OSSADA HUMANA É ENCONTRADA EM FAZENDA NO RIO GRANDE DO NORTE 

Foto: Reprodução

Uma ossada humana foi encontrada na manhã desta quarta-feira (15) em um canavial na Fazenda Reis Magos, localizada às margens da BR-304, na zona rural de Macaíba, no Rio Grande do Norte. O achado foi realizado por um trabalhador que fazia a limpeza da área e acionou a Polícia Militar por volta das 8h30.

Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram ao local para realizar os procedimentos iniciais. De acordo com informações da Polícia Militar, os restos mortais estavam em avançado estado de esqueletização, indicando que a ossada poderia estar no local há meses.

A identidade da vítima e a causa da morte ainda são desconhecidas. O material foi recolhido e encaminhado para a sede do ITEP, no bairro da Ribeira, em Natal, onde passará por exames de antropologia forense, odontologia e, se necessário, análise de DNA. Esses procedimentos serão essenciais para identificar a vítima e esclarecer as circunstâncias do óbito.

Até o momento, o ITEP não recebeu contato de familiares ou pessoas à procura de desaparecidos que possam estar relacionados ao caso. A Polícia Civil aguarda os resultados da perícia para dar continuidade às investigações.

Fonte: Blog Jair Sampaio

CHEFÕES DO PCC TÊM ‘PLANO DE SAÚDE DO CRIME’ E ATÉ PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NO PRESÍDIO

Foto: Reprodução

Membros da cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) receberam atendimentos médicos e odontológicos privados dentro de presídios de São Paulo, inclusive para fazer procedimentos estéticos. A descoberta foi feita pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de São Paulo na investigação da Operação Scream Fake (falso grito, em inglês).

Médicos e dentistas sem vínculo com o crime organizado teriam sido cooptados para consultas particulares e exclusivas de detentos faccionados e custodiados na Penitenciária II de Presidente Venceslau e no Centro de Readaptação Penitenciária, em Presidente Bernardes, unidade em que vigora o Regime Disciplinar Diferenciado, mais rígido.

As consultas beneficiariam chefões do PCC, em uma espécie de “plano de saúde do crime organizado” – um plano “bastante seletivo”, de acordo com a Polícia e o Ministério Público, que daria direito a procedimentos variados, como intervenções estéticas e até cirúrgicas.

Os profissionais seriam pagos com recursos do caixa da facção. A investigação apontou que eles recebiam valores “majorados e expressivos”, acima do mercado, repassados por depósitos não identificados e transferências bancárias de contas registradas em nome de terceiros ou de advogados ligados ao PCC.

Os investigadores afirmam que, muitas vezes, os atendimentos ocorriam sem que o preso tivesse conhecimento sobre valores ou forma de pagamento. Para a Polícia Civil e o Ministério Público, a dinâmica comprova que os atendimentos são coordenados e executados pela organização criminosa em benefício de integrantes qualificados, normalmente faccionados em funções de destaque.

Assim, a investigação comprovou, mais uma vez, que a facção financia atendimentos de saúde a alguns de seus integrantes, realizando o pagamento de tais serviços, com sobrepreço, através dos recursos obtidos junto ao seu caixa ilegal, alimentado com valores obtidos através das práticas criminosas que desenvolve”, dizem os investigadores.

A Operação Scream Fake, deflagrada nesta terça-feira, 14, mira uma ONG que teria sido usada pelo PCC para espalhar denúncias falsas de abusos no sistema prisional e “colocar a opinião pública contra o poder estatal”.

Fonte: Estadão

“MINHA FAMÍLIA, MINHA PRIORIDADE”, POSTOU SUSPEITA DE ENVENENAR BOLO

Foto: Reprodução/Redes sociais

Suspeita de envenenar bolo e servir à família em dezembro, Deise Moura dos Anjos, postou nas redes sociais foto com os familiares com a seguinte legenda: “Minha família… Minha prioridade!”. Até agora três familiares morreram após comer o doce e um continua internado, em Torres (RS).

O caso aconteceu na cidade de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, no dia 23 de dezembro de 2024 e é investigado pela Polícia Civil do Estado. Deise está presa, e o delegado responsável pelo caso afirmou ao Metrópoles que a prisão temporária será prorrogada por 30 dias.

As irmãs Neuza Denise da Silva dos Anjos, de 65 anos, e Maida Berenice Flores da Silva, de 58, morreram. A filha de Neusa, Tatiana Denize Silva dos Santos, de 43, também faleceu.

A perícia realizada no corpo das vítimas encontrou “concentrações altíssimas de arsênio” no corpo das vítimas, sendo “impossível tratar-se de uma concentração natural […] tratar-se apenas de uma receita de bolo”. Os exames de sangue, urina e o conteúdo estomacal apontaram para o envenenamento por arsênio.

Em coletiva, a polícia revelou que o arsênio foi encontrado na farinha usada no preparo do bolo. Deise é suspeita de triplo homicídio duplamente qualificado por motivo fútil com emprego de veneno e tripla tentativa de homicídio duplamente qualificada.

Em nota enviada ao Metrópoles, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul informou que, com depoimentos de familiares, foi possível descobrir que ela buscava o termo arsênio na Internet. “Foram extraídas informações de busca na internet pela acusada, inclusive no Google shopping, pelo termo ‘arsênio’ e similares”, diz o texto.

Fonte: Blog do BG

CORREIOS IGNORARAM PROIBIÇÃO DA ANAC E TRANSPORTARAM LÍTIO; AVIÃO PEGOU FOGO

Foto: Reprodução

As investigações sobre o incêndio no avião da Total Cargo, mês passado no Aeroporto de Guarulhos, aproximam-se de Fabiano da Silva Santos, presidente dos Correios, que, à revelia de proibição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deu uma canetada e liberou o transporte aéreo de uma carga perigosa: bateria de lítio. Este tipo de transporte é proibido desde 2016 pela Anac. A coluna Cláudio Humberto, de Diário do Poder, obteve despachos de Fabiano com autorização, prorrogação e, três dias após o incêndio, sua revogação.

A Anac informou que os Correios podem transportar “malas postais sigilosas” e que está apurando eventuais “descumprimentos” de regras.

As investigações apuram o interesse de Fabiano na liberação do transporte e se o despacho atende a pedidos de clientes amigos.

Na Câmara já há solicitações de investigação, CPI e oitiva de ministros. Evair de Melo (PP-ES), autor dos pedidos, acha tudo muito suspeito.

Dizem os Correios que a decisão tem base em parecer da Diretoria de Negócios e que o aval do transporte, claro, iniciou em gestões passadas.

Fonte: Blog Jair Sampaio

CASAL MORTO EM TOUROS (RN): LAUDO PERICIAL REVELA QUE NAMORADO FOI RESPONSÁVEL POR MORTES

Foto: Reprodução

Um laudo pericial, divulgado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN), nesta segunda-feira (09), revelou uma reviravolta do caso de uma jovem de 22 anos, identificada como Wanessa Melo da Silva, suspeita de atirar contra o namorado e, em seguida, tirar a própria vida em Touros, no Litoral Norte do Rio Grande do Norte, em novembro.

Segundo informações do delegado Jaime Groff, responsável pela investigação, o laudo aponta que Victor Hugo de Assis Moura, de 26 anos, ao contrário da versão inicial, teria sido o responsável pela morte da jovem e, em seguida, atentado contra a própria vida. Victor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Ainda de acordo com o laudo do ITEP/RN, o corpo de Wanessa já estava em avançado estado de decomposição. “Muito provavelmente ela já estava morta no kitnet onde eles moravam desde a quinta-feira (dia 09 de novembro) e ele não saiu do kitnet, permaneceu lá dentro e, por algum motivo pessoal dele, resolveu se matar logo depois”, explicou o delegado.

O disparo efetuado por Victor atingiu o seu crânio na transversal, conforme as informações do delegado.

As investigações revelaram que o relacionamento do casal era conturbado e que Victor mantinha um comportamento possessivo sobre Wanessa. “A gente observou que ele (Victor), de fato, era bem possessivo em relação a ela (Wanessa). Então, sim, o casal tinha problemas no relacionamento”, afirmou o delegado Jaime Groff.

Alteração na cena do crime
Conforme o delegado, as investigações apontam também que houve alteração na cena do crime. O fato deverá ser investigado no decorrer das investigações.

A pistola que foi utilizada estava bem próxima dela, indicando que ela teria se matado depois de realizar o disparo. Muito provavelmente essa pistola foi movida de local: tirada de perto dele e colocada nas proximidades do corpo dela, para dar a entender, inicialmente, que ela teria disparado nele”, revelou.

Fonte: Ponta Negra News

TJRN INVESTIGA SUPOSTA COMPRA DE VOTOS NAS ELEIÇÕES DE RIACHUELO

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) intensifica as investigações sobre possíveis irregularidades nas eleições municipais de 2024, em Riachuelo. A apuração começou após denúncia do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) contra o atual prefeito Joca Basílio e sua vice, Clébia Maria de Sena Felipe de Andrade, ambos eleitos, além de Cleiton Nascimento Oliveira.

Segundo o processo, há indícios de corrupção eleitoral, com relatos de que Joca Basílio teria oferecido à eleitora Joana Darc da Silva o pagamento de aluguéis atrasados e combustível em troca de votos. As conversas, realizadas via WhatsApp, foram gravadas pela denunciante e anexadas como prova.

O caso segue sob análise judicial e que avalia o impacto da compra de voto no resultado das eleições.

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL AFASTA MÉDICOS E SERVIDORES DO DETRAN-RN POR FRAUDE EM EXAMES DE HABILITAÇÃO

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Nesta terça-feira (19), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte afastou médicos e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) após a deflagração da “Operação Vista Grossa”, que investiga um esquema de fraude em exames oftalmológicos nos processos de habilitação de motoristas. Conduzida pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR), a operação contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Segundo as investigações, candidatos pagavam por aprovações fraudulentas em exames de visão, essenciais para obter a habilitação. A Polícia Civil revelou que o esquema envolvia dois médicos credenciados, uma servidora do Detran e dois despachantes, que direcionavam os processos para clínicas específicas. Em alguns casos, os despachantes manipulavam sorteios de atendimento para garantir as aprovações ilícitas.

Durante as diligências, foi realizada uma série de mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares. Uma despachante de 67 anos, localizada no bairro Tirol, em Natal, foi flagrada tentando destruir provas, caracterizando o crime de fraude processual.

A Justiça determinou o afastamento imediato dos dois médicos e da servidora de suas funções públicas. As investigações continuarão para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema de corrupção.

Fonte: O Potengi

CPI DAS BETS PODE CONVOCAR JOJO TODYNHO, WESLEY SAFADÃO E HADDAD

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A CPI das Bets do Senado, que tem reunião marcada para esta terça-feira (19), pode decidir pela convocação de celebridades como Wesley Safadão e Jojo Todynho e a influencer Deolane Bezerra.

Dos 168 requerimentos na pauta, 79 são pedidos de convocação. O senador senador Izalci Lucas (PL-DF) sugere ainda o depoimento de dez pessoas investigadas. Todas foram indiciadas ou tiveram os nomes associados à Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, que investiga um esquema de lavagem com jogos ilegais.

Outros requerimentos ainda pedem a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do advogado-geral da União, Jorge Messias. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também podem entrar na lista.

Sua participação é essencial para entender como figuras influentes ajudam a expandir o mercado de apostas e se elas estão cientes dos possíveis danos econômicos e sociais que essa atividade pode causar”, argumenta relatora da CPI, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).

Além disso, a CPI das Bets pode votar 57 pedidos de informação. Entre eles estão solicitações ao Coaf de 37 relatórios de inteligência financeira (RIFs). Os documentos podem identificar operações com indícios de crimes. Entre os alvos, pessoas físicas e empresas ligadas a apostas online.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada em 12 de novembro para investigar a influência das apostas online no orçamento das famílias brasileiras e a possível associação com organizações criminosas. Os trabalhos vão até abril de 2025.

Fonte: Ponta Negra News

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UPE É INVESTIGADO APÓS SUSPEITA DE INFERIORIZAR ENFERMEIROS  

Foto: Reprodução/Instagram

Um professor que atua na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE) teria inferiorizado os profissionais da enfermagem durante uma de suas aulas na instituição de ensino, nesta quarta-feira (6). O fato ganhou repercussão nas redes sociais e a ação do educador foi repudiada por profissionais da saúde.

O caso ocorreu durante uma apresentação de slides. O professor, que não teve a identidade revelada, teria exposto um slide com os seguintes dizeres: “Educação Física não é pros fracos. Quer mamata? Vá fazer enfermagem, meu jovem”.

Diante do caso, a Procuradoria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE) foi acionada e deu início a apuração do ocorrido com o objetivo de punir os envolvidos.

Por meio de nota emitida nesta quinta-feira (7), o Coren repudiou a atitude do professor e classificou o episódio como “infeliz e desrespeitoso”.

Para o Conselho, a apresentação “consta uma comparação entre a formação dos profissionais de Enfermagem e dos profissionais de Educação Física, formalizando uma tentativa infeliz de diminuir e inferiorizar nossa profissão, trazendo descrédito e menosprezo a todos aqueles que escolhem a Enfermagem como ofício. Da qual, toda a sociedade depende para garantia ampla de saúde”.

O Coren destacou que está ciente que a ideia exposta pelo professor não representa a classe dos profissionais de educação física.

“A publicação e o evento que a gerou estão sendo apurados pelo Núcleo de Ética e Disciplina e pela Procuradoria Jurídica deste Conselho. Os responsáveis serão identificados e as medidas jurídicas, éticas e administrativas serão adotadas. Não haverá impunidade”, afirma o Conselho.

O Coren-PE informou que entrou em contato com a reitoria da Universidade de Pernambuco bem como o Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, que irá investigar e punir os envolvidos.

Confira a nota oficial do Coren-PE

A Enfermagem é uma profissão exercida por milhões de brasileiras e brasileiros e compõe o escopo da estrutura multidisciplinar de assistência em saúde, ao lado de colegas médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros, tendo sua atuação técnica e científica amplamente legitimada pelo arcabouço regulatório deste país. Nossa prática profissional é fundamentada no irrestrito respeito à pessoa humana, na assistência e nas relações.

Isto posto, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) autarquia fiscalizadora do exercício profissional, instituída pela Lei Federal n. 5.905/73, vem a público reforçar a importância do respeito mútuo entre todos os profissionais da saúde, e destacar que nos compete prezar pelo bom conceito da nossa profissão.

Neste bojo, reiterar, em especial, a importância de todos os (as) técnicos (as) e auxiliares de Enfermagem, Enfermeiros (as) e parteiras em qualquer cenário de atuação: assistência, pesquisa e docência. Apresentamos, portanto, nosso absoluto repúdio ao episódio infeliz e desrespeitoso, propagado através de postagem amplamente divulgada nas redes sociais, na qual se verifica, durante uma aula, na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE), a apresentação de uma citação que consta uma comparação entre a formação dos profissionais de Enfermagem e dos profissionais de Educação Física, formalizando uma tentativa infeliz de diminuir e inferiorizar nossa profissão, trazendo descrédito e menosprezo a todos aqueles que escolhem a Enfermagem como ofício. Da qual, toda a sociedade depende para garantia ampla de saúde.

Na contramão do ocorrido, entendemos que o fato não representa os profissionais de Educação Física, os quais respeitamos profundamente e reconhecemos a importância de suas atividades para salvaguardar a vida das pessoas e o fortalecimento da saúde do nosso povo.

A publicação e o evento que a gerou estão sendo apurados pelo Núcleo de Ética e Disciplina e pela Procuradoria Jurídica deste Conselho. Os responsáveis serão identificados e as medidas jurídicas, éticas e administrativas serão adotadas. Não haverá impunidade

O Coren-PE entrou em contato com a reitoria da Universidade de Pernambuco bem como o Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, cujos representantes demonstraram solidariedade e disponibilidade para a investigação dos fatos e punição dos envolvidos.

Fonte: Diário de Pernambuco

POLÍCIA APRESENTA IMAGENS DO LOCAL ONDE O CORPO DE MARIA FERNANDA FOI ENCONTRADO

Foto: DEGEPOL

A Polícia Civil apresentou nesta terça-feira (5) as imagens do local onde foi encontrado o corpo de Maria Fernanda. O suspeito Alex Moreira Silva enterrou o cadáver em um terreno próximo a um a lagoa em Extremoz.

De acordo com o delegado Márcio Lemos, o suspeito confessou que espancou a vítima, sem evidência de arma branca ou de fogo. O motivo da briga, segundo o delegado, teria sido uma ameaça da estudante em denunciar o suspeito para uma facção local.

O corpo da estudante Maria Fernanda foi liberado na manhã desta terça-feira (5) pelo Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep/RN). O perito criminal Marcos Brandão, em entrevista exclusiva para o programa Patrulha da Cidade, da TV Ponta Negra, disse o cadáver foi identificado pela impressão digital.

A análise da perícia foi ampla e o laudo deverá ser apresentado no prazo de dez dias. De acordo com o perito, o Itep trabalha para conhecer a causa da morte e apresentar a dinâmica do crime. “Estamos investigando a causa da morte, se usou algum tipo de droga, se estava grávida, se teve luta corporal, além da dinâmica do crime, da área onde foi enterrada, se teve ajuda de um terceiro”, explicou Marcos Brandão.

Fonte: Ponta Negra News