INFLUENCIADORA POTIGUAR PRESA POR DIVULGAR JOGO DO “TRIGINHO” RECEBE LIBERDADE PROVISÓRIA

Foto:

A influenciadora digital Yasmim Raiane da Silva, de 18 anos, presa em flagrante na segunda-feira (24) por suspeita de divulgar o jogo de azar conhecido como “Jogo do Tigrinho”, se pronunciou sobre o caso pelo qual é investigada. Em vídeo publicado nas redes sociais ao lado de seu advogado, ela afirmou que não sabia que a prática era ilegal.

Yasmim explicou que acreditava estar promovendo um serviço legalizado e alertou outras influenciadoras sobre o risco da divulgação de jogos de azar. “Eu não tive a ciência disso tudo, não sabia que era algo ilícito”, disse. Segundo ela, a plataforma na qual promovia o jogo possuía CNPJ registrado, o que lhe dava a impressão de legalidade.

O advogado reforçou que não há um trabalho preventivo por parte das autoridades para alertar a população e influenciadores sobre os riscos jurídicos desse tipo de publicidade. “Não existe um trabalho preventivo por parte das autoridades policiais para alertar os blogueiros, a comunidade em geral, para que não divulguem esses jogos de azar, para que não incorram no cometimento de crimes”, declarou Moura.

A divulgação de jogos de azar no Brasil é considerada crime, mesmo quando as plataformas operam de forma legalizada. Os jogos em que se depende exclusivamente da sorte para ganhar ou perder são considerados de azar pela Lei de Contravenções Penais. Nesse caso, a pena é de prisão simples, de três meses a um ano, e multa. Além disso, a divulgação do jogo do Tigrinho também caracteriza crime contra as relações de consumo e contra o consumidor.

Liberdade provisória e medidas cautelares

Na terça-feira (25), a Justiça do Rio Grande do Norte concedeu liberdade provisória a Yasmim, impondo uma série de medidas cautelares:

Exclusão imediata de qualquer propaganda ou link relacionado a jogos de azar em suas redes sociais;
Desativação de grupos no WhatsApp ou plataformas similares voltados à divulgação desses jogos;
Publicação de nota em suas redes sociais informando que o “Jogo do Tigrinho” é caracterizado como jogo de azar e pode levar à ruína financeira;
Proibição de criar novos perfis para a divulgação desse tipo de conteúdo.
Ao lado do advogado, Yasmim divulgou uma nota de esclarecimento através de um vídeo publicado em suas redes sociais:

Fonte: Blog Do BG

MPRN INVESTIGA MORTE DE BEBÊ EM HOSPITAL DO SERIDÓ

Foto: Prefeitura de Caicó

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Caicó, instaurou inquérito civil para investigar as circunstâncias da morte de um bebê no Hospital do Seridó, localizado na cidade. O bebê estava internado na unidade e aguardava transferência para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A morte ocorreu na segunda-feira 24.

A investigação busca definir as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias para prevenir futuras ocorrências semelhantes. O MPRN determinou a juntada aos autos das notícias divulgadas na imprensa local sobre o caso. O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop Saúde) e o Conselho Municipal de Saúde de Caicó foram comunicados sobre a instauração do procedimento.

O MPRN requisitou informações sobre o incidente à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap), à direção do Hospital do Seridó e à Secretaria Municipal de Saúde de Caicó. Essas informações devem ser prestadas no prazo de cinco dias úteis.

Uma audiência ministerial foi agendada para o próximo dia 7 de abril, em formato virtual. A audiência será presidida pela coordenação do Caop Saúde. Participarão representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Procuradoria-Geral do Estado, Executivo Municipal de Caicó, Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, direção do Hospital do Seridó, Conselho Municipal de Saúde de Caicó e Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

Fonte: Agora RN

VAZAVA ÓLEO DE FURADEIRAS’, DIZ EX-FUNCIONÁRIO DE HOSPITAL QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADO POR USAR FERRAMENTA EM CIRURGIAS  

Foto: TV Globo

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo abriu uma auditoria dos serviços realizados no Hospital Nossa Senhora do Pari, no Centro da capital, que fazia cirurgias ortopédicas com furadeiras domésticas.

O caso foi denunciado pela TV Globo no início deste mês.

Segundo um funcionário ouvido pelo SP2, diversos pacientes desenvolveram problemas pós-cirurgia por conta da falta de higienização dos equipamentos utilizados para realizar os procedimentos.

“Vários problemas, infecções. Problemas por conta da furadeira, que vazava óleo. Ela vazava muito, ainda mais uma furadeira antiga. Depois da denúncia, foi trocada. Mas antes disso era tudo coisa velha. As furadeiras também eram compartilhadas“, afirmou.

Em paralelo, a gestão aguarda resultados dos relatórios da Vigilância Sanitária do estado e do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). O encaminhamento de novos pacientes pelo SUS à unidade está suspenso.

Até mesmo pacientes que realizaram procedimentos simples tiveram sequelas por conta da falta de higienização dos equipamentos.

Um exemplo foi Íria Maria Assunção, que procurou o hospital para realizar uma cirurgia de retirada de joanetes nos pés, mas ficou com problemas de locomoção. O procedimento, simples, foi realizado em 2021.

“O médico me disse que eu iria sair andando. Mas desde então, nunca mais andei. O sentimento que eu tenho é de indignação, sabe? Eu imagine que ia me aposentar, curtir minha vida, continuar indo ao meu karaokê, no entanto, para mim, foi a pior coisa que poderia acontecer“, afirmou.

A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que os casos já agendados estão sendo monitorados e que aguarda os relatórios da Vigilância Sanitária.

Já a Vigilância Sanitária do estado disse que, durante a inspeção, notificou o hospital por causa das irregularidades na esterilização dos materiais. O hospital tinha até o final desta segunda (24) para encaminhar uma defesa.

O Hospital do Pari informou à TV Globo, em nota, que não recebeu nenhum documento oficial sobre a suspensão do encaminhamento de novas cirurgias e que o centro cirúrgico está funcionando normalmente. Sobre a paciente Íria Maria, afirmou que ela deu entrada já apresentando dor crônica e incapacidade para andar antes da cirurgia.

Vídeos aos quais a TV Globo teve acesso e relatos de funcionários que realizam os procedimentos.

Nas imagens, é possível ver as furadeiras domésticas, que são proibidas pela Anvisa desde 2008, usadas pelos médicos com marcas de sangue e até com fios desencapados (veja acima).

“São de cinco a nove furadeiras que têm na casa, são as comuns que você compra para perfurar a parede. Algumas têm até raspada a marca, e tem umas que são passadas [fita] isolante no cabo. Outras eles mesmos [médicos] reformaram“, afirmou um funcionário do hospital, que, por segurança, preferiu não se identificar.

Segundo profissional ouvido pela TV Globo, pacientes desenvolveram problemas pós-cirurgia por falta de higienização dos equipamentos.

A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que os casos já agendados estão sendo monitorados e que aguarda os relatórios da Vigilância Sanitária.

Já a Vigilância Sanitária do estado disse que, durante a inspeção, notificou o hospital por causa das irregularidades na esterilização dos materiais. O hospital tinha até o final desta segunda (24) para encaminhar uma defesa.

O Hospital do Pari informou à TV Globo, em nota, que não recebeu nenhum documento oficial sobre a suspensão do encaminhamento de novas cirurgias e que o centro cirúrgico está funcionando normalmente. Sobre a paciente Íria Maria, afirmou que ela deu entrada já apresentando dor crônica e incapacidade para andar antes da cirurgia.

Furadeiras em cirurgias

Médicos do Hospital Pari, Centro de SP, usam furadeiras domésticas em cirurgias ortopédicas

Vídeos aos quais a TV Globo teve acesso e relatos de funcionários que realizam os procedimentos.

Nas imagens, é possível ver as furadeiras domésticas, que são proibidas pela Anvisa desde 2008, usadas pelos médicos com marcas de sangue e até com fios desencapados (veja acima).

“São de cinco a nove furadeiras que têm na casa, são as comuns que você compra para perfurar a parede. Algumas têm até raspada a marca, e tem umas que são passadas [fita] isolante no cabo. Outras eles mesmos [médicos] reformaram”, afirmou um funcionário do hospital, que, por segurança, preferiu não se identificar.

A Associação Beneficente Nossa Senhora do Pari foi fundada em 2002 e é 100% credenciada pelo SUS para atendimentos ortopédicos. Ainda conforme o funcionário, a unidade usa as furadeiras em todos os procedimentos que exigem perfuração óssea.

Só vejo essas amarelas de parede mesmo. E como que as parafusadeiras chegam até lá, dá para saber. Tem uma pessoa responsável por comprar as coisas do hospital e ela compra essas [caseiras] porque diz que é mais barato e também para manutenção é mais barato”.

O uso de furadeiras domésticas em cirurgias é proibido pela Anvisa desde 2008. A nota técnica, emitida pelo órgão, afirma que o uso representa um grave risco para a saúde e constitui infração sanitária por se tratar de produto sem registro na Anvisa.

Problema de esterilização

Dentro das medidas de controle sanitário para um procedimento cirúrgico, tem também outras questões, como a higienização e esterilização desses equipamentos.

E, no flagrante feito dentro do hospital, o produto usado para higienização é um detergente desengordurante. No entanto, no site do próprio fabricante, tem a indicação: “ideal para locais como pousadas, hotéis de médio porte, cozinhas e restaurantes”.

Fonte: g1

EM NOTA, DEFESA DE IVANILDINHO AFIRMA QUE NÃO TEVE ACESSO AOS AUTOS DO PROCESSO E QUE EX-PREFEITO ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA COLABORAR COM A JUSTIÇA   

Foto: Reprodução

A defesa do ex-prefeito Ivanildinho Ferreira enviou nota ao Blog Édipo Natan afirmando que ainda aguarda acesso ao inquérito instaurado para se pronunciar sobre o processo que levou a operação desencadeada nesta sexta-feira (21) pela Polícia Civil.

Segundo a nota, o acesso ao inquérito é essencial para se ter uma ideia sobre a denúncia para o trabalho pleno da defesa.

Ainda de acordo com a defesa de Ivanildinho, o ex-prefeito está a disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Confira a nota na íntegra:

A defesa técnica do ex-prefeito Ivanildo Ferreira Lima Filho, em relação aos acontecimentos ocorridos na manhã de hoje, 21 de fevereiro de 2025, vem a público esclarecer que, até o presente momento, não obteve acesso aos autos de nº 0800178-55.2025.8.20.5126. Essa limitação tem inviabilizado qualquer manifestação formal ou o exercício pleno do direito à ampla defesa, princípio fundamental garantido pela Constituição Federal.

Esclarecemos que o acesso aos autos é indispensável para compreender a íntegra dos fatos imputados e para a adoção das medidas jurídicas cabíveis.

Sem tal acesso, qualquer posicionamento ou providência fica comprometida, o que prejudica não apenas a defesa do ex-prefeito, mas também a transparência e o devido processo legal.

Reiteramos, contudo, o compromisso do ex-prefeito Ivanildo Ferreira Lima Filho com a Justiça, reafirmando sua total disposição em colaborar com as autoridades competentes e prestar todos os esclarecimentos necessários, assim que as garantias legais forem devidamente respeitadas.

Confiamos que, com o acesso integral ao processo, todos os fatos serão devidamente esclarecidos e as medidas legais serão tomadas de forma justa e imparcial.

Santa Cruz/RN, 21 de fevereiro de 2025.

Thiago Jofre Dantas de Faria

Advogado do ex-prefeito Ivanildinho Ferreira

Fonte: Blog Édipo Natan

FUNCIONÁRIO DE LANCHONETE SUGERE ENVENENAR PMS E ACABA DEMITIDO   

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) abriu investigação para apurar as circunstâncias de supostas ameaças de envenenamento feitas pelo funcionário de uma lanchonete em Vitória (ES).

O empregado do comércio gravou vídeos e postou nas mídias sociais, com uma “hipotética” sugestão de que deveria envenenar a comida pedida por um grupo de policiais militares. O caso ocorreu nessa sexta-feira (14/2).

Após a divulgação do material, o funcionário acabou demitido. “O que você acha que tenho de fazer com esse tipo de comanda? Olhem o nome. Jogo veneno? O que que eu jogo? Passado! E vou lá fazer o lanche deles. Com a fé de Deus, e eles que lutem. Se morrer, não fui eu. Foi produto ruim estragado da loja. Eu não tenho culpa. Não vou me responsabilizar. Boa noite”, declarou.

Fonte: Diário de Pernambuco

SUSPEITA DE FRAUDE EM PAGAMENTOS NA PREFEITURA DE BODÓ ENVOLVE IRMÃ DA PRIMEIRA-DAMA  

O escândalo bate à porta da Prefeitura de Bodó, a 188 km da capital, e pode revelar um esquema que vai além do que se imagina. Documentos bancários apontam que Rosicleide Santos, irmã da primeira-dama Rosângela Guimarães, recebeu salário em Janeiro como “suporte pedagógico”, um detalhe chama atenção: o período em questão antecede o início das aulas, ou seja, o serviço sequer teria sido prestado.

 

A revelação despertou o interesse do Ministério Público, que já mira uma possível fraude nos cofres públicos. Para moradores, não há surpresa: comentários indicam que Rosângela é quem manda e desmanda na prefeitura, inclusive no controle de pagamentos suspeitos como esse.

A pergunta que não quer calar: esse é apenas um caso isolado ou a ponta de um esquema maior comandado pela primeira dama? Com a investigação em curso, novas revelações podem abalar os bastidores do poder executivo em Bodó.

Fonte: Blog Acesso à Notícia

MILITARES SÃO PRESOS POR SUSPEITA DE LEVAR DROGAS EM AVIÕES DA FAB

Foto: Divulgação/Fab

A Polícia Civil do Amazonas prendeu nesta quinta-feira (6) três militares da Força Aérea Brasileira por suspeita de envolvimento com o transporte de drogas em aviões da FAB. Dois civis suspeitos do crime também foram presos.

A Operação Queda no Céu foi deflagrada pela Delegacia Especializada de São Gabriel da Cachoeira, cidade que fica a mais de 850 quilômetros da capital, Manaus, e que faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Historicamente, a região registra intensa atividade do narcotráfico.

Segundo informações da Polícia Civil, entre os presos está o responsável por financiar a compra e o transporte das drogas, que estariam sendo regularmente levadas de São Gabriel da Cachoeira até Manaus nos aviões da FAB.

As investigações tiveram origem em uma apreensão de cerca de 350 quilos de drogas ocorrida no ano passado, quando três militares haviam sido presos, incluindo um soldado do Exército.

A Agência Brasil pediu posicionamento da FAB. A Força Aérea disse que “acompanha o caso e corrobora com as investigações policiais em curso” e afirmou que o Comando da Aeronáutica “não compactua com condutas que não estão de acordo com os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.

Fonte: Agência Brasil

PGR ACUSA DEPUTADOS DO PL DE COMERCIALIZAR EMENDAS EM ESQUEMA CRIMINOSO  

Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou três deputados federais do PL de integrar uma organização criminosa voltada para a comercialização de emendas parlamentares. O caso tramita em sigilo e foi encaminhado para julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Cristiano Zanin.

Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE) foram denunciados ao STF em agosto de 2023 pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

Segundo a PGR, o grupo solicitou ao então prefeito de São José do Ribamar (MA) o pagamento de propina de R$ 1,66 milhão em contrapartida à destinação de recursos públicos federais de R$ 6,67 milhão ao município, por meio de emendas patrocinadas pelos parlamentares denunciados.

A denúncia foi embasada em anotações, mensagens e áudios obtidos pela Polícia Federal (PF), que comprovariam a participação dos parlamentares no esquema.

De acordo com a PGR, Josimar Maranhãozinho liderava o grupo e tinha controle sobre as emendas dos colegas. Em seu escritório, foram encontradas anotações sobre cobranças de emendas destinadas a diversos municípios. Mensagens trocadas entre os deputados também revelaram preocupação com a forma de recebimento das vantagens ilícitas.

Numa delas, Josimar demonstra inclusive preocupação com o fato de a conta indicada estar em nome de Pastor Gil e não de terceiro”, destacou o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand.

O grupo teria atuado para liberar ao menos R$ 7 milhões em emendas, incluindo recursos para a área da saúde. A PGR pede que os deputados sejam responsabilizados pelos crimes e que o caso seja julgado o mais rápido possível. A data do julgamento ainda será definida pela Primeira Turma do STF.

Fonte: Agora RN

MARINHA ABRE INQUÉRITO PARA APURAR PROPINA A INTEGRANTES DO COMANDO

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar a suspeita de pagamento de propina a integrantes do Comando da Força.

A abertura do inquérito se deu em 22 de janeiro, dois dias após a coluna revelar que a Polícia Federal flagrou, em 2024, um saque de R$ 345 mil dentro da Base Naval em Niterói, no Rio de Janeiro.

Após ser notificado pela PF, o Ministério Público Militar solicitou a abertura de apuração pela Marinha em 8 de janeiro.

O pedido tinha como base informações coletadas pela PF sobre o saque do empresário André Martinez em uma agência do Banco do Brasil dentro da Base Naval.

Com a instauração do inquérito, o próximo passo é a apuração de supostas irregularidades que podem configurar um crime militar. O objetivo é reunir os elementos necessários que possibilitem o Ministério Público a oferecer uma denúncia ou arquivar o caso.

Relembre o caso

-Em 23 de outubro de 2024, a PF foi até a Base Naval após receber uma denúncia anônima que citava o destino do dinheiro sacado por Martinez

-O dinheiro, segundo a denúncia, seria para “algum membro do Comando da Marinha, a fim de que este praticasse ato de ofício”

-Após flagrar o saque, a PF tomou depoimento e apreendeu o celular de André Martinez

-Em seguida, a PF decidiu enviar o caso para o Ministério Público Militar por suspeita de pagamento de propina a integrantes do Comando da Marinha

Nesses casos, a investigação se dá na esfera militar

A Transuniversal Pinturas, empresa de André Martinez, tem contratos com o Comando da Marinha.

Desde 2011, a empresa recebeu ao menos R$ 120 milhões da Marinha. Além do Comando da Marinha, a Transuniversal tem contratos com o Arsenal da Marinha e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron).

Fonte: Metrópoles

OSSADA HUMANA É ENCONTRADA EM FAZENDA NO RIO GRANDE DO NORTE 

Foto: Reprodução

Uma ossada humana foi encontrada na manhã desta quarta-feira (15) em um canavial na Fazenda Reis Magos, localizada às margens da BR-304, na zona rural de Macaíba, no Rio Grande do Norte. O achado foi realizado por um trabalhador que fazia a limpeza da área e acionou a Polícia Militar por volta das 8h30.

Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram ao local para realizar os procedimentos iniciais. De acordo com informações da Polícia Militar, os restos mortais estavam em avançado estado de esqueletização, indicando que a ossada poderia estar no local há meses.

A identidade da vítima e a causa da morte ainda são desconhecidas. O material foi recolhido e encaminhado para a sede do ITEP, no bairro da Ribeira, em Natal, onde passará por exames de antropologia forense, odontologia e, se necessário, análise de DNA. Esses procedimentos serão essenciais para identificar a vítima e esclarecer as circunstâncias do óbito.

Até o momento, o ITEP não recebeu contato de familiares ou pessoas à procura de desaparecidos que possam estar relacionados ao caso. A Polícia Civil aguarda os resultados da perícia para dar continuidade às investigações.

Fonte: Blog Jair Sampaio