, o escolhido do Prêmio Escolha da Comunidade, determinado por voto público, receberá a adesão ao Melhor Escola para Trabalhar, em inglês, Best School to Work, um programa voltado para apoiar a gestão escolar especialmente no recrutamento e retenção de professores.

Os vencedores e finalistas dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo serão convidados para o World Schools Summit, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro. O evento reunirá líderes globais de educação, além daquelas consideradas as melhores escolas do mundo.

Fonte: Tribuna do Norte

[VÍDEO] PREFEITO MIGUEL CABRAL ENTREGA REFORMA DA ESCOLA IZABEL MOURA EM SÃO PEDRO

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)


O prefeito de São Pedro, Miguel Cabral, entregou nesta semana a reforma e ampliação da Escola Municipal Izabel Moura. Agora, a escola conta com uma área coberta, mobiliário completamente novo, todas as salas climatizadas, laboratório móvel e projetores modernos. Também foi construído um novo espaço para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da entrega de 25 novos notebooks e fardamento para todos os alunos. A obra é vista como um marco na educação do município, melhorando as condições de estudo e trabalho.

Durante a inauguração, o prefeito Miguel Cabral ficou emocionado ao ser recebido pelas crianças. “Confesso que me emocionei quando cheguei e vi tantas crianças felizes me abraçando. Segundo Papai do Céu, quando a gente tem o bem querer das crianças, a gente tem a benção de Deus. Sou muito grato, apesar das dificuldades, pelo reconhecimento dessas crianças. Para mim, é tudo“, disse o prefeito.

SALATIEL FIRMA COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO E FALA EM REFORÇAR ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Foto: Reprodução

O candidato a prefeito de Parnamirim Salatiel (PL) se comprometeu a investir em uma série de melhorias na educação do município. Entre as propostas defendidas por Salatiel, estão a ampliação do número de escolas cívico-militares no município, a construção de cinco centros municipais de educação infantil (Cmeis) com funcionamento em tempo integral e cinco refeições ao dia e a premiação de professores e alunos da rede pública de ensino.

Nesta quinta-feira 12, Salatiel confirmou que recebeu o compromisso de destinação de emendas dos senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Rogério Marinho (PL) e de cinco deputados federais para a construção de cinco novas escolas em Parnamirim.

Temos dialogado com os senadores que nos apoiam e os cinco deputados federais, e cada um já tem assumido o compromisso de, no primeiro ano, colocar uma emenda no valor de R$ 3,6 milhões, cada um, para que possamos construir essas cinco escolas já no segundo ano do governo. Escolas no padrão MEC, com 12 salas de aula, cada”, explicou o candidato.

O candidato destacou que uma de suas principais metas na área é concluir seu mandato na Prefeitura Municipal com cinco escolas cívico-militares instaladas no município. Atualmente, Parnamirim tem duas unidades. Segundo Salatiel, este é um modelo reconhecido nacionalmente por, entre outros benefícios, promover um melhor rendimento de aprendizado entre os estudantes.

O modelo das escolas cívico-militares é reconhecido como de sucesso no país e traz disciplina, ordem e organização. Também têm apresentado as melhores notas quando comparadas com o modelo tradicional”, disse Salatiel, ressaltando que sua gestão investirá “nos dois modelos de ensino”.

Salatiel explicou também como será a questão da premiação de professores e estudantes. “Escolhendo aquele que atingiu a melhor nota, no caso do aluno, a gente pode premiá-lo com um notebook. Estamos pensando em premiar com, por exemplo, uma montagem de uma usina solar na residência dele, pegando as famílias mais pobres. E premiar o professor e a equipe pedagógica da escola com algum equipamento”, disse.

Fonte: Agora RN

ESTUDANTE DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM VENCE PRÊMIO NACIONAL


Foto: Reprodução

Com apenas sete anos de idade, Ettore Fernandes, estudante da rede municipal de Parnamirim, foi o primeiro no Rio Grande do Norte a receber o título de Sócio Mirim da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AEITA), premiação nacional para identificação de novos talentos. Sendo um dos 10 escolhidos entre todo Brasil, o estudante poderá conhecer o polo aeroespacial brasileiro e fomentar o conhecimento das ciências.

De acordo com Rosy Ecartyson, mãe de Ettore, ele sempre demonstrou um desenvolvimento superior às crianças da sua idade, falando as primeiras palavras com apenas cinco meses e com quatro anos já contava até 150 em inglês, a partir de ensinamentos de um desenho na língua estadunidense.

Foram cerca de oito avaliações com uma neuropsicóloga até chegar a esse diagnóstico de altas habilidades, aos cinco anos. Tudo que ele quiser, ele aprende muito mais rápido e muito profundo, mas ele realmente tem uma paixão muito grande por astronomia”, relata.

Naturais de São Paulo e adotando o Rio Grande do Norte como nova morada neste ano, Ettore atualmente estuda na Escola Municipal Enedina Eduardo do Nascimento, localizada na região metropolitana de Natal. Para lidar com o diagnóstico de altas habilidades, Ettore passou por uma aceleração de série. “Se fosse no ensino regular, ele estava no 1º ano, mas hoje está cursando o 3º [do Ensino Fundamental Anos Iniciais]. Dificuldades para atender altas habilidades na rede pública é a mesma em todo lugar, mas ele está inserido em uma educação especial”, afirma Rosy, mãe de Ettore.

A AEITA reúne mais de 7 mil engenheiros formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde 1950 e tem como objetivo fomentar engrandecimento da tecnologia aeroespacial no Brasil, além da promoção do desenvolvimento econômico, social e da educação. Para incentivar esse interesse em ciências e tecnologia entre crianças e adolescentes, em 2022 foi criado o Sócio Mirim.

Por permitir inscrições apenas a partir dos 7 anos de idade, essa foi a primeira vez que Ettore conquistou o prêmio. No total, foram premiados cinco estudantes entre sete a 10 anos, e mais cinco entre 11 a 14 anos. De acordo com Kleber Grasso, coordenador do Prêmio, o projeto ajuda no desenvolvimento desses jovens talentos, consolidando também um auxílio aos pais dos estudantes escolhidos. “Atualmente são cerca de 150 a 160 pais e mães estão nesse grupo para ajudá-los a orientar melhor seus filhos, dado que o Estado brasileiros não atende esse público”, afirma.

Além dessa conquista, Ettore é medalhista em diversas áreas de conhecimento, como ciências, exatas e lingüísticas. Ainda em novembro deste ano, ele deve viajar com todos os custos pagos pela AEITA para conhecer todo o Complexo Aeroespacial Brasileiro, localizado no município de São José dos Campos, em São Paulo.

Fonte: Tribuna do Norte

IFRN DIVULGA EDITAL COM 3,5 MIL VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Foto: Alberto Leonardo

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou, nesta segunda-feira (2), o edital que estabelece as normas do Exame de Seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Segundo o IFRN, O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 de dezembro de 2024.

Ao todo, são 3.584 vagas, distribuídas entre os 22 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre de 2025. As pessoas interessadas poderão concorrer tanto pela lista geral quanto pelas listas específicas de concorrência, conforme o sistema de cotas.

O processo seletivo será realizado através da aplicação de três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha); Matemática (também com 20 questões de múltipla escolha) e uma Produção Textual escrita.

Inscrições e isenção
As pessoas interessadas deverão se inscrever exclusivamente online, através da Área do Candidato, disponível na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), que é responsável pela execução do processo seletivo. O período de inscrições para o Exame de Seleção terá início às 14h do dia 5 de setembro e permanecerá aberto até 1º de outubro de 2024.

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 50 (cinquenta reais), vai de 5 a 17 de setembro de 2024. Será necessário preencher o formulário de Requerimento de Isenção, disponível na Área do Candidato, no qual o número do NIS do estudante no CadÚnico (com 11 dígitos) deverá ser informado, obrigatoriamente.

Conforme o Edital, o Cartão de Inscrição para a realização da prova estará disponível, na Área do Candidato, a partir do dia 14 de outubro. O Cartão indicará o local de realização das provas, que vão ocorrer no dia 20 do mesmo mês.

Bônus ProITEC
A pontuação final dos estudantes homologados e matriculados no ProITEC 2024 será utilizada no processo seletivo, conforme a Política de Bonificação do Programa. Essa política aplica um percentual das notas obtidas nas provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania como bônus nas provas de múltipla escolha do Exame de Seleção.

O Bônus ProITEC será calculado com base em percentuais sobre a pontuação normalizada para 100 pontos. Para a prova de Língua Portuguesa e de Matemática, o bônus será de 4% da nota obtida. Já o bônus referente à prova de Ética e Cidadania será de 1%. Os bônus serão somados à nota obtida nas provas de múltipla escolha do Exame de Seleção.

Heteroidentificação
A autodeclaração de candidatos como negros ou indígenas no processo seletivo do IFRN será confirmada por meio de um procedimento de heteroidentificação, conduzido por uma comissão específica. A validação, realizada conforme Resolução aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto, baseia-se nas características físicas das pessoas candidatas, sem levar em conta documentos ou ascendência.

Os estudantes autodeclarados negros devem comparecer à Comissão Local de Heteroidentificação entre 2 e 9 de dezembro de 2024, onde preencherão e entregarão o formulário de autodeclaração e autorização de imagem. Durante o procedimento, que será gravado para segurança e integridade, a pessoa candidata deverá confirmar sua autodeclaração, autorizar a gravação, mostrar o dorso das mãos e realizar movimentos para visualização dos perfis do rosto, além de assinar uma declaração de comparecimento.

Cronograma
O cronograma com as principais datas está disponível a seguir para facilitar o acompanhamento das pessoas candidatas. Para informações mais detalhadas, o cronograma completo pode ser consultado diretamente no edital.

Fonte: Tribuna do Norte