ENEM 2024: CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO COM LOCAL DE PROVA É DIVULGADO; VEJA COMO CONSULTAR

Foto: Reprodução

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem conferir em que local irão fazer as provas. A informação está disponível no cartão de confirmação de inscrição, divulgado nesta terça-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para conferir o documento, é preciso acessar a página do participante, utilizando o login gov.br (CPF e senha). O candidato pode consultar o local de prova, além de informar o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo) e de tratamento por nome social.

Cronograma do Enem 2024
– Divulgação dos locais de prova: 22/10/2024
– Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
– Divulgação do gabarito: 20/11/2024
– Divulgação do resultado: 13/1/2025

Fonte: Portal 98FM

AULÃO DO “SE LIGA NO ENEM”  REÚNE QUASE 700 ESTUDANTES EM NATAL

Foto: Márcia Elisa

Os estudantes da rede estadual de educação estão sendo preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio neste sábado 19, com a realização do Aulão do projeto “Se Liga no ENEM“, realizado na Escola de Governo, em Natal, com a participação de cerca de 700 estudantes de 20 escolas estaduais. A ação também ocorre no interior do estado de acordo com cronograma local.

O aulão, que terá outra edição no próximo dia 26, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), organizada pela Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM) em parceria com a 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (1ª DIREC). A proposta é reforçar os conteúdos das principais áreas do conhecimento abordadas no ENEM, garantindo um suporte adicional aos alunos da rede estadual que estão se preparando para o exame, previsto para novembro.

Entre as escolas participantes, estão instituições como o Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino, as escolas estaduais Antônio Pinto, Walfredo Gurgel, Soldado Luiz Gonzaga e muitas outras que compõem a rede de ensino da região metropolitana. O evento visa proporcionar uma revisão intensiva, ampliando o conhecimento dos alunos e potencializando suas chances de alcançar um bom desempenho no exame. Neste aulão os estudantes poderão fazer revisão nas áreas de Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Redação.

“A iniciativa faz parte das estratégias do Governo do RN para garantir mais oportunidades de acesso ao ensino superior, através de uma preparação mais sólida para os estudantes da rede estadual”, frisa Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Com o crescente número de inscritos no ENEM e a relevância da prova para o ingresso nas universidades públicas e privadas do país, a ação reforça o compromisso da gestão estadual em promover uma educação inclusiva e de qualidade. Miguel Batista Santos, estudante da 3ª série do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino, aponta a importância das aulas preparatórias para o ENEM.

“Estamos indo além da base curricular comum. Com os aulões conseguimos aprender mais do que o que já é oferecido na escola, funcionando como um aprofundamento dos conteúdos. Isso vai ser essencial na hora do Enem. Essas aulas ajudam muito, é um momento de imersão total. Passamos horas estudando, junto com centenas de outros estudantes e vários professores. O ambiente colaborativo faz diferença. Essa troca de experiências, com pessoas de diferentes escolas e realidades, faz toda a diferença”, pontua Miguel. O estudante deseja ingressar no curso de Biologia na UFRN.

Saiba mais 

O projeto “Se Liga no ENEM” conta com a mobilização por meio dos fóruns de estudantes, que servem para acompanhar e apoiar cada passo do calendário do Enem. Essa etapa, que já foi iniciada, incluiu a solicitação de isenção da taxa de inscrição e o incentivo à dedicação contínua ao longo do ano, até a realização do exame e o registro das estatísticas de ingresso ao ensino superior, considerando a via de acesso, às instituições e os cursos escolhidos.

Um dos pilares do ‘Se Liga no ENEM’ é a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (AVA/RIEH). Esse ambiente virtual é uma ferramenta essencial para a preparação dos estudantes, oferecendo uma série de recursos como videoaulas, palestras, materiais de estudo e simulados. Essa parte do projeto é realizada em parceria com a Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE).

Fonte: Agora RN

MEC ESTUDA PROIBIR USO DO CELULAR NA SALA DE AULA

 

Foto: Shutterstock

O Ministério da Educação (MEC) está elaborando um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas em todo o Brasil. A proposta, que deve ser anunciada ainda em outubro, faz parte de uma série de ações voltadas para restringir o uso de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes no ambiente escolar. A medida está em discussão entre governo, educadores e entidades, que debatem se a proibição deve ser aplicada em toda a escola ou apenas dentro das salas de aula.

De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2022, 45% dos estudantes brasileiros relataram que o uso de dispositivos eletrônicos durante as aulas causa distrações frequentes. Esse percentual está 15 pontos acima da média registrada entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que chamou a atenção de especialistas e reforçou a necessidade de ações para reduzir essas distrações.

No entanto, algumas escolas buscam alternativas mais equilibradas em relação ao uso de tecnologia. Um exemplo é a Casa Escola, que adota uma abordagem que integra o uso consciente de dispositivos eletrônicos nas atividades pedagógicas. “Não somos contra o uso de tecnologia, mas acreditamos que ela deve estar a serviço do aprendizado, e não o contrário. Nosso foco é no desenvolvimento saudável da criança, que inclui o contato com a natureza, a experimentação dos espaços ao ar livre, a interação no mundo real com os colegas e as manualidades”, explica Priscila Griner, diretora da instituição.

A Casa Escola, segundo Griner, oferece atividades práticas que incentivam a interação social, o aprendizado sensorial e o desenvolvimento criativo. O coordenador da escola, Jorge Raminelli, ressalta a importância de equilibrar o uso da tecnologia: “Os alunos vivem em um mundo digital, mas aqui na Casa Escola oferecemos a oportunidade de desconectar e experimentar a vida de outra maneira. Nossa preocupação é garantir que a tecnologia seja uma ferramenta de apoio, e não uma distração.”

A pesquisa TIC Educação 2023, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, aponta que 20 estados brasileiros já possuem leis que limitam o uso de celulares nas escolas. No entanto, apenas 12% das instituições afirmaram que realmente adotam essa prática. A Casa Escola, por sua vez, continua buscando um equilíbrio entre o digital e o real, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento das crianças em um ambiente que valoriza tanto o aprendizado tecnológico quanto as experiências práticas e criativas.

Fonte: O Poti News

IFRN ABRE INSCRIÇÕES PARA 1.000 VAGAS NO EMBARCATECH

Foto: José Aldenir/AGORARN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a abertura do processo seletivo para o curso de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Embarcados, parte do Projeto de Residência em TIC 37 – EmbarcaTech. Ao todo, estão disponíveis 1.000 vagas para os campi Natal-Zona Leste e Currais Novos. As inscrições podem ser feitas até 1º de novembro de 2024, exclusivamente pelo Portal do Candidato no site do IFRN.

Voltado para maiores de 18 anos que já concluíram o Ensino Médio, o curso exige ainda que os candidatos tenham formação em cursos técnicos ou de graduação nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ou engenharias. O coordenador do projeto em Natal e docente do IFRN/ZL, Wagner de Oliveira, explica que o objetivo é “capacitar profissionais para atender à crescente demanda no setor, destacando a importância dos sistemas embarcados no cenário tecnológico atual”.

O coordenador do EmbarcaTech em Currais Novos e professor do IFRN, Andouglas Júnior, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento regional, afirmando que interiorizar a inovação é uma forma de promover o crescimento do Estado e impulsionar o avanço em áreas menos atendidas. Além disso, o coordenador destaca que “será uma oportunidade muito importante para eles (profissionais que participarem do programa)”.

Sobre a residência tecnológica no IFRN
O EmbarcaTech será coordenado pelo laboratório LAICA do IFRN, que atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de robótica, sistemas embarcados e tecnologias educacionais. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que prevê bolsas de estudo para os participantes.

O curso será oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), com aulas síncronas e assíncronas, começando em 18 de novembro de 2024. Ao final do curso, 100 alunos serão selecionados para uma residência tecnológica, em formato híbrido, com bolsas mensais de R$3.100,00 e parceria com empresas do setor.

Os interessados podem conferir o edital completo e mais informações no site do IFRN.

IFRN lança editais com mais de 150 vagas em cursos técnicos e superiores
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a abertura das inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes em cursos técnicos e superiores para o segundo semestre letivo de 2024. As oportunidades estão disponíveis através dos Editais nº 25/2024 e nº 26/2024, voltados para cursos técnicos subsequentes e superiores de graduação, respectivamente.

As aulas nos cursos técnicos e superiores estão previstas para começar conforme o calendário acadêmico de cada campus do IFRN, sendo ainda no segundo semestre de 2024.

Fonte: Agora RN

ALÉM DE PORTUGAL, UNIVERSIDADES NOS EUA E CANADÁ ACEITAM A NOTA DO ENEM

Foto: Reprodução

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido uma porta de entrada para diversas universidades estrangeiras – não só em Portugal. É mais uma oportunidade para estudantes que desejam cursar o ensino superior fora do país.

Além das 35 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem, instituições dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também entraram nesse movimento.

Na avaliação do processo do estudante internacional podem ser considerados outros resultados como o CR (coeficiente de rendimento) obtido no ensino médio. Em algumas universidades, estas notas também são requisitos na candidatura.

A pontuação no exame, que avalia habilidades em diversas áreas do conhecimento, é vista [em países que possuem acordos de cooperação educacional com o Brasil] como um método justo e comparável para a seleção de estudantes estrangeiros”, explica Ana Barduchi, gerente pedagógica do Grupo Salta Educação.

Portugal
O Enem Portugal — como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep com universidades do país europeu — foi criado em 2014.

O programa se tornou possível graças a uma mudança na legislação portuguesa, a partir do Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, que regulamentou o estatuto do estudante internacional.

Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de alunos internacionais. E a Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar o acordo, em maio de 2014.

Estados Unidos
Os Estados Unidos também passaram a considerar o Enem em seus processos seletivos. Universidades como a New York University (NYU) e a Northwestern University, por exemplo, permitem o uso da pontuação do exame brasileiro em suas avaliações de candidatos.

Reino Unido
No Reino Unido, as universidades de Kingston, Glasgow e Birkbeck adotam o Enem como parte dos requisitos para admissão de estudantes internacionais para cursos de graduação. Além disso, é comum que o processo tenha exigências adicionais, como testes de proficiência em inglês e entrevistas.

Canadá
Entre as universidades que aceitam o Enem no Canadá está a Universidade de Toronto – embora a instituição tenha critérios adicionais. A Humber College e a Trent University também utilizam a nota do exame para ingresso dos alunos.

O acesso ao ensino superior no exterior é facilitado a partir do Enem, além de incentivar a internacionalização da educação e a troca de experiências acadêmicas e culturais. No entanto, é preciso se atentar aos demais critérios exigidos pelas universidades.

Cada instituição possui critérios específicos para o ingresso. Algumas delas exigem notas mínimas no exame, proficiência em idiomas e até entrevistas com o candidato. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, o Enem pode ser apenas um dos elementos considerados no processo de admissão, junto com o histórico escolar e cartas de recomendação”, ressalta a gerente pedagógica.

Fonte: Blog do BG

IFRN OFERTA MAIS DE 600 VAGAS PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS

Foto: Divulgação/ Reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Secretaria do Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) abriu, na quarta-feira (18), as inscrições para 690 vagas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltados para qualificação profissional de jovens em todo o estado.

As pessoas interessadas poderão concorrer desde que tenham entre 16 e 29 anos na data de início do curso, salvo exigência de curso específico pela maioridade, estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, e tenham concluído o ensino fundamental.

Vagas
As vagas contemplam os cursos: Agente cultural, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de Manutenção Predial, Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiente Local, Desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais, Editor de vídeo, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Gravação e Edição de Áudio, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Programador Web e Vendedor.

Os cursos serão ofertados em dez cidades: Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Santa Cruz e São Paulo do Potengi; as aulas aconteceram a partir do mês de novembro de 2024, com previsão de término dos cursos entre fevereiro e março de 2025.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até 9 de outubro na página do Projeto Jovem Potiguar, mediante o preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página. No ato do preenchimento do formulário será necessário informar o nome completo, CPF, número de celular, e e-mail, assim como declarar, quando aplicável, se tem ensino fundamental completo, se é egresso do sistema socioeducativo e se é uma pessoa transexual.

Especificamente em relação ao curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, destinado a jovens da agricultura familiar, será exigida declaração de associação a sindicato ou cooperativa de agricultura familiar no momento do preenchimento do formulário como pré-requisito de habilitação.

As relações de pessoas pré-inscritas e os resultados desse processo seletivo serão divulgadas, também na página do projeto, em 22 de outubro.

Fonte: Ponta Negra News

ESCOLA BRASILEIRA ESTÁ ENTRE AS TRÊS MELHORES DO MUNDO; SAIBA QUAL

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na Vila Isolina Mazzei, zona leste da cidade de São Paulo, está entre as três finalistas de uma das categorias dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo, em inglês, World’s Best School Prizes, em 2024. A escola é pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica artística.

O Projeto Xadrez, iniciado pelo professor Leonardo Alcântara, usa o jogo como ferramenta para aprimorar habilidades cognitivas e de interação social, ensinando os alunos a pensarem no futuro e considerarem as consequências de suas ações tanto dentro quanto fora do tabuleiro. Da mesma forma, os programas de atletismo e ginástica artística, introduzidos pelo professor Luiz Fernando Junqueira, visam não apenas o desenvolvimento físico, mas também a construção de resiliência e trabalho em equipe.

Segundo a organização do prêmio, esses programas têm demonstrado sucesso, evidenciado pelo aumento da participação dos alunos em campeonatos nacionais e pela maior coesão comunitária. Pais e organizações locais estão envolvidos ativamente, apoiando não apenas com a presença, mas também participando de eventos e workshops, o que mostra o impacto das iniciativas da escola na comunidade local.

A escola concorre na categoria Colaboração Comunitária e poderá ganhar 10 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 55 mil. As demais finalistas na categoria são o Colegio María de Guadalupe, da Argentina, e Community School Salomé Ureña, dos Estados Unidos.

Prêmio
A premiação foi fundada pela T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, em 2022, para dar visibilidade a escolas que podem compartilhar suas melhores práticas em todo mundo. O prêmio tem cinco categorias: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoio a Vidas Saudáveis.

Este ano, o vencedor de cada um dos cinco prêmios será anunciado em outubro. Eles serão selecionados por uma academia de júri, composta por acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado de diversos países.

Além disso, o escolhido do Prêmio Escolha da Comunidade, determinado por voto público, receberá a adesão ao Melhor Escola para Trabalhar, em inglês, Best School to Work, um programa voltado para apoiar a gestão escolar especialmente no recrutamento e retenção de professores.

Os vencedores e finalistas dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo serão convidados para o World Schools Summit, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro. O evento reunirá líderes globais de educação, além daquelas consideradas as melhores escolas do mundo.

Fonte: Tribuna do Norte

[VÍDEO] PREFEITO MIGUEL CABRAL ENTREGA REFORMA DA ESCOLA IZABEL MOURA EM SÃO PEDRO

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)


O prefeito de São Pedro, Miguel Cabral, entregou nesta semana a reforma e ampliação da Escola Municipal Izabel Moura. Agora, a escola conta com uma área coberta, mobiliário completamente novo, todas as salas climatizadas, laboratório móvel e projetores modernos. Também foi construído um novo espaço para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da entrega de 25 novos notebooks e fardamento para todos os alunos. A obra é vista como um marco na educação do município, melhorando as condições de estudo e trabalho.

Durante a inauguração, o prefeito Miguel Cabral ficou emocionado ao ser recebido pelas crianças. “Confesso que me emocionei quando cheguei e vi tantas crianças felizes me abraçando. Segundo Papai do Céu, quando a gente tem o bem querer das crianças, a gente tem a benção de Deus. Sou muito grato, apesar das dificuldades, pelo reconhecimento dessas crianças. Para mim, é tudo“, disse o prefeito.

SALATIEL FIRMA COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO E FALA EM REFORÇAR ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Foto: Reprodução

O candidato a prefeito de Parnamirim Salatiel (PL) se comprometeu a investir em uma série de melhorias na educação do município. Entre as propostas defendidas por Salatiel, estão a ampliação do número de escolas cívico-militares no município, a construção de cinco centros municipais de educação infantil (Cmeis) com funcionamento em tempo integral e cinco refeições ao dia e a premiação de professores e alunos da rede pública de ensino.

Nesta quinta-feira 12, Salatiel confirmou que recebeu o compromisso de destinação de emendas dos senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Rogério Marinho (PL) e de cinco deputados federais para a construção de cinco novas escolas em Parnamirim.

Temos dialogado com os senadores que nos apoiam e os cinco deputados federais, e cada um já tem assumido o compromisso de, no primeiro ano, colocar uma emenda no valor de R$ 3,6 milhões, cada um, para que possamos construir essas cinco escolas já no segundo ano do governo. Escolas no padrão MEC, com 12 salas de aula, cada”, explicou o candidato.

O candidato destacou que uma de suas principais metas na área é concluir seu mandato na Prefeitura Municipal com cinco escolas cívico-militares instaladas no município. Atualmente, Parnamirim tem duas unidades. Segundo Salatiel, este é um modelo reconhecido nacionalmente por, entre outros benefícios, promover um melhor rendimento de aprendizado entre os estudantes.

O modelo das escolas cívico-militares é reconhecido como de sucesso no país e traz disciplina, ordem e organização. Também têm apresentado as melhores notas quando comparadas com o modelo tradicional”, disse Salatiel, ressaltando que sua gestão investirá “nos dois modelos de ensino”.

Salatiel explicou também como será a questão da premiação de professores e estudantes. “Escolhendo aquele que atingiu a melhor nota, no caso do aluno, a gente pode premiá-lo com um notebook. Estamos pensando em premiar com, por exemplo, uma montagem de uma usina solar na residência dele, pegando as famílias mais pobres. E premiar o professor e a equipe pedagógica da escola com algum equipamento”, disse.

Fonte: Agora RN

ESTUDANTE DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM VENCE PRÊMIO NACIONAL


Foto: Reprodução

Com apenas sete anos de idade, Ettore Fernandes, estudante da rede municipal de Parnamirim, foi o primeiro no Rio Grande do Norte a receber o título de Sócio Mirim da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AEITA), premiação nacional para identificação de novos talentos. Sendo um dos 10 escolhidos entre todo Brasil, o estudante poderá conhecer o polo aeroespacial brasileiro e fomentar o conhecimento das ciências.

De acordo com Rosy Ecartyson, mãe de Ettore, ele sempre demonstrou um desenvolvimento superior às crianças da sua idade, falando as primeiras palavras com apenas cinco meses e com quatro anos já contava até 150 em inglês, a partir de ensinamentos de um desenho na língua estadunidense.

Foram cerca de oito avaliações com uma neuropsicóloga até chegar a esse diagnóstico de altas habilidades, aos cinco anos. Tudo que ele quiser, ele aprende muito mais rápido e muito profundo, mas ele realmente tem uma paixão muito grande por astronomia”, relata.

Naturais de São Paulo e adotando o Rio Grande do Norte como nova morada neste ano, Ettore atualmente estuda na Escola Municipal Enedina Eduardo do Nascimento, localizada na região metropolitana de Natal. Para lidar com o diagnóstico de altas habilidades, Ettore passou por uma aceleração de série. “Se fosse no ensino regular, ele estava no 1º ano, mas hoje está cursando o 3º [do Ensino Fundamental Anos Iniciais]. Dificuldades para atender altas habilidades na rede pública é a mesma em todo lugar, mas ele está inserido em uma educação especial”, afirma Rosy, mãe de Ettore.

A AEITA reúne mais de 7 mil engenheiros formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde 1950 e tem como objetivo fomentar engrandecimento da tecnologia aeroespacial no Brasil, além da promoção do desenvolvimento econômico, social e da educação. Para incentivar esse interesse em ciências e tecnologia entre crianças e adolescentes, em 2022 foi criado o Sócio Mirim.

Por permitir inscrições apenas a partir dos 7 anos de idade, essa foi a primeira vez que Ettore conquistou o prêmio. No total, foram premiados cinco estudantes entre sete a 10 anos, e mais cinco entre 11 a 14 anos. De acordo com Kleber Grasso, coordenador do Prêmio, o projeto ajuda no desenvolvimento desses jovens talentos, consolidando também um auxílio aos pais dos estudantes escolhidos. “Atualmente são cerca de 150 a 160 pais e mães estão nesse grupo para ajudá-los a orientar melhor seus filhos, dado que o Estado brasileiros não atende esse público”, afirma.

Além dessa conquista, Ettore é medalhista em diversas áreas de conhecimento, como ciências, exatas e lingüísticas. Ainda em novembro deste ano, ele deve viajar com todos os custos pagos pela AEITA para conhecer todo o Complexo Aeroespacial Brasileiro, localizado no município de São José dos Campos, em São Paulo.

Fonte: Tribuna do Norte