OBRA DA ENGORDA DA PRAIA DE PONTA NEGRA TEM PAUSA NAS ATIVIDADES PARA ANÁLISE DE SEDIMENTOS; ENTENDA

Foto: Semurb / Divulgação

A obra para a engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, teve uma suspensão nas atividades nesta terça-feira (3), quatro dias após o início da execução. A informação foi confirmada pela prefeitura de Natal. A promessa da empresa DTA Engenharia e do Município era de que a obra ocorresse praticamente 24 horas por dia durante cerca de 3 meses, até a conclusão.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, explicou que a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), contratada pelo Município, sugeriu uma pausa de até 7 dias nas obras para concluir, em laboratório, a análise dos sedimentos que estão sendo retirados.

A DTA Engenharia informou que não vai, neste primeiro momento, se pronunciar sobre o assunto, mas garantiu que não houve nenhum problema com a draga.

Em nota, a prefeitura de Natal confirmou a suspensão a pedido da Funpec e explicou que isso não vai interferir no cronongrama de execução; confira:

A Prefeitura Municipal do Natal esclarece que as obras para a engorda de Ponta Negra precisaram ser suspensas nesta terça-feira (3), em função da necessidade de realização de testes que visam a garantir a segurança ambiental e operacional do projeto.

Esses testes atendem a uma recomendação de ordem técnica feita pela Funpec (Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura), contratada para prestar toda a assessoria técnica sobre o projeto ao Município, e também servem de cumprimento a condicionantes ambientais pactuadas com o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente do Estado) para a licença de toda a obra.

Ressalte-se, também, que não são verdadeiras especulações que chegaram a circular, apontando supostos problemas técnicos com o navio-draga que faz a transferência dos sedimentos para a orla. O navio está desde sexta-feira passada (30) realizando testes mecânicos em seus próprios equipamentos e colaborando ainda com a coleta de material dos sendimentos marítimos que estão sendo encaminhados para análises laboratoriais.

Todos esses procedimentos levarão a operação geral a ser interrompida pelos próximos dias, em tempo suficiente para o recolhimento do material necessário. É preciso destacar, por fim, que esta suspensão faz parte de um processo preparatório inerente ao projeto e não vai provocar retardamentos ao cronograma geral do aterro hidráulico.

Fonte: Portal 98FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *