MACAÍBA AMPLIA REDE DE SAÚDE E INAUGURA UBS E CENTRO ESPECIALIZADO EM ABA

Foto: Geraldo Neto

A Secretaria de Saúde de Macaíba finalizou 2024 com sua rede de atendimento ampliada, em um ano que ficará marcado principalmente pela construção e inauguração de modernas unidades básicas de saúde (UBS), abertura de centro especializado em terapia de Análise Comportamental Aplicada (ABA), criação de novos anexos de saúde e descentralização do atendimento de fisioterapia. Os maiores destaques são a UBS de As Marias e a UBS do Campo da Santa Cruz. Já o ABA Macaíba é o primeiro centro da rede pública no RN especializado nesta terapia para crianças com transtorno do espectro autista.

Além disso, foram iniciadas as obras para a construção de UBS em Mangabeira, Auta de Souza, Loteamento Esperança, Morada da Fé, posto da comunidade do Retiro e a reforma e adaptação para a implantação dos anexos em Lagoa Nova e de Porteiras. As UBS de Bela Macaíba e Ferreiro Torto passaram a funcionar em novas sedes mais amplas e adequadas.

Salas de fisioterapia foram abertas em Traíras, Cidade Campestre e As Marias e foram construídas as academias da saúde das Campinas e do Campo das Mangueiras.

Nesse contexto, cabe destacar que todas as unidades municipais de saúde com sedes próprias passaram por reforma estrutural no ano passado, com serviços elétricos, hidráulicos e marcenaria, bem como outros de manutenção interna e externa em geral, como retelhamento e pintura. Ainda, um inovador processo de informatização foi implantado nas unidades de nossa cidade, incluindo prontuários eletrônicos.

Em relação às ações e programas, ressaltam-se a ampliação do atendimento à população nas UBS, em razão da época do ano de maior adoecimento por arboviroses e síndromes gripais, com as Unidades Potengi e Campo das Mangueias funcionando em regime sentinela, ou seja, horário ampliado até o período noturno; retomada de programa de controle ao tabagismo; retomada de cirurgias de eletivas como de hérnia, vesícula e histerectomia; mutirão de combate e prevenção ao Aedes Aegypti; mutirão para inserção de DIU; estabelecimento de fluxogramas para atendimento a vítimas de violência sexual e de saúde mental.

O programa de acompanhamento de pacientes com glaucoma com consultas e entrega de colírios passou a acontecer em espaço climatizado e acolhedor, mediante agendamento, além de dar prosseguimento à realização de cirurgias de catarata e pterígio.

No ano passado, a saúde municipal conseguiu a captação de recursos federais para a construção do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPS, no valor de R$ 1.982,000,00; e é a única Secretaria do RN que disponibiliza o tratamento para esporotricose, fornecendo a medicação para animais domésticos.

Fonte: Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *