OBRA DA ENGORDA DE PONTA NEGRA AVANÇA, E 450 METROS JÁ ESTÃO ATERRADOS

Foto: Abraão Júnior / Prefeitura do Natal

A obra de engorda da Praia de Ponta Negra completou 1 semana de execução nesta sexta-feira (27). Segundo a prefeitura, com o avanço dos serviços, o aterro já atinge os 90 mil m³ de areia depositada na praia e com cerca de 450 metros de extensão já aterrados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, pelo ritmo atual, a obra poderá ser concluída antes do prazo. Isto é, a previsão de 95 dias de serviços pode ser reduzida para 74 dias, com a obra entregue antes do fim de dezembro.

Se continuar neste processo de trabalho, com 15, 16 mil m³ por dia de areia despejada na praia, chegaremos ao fim da obra bem antes do estabelecido pela empresa”, explicou o secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes.

Em entrevista à rádio 98 FM na noite desta quinta-feira (26), o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, afirmou que tem convicção sobre a segurança jurídica do empreendimento. A obra está sendo realizada com base em um decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) no fim da semana.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) afirma que a nova jazida escolhida pela prefeitura para a extração da areia não está na área anteriormente licenciada. Com isso, o órgão afirma que a prefeitura deve assumir todas as responsabilidades por possíveis impactos ambientais do empreendimento.

A engorda consiste em um aterro feito ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de praia em Ponta Negra e Via Costeira chegue a 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. Ao todo, a previsão é de que sejam utilizados cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para a obra da engorda, proveniente de uma jazida em alto mar com as mesmas características.

Fonte: Portal 98FM

[VÍDEO] IMAGENS MOSTRAM DIFERENÇA COM OS PRIMEIROS METROS DA ENGORDA; VEJA

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)

“> Retomada no último sábado (21), após a Prefeitura de Natal decretar estado de emergência em Ponta Negra e Via Costeira devido ao avanço da maré, a obra da engorda de Ponta Negra segue avançando. O secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes, divulgou imagens nas redes sociais em que percebe-se a diferença da praia com os primeiros metros da engorda.

“A engorda da Praia de Ponta Negra continua a todo vapor, a obra que será de grande importância para a ampliação da escala do turismo em Natal”, disse o secretário em publicação nas redes sociais.

Com a previsão de novos picos de marés, é iminente o risco de colapso em diversos pontos da orla, atingindo hoteis, passeio público, sistema de drenagem e o Morro do Careca, com acidentes fatais e danos ambientais, como explica o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita.

Ele enfatizou o fato de que, prosseguir com a engorda da praia, sem o licenciamento do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) para a nova jazida, é uma consequência desses fatos, visto que a obra é apontada como solução para a erosão costeira e está amparada pela lei que prevê situações emergenciais.

Segundo Thiago, o mês de outubro poderá trazer outros episódios de avanço do mar, com picos de 2,9 metros. No último dia 19, o pico da maré chegou a 2,7 metros e, junto à força dos ventos, provocou destruição de rampas de acesso, de equipamentos dissipadores da drenagem que pesam mais de 2 toneladas, bem como de parte da proteção costeira de hoteis, quase atingindo sistemas de esgotamento desses estabelecimentos, o que poderia provocar poluição da praia.

Idema afirma que nova jazida não foi licenciada

O Idema se manifestou confirmando ter recebido o relatório técnico emitido pela Prefeitura de Natal, que indica uma nova área para a extração de sedimentos destinados à obra. Também esclareceu que a jazida não está inserida pelo órgão, nem contemplada no Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) entregue pela Prefeitura, ficando toda e qualquer responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, a cargo da Prefeitura, uma vez que decretou situação de emergência na área.

Fonte: Tribuna do Norte

TRINCHEIRA DO VIADUTO DA URBANA É INAUGURADA PELA PREFEITURA DO NATAL

 

Fotos: Emanuel Amaral / Prefeitura do Natal

A Prefeitura do Natal inaugurou nesta quarta-feira (25) a trincheira do Viaduto da Urbana, que conecta o Km 6 e a Avenida Felizardo Moura, na Zona Oeste da cidade. Após a inauguração, o trânsito foi liberado.

Os serviços foram executados com investimentos de uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, na ordem de R$ 5,9 milhões. O acesso à trincheira se dá por quem vem no sentido da avenida Industrial João Motta e deseja acessar a Felizardo Moura e a Mário Negócio.

“É um orgulho para mim, como prefeito, entregar uma obra dessa magnitude. Estamos executando um verdadeiro cinturão viário, que vai impactar positivamente em todas as regiões de Natal, alcançando desde a BR-226, Avenida Mário Negócio, a nova Felizardo Moura e os demais corredores de mobilidade da região. É um avanço sem precedentes”, destacou o prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Ainda na região, a Prefeitura segue com os serviços de reestruturação da avenida Industrial João Motta, no Km 6.

“O sistema de drenagem, no trecho entre o viaduto da Urbana e a ponte do rio das Quintas (Lavadeiras) está sendo recuperado. Temos mais de R$ 22 milhões de investimentos nessa área, em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal”, finalizou o secretário.

Fonte: Portal 98Fm

PREFEITURA DE EXTREMOZ INICIA A PERFURAÇÃO DO 16º POÇO ARTESIANO. COMUNIDADE DO IRÃ É A BENEFICIADA

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales (PL), anunciou mais uma obra de melhoria da segurança hídrica do município. Um novo poço artesiano começou a ser perfurado na comunidade do Irã, visando melhorar ainda mais o abastecimento da região. A unidade deverá entrar em funcionamento em breve.

Com produção de até 20 mil litros por hora, o novo poço artesiano diversificará as fontes de abastecimento na bairro, um dos mais populosos da cidade, reduzindo ainda mais a possibilidade de falta de água nos imóveis, principalmente em períodos de alto consumo. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), reforça que mesmo com as obras, é sempre necessário que a população faça o uso consciente da água e evite desperdícios.

Hoje estamos felizes em anunciar mais um investimento para nossa cidade. Segurança hídrica é um fator importante para o nosso município e sempre tem a devida atenção em todas as decisões que tomamos. Estamos orgulhosos por cumprir mais essa missão e assim, garantir à comunidade o acesso a esse bem que é sinônimo de qualidade de vida, saúde e bem-estar“, destacou a prefeita Jussara Sales.

Nos últimos três anos e oito meses de gestão, a prefeitura realizou a perfuração de 15 poços artesianos, nas comunidades de Estivas, Vila de Fátima, Santa Maria, Araçá, Murici, Capim, contendas, Pitangui, Pedrinhas, Boca da Ilha, Comum, Santos Dumont, Estrela do Mar, Genipabu e Malvinas.

MINISTROS NÃO CONSEGUEM CHEGAR AO RN E INAUGURAÇÃO DA DUPLICAÇÃO DA RETA TABAJARA É CANCELADA

Foto: Magnus Nascimento

O lançamento das obras de duplicação da Reta Tabajara, obra federal, foi cancelado. A informação foi divulgada por meio de nota do Governo do Estado, o qual explicou que dificuldades de logística impediram a presença dos Renan Filho (Transportes) e Sílvio Costa (Portos e Aeroportos), os quais estavam previamente confirmados no evento. A inauguração, que estava marcada para a manhã desta terça-feira (24) em Macaíba e Natal, ainda não possui uma nova data.

A agenda governamental previa uma vistoria técnica às obras da Reta Tabajara, com chegada às 9 horas e às 10h30, haverá uma cerimônia e entrevistas no auditório da Governadoria.

A governadora Fátima Bezerra também convidou o presidente Lula para o lançamento das obras, mas o representante do Executivo havia informado que não viria ao Rio Grande do Norte para a ocasião.

Leia a nota na íntegra abaixo:

A agenda da governadora Fátima Bezerra prevista para a manhã desta terça-feira (24), com os ministros Renan Filho (Transportes) e Sílvio Costa (Portos e Aeroportos), foi cancelada em função de dificuldades de logística para deslocamento dos ministros até Natal.

Uma nova data deve ser agendada.

Pedimos desculpas pelo imprevisto”

Fonte: Blog do BG

‘A AREIA É EXCELENTE E COMPATÍVEL’, DIZ SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO DE NATAL APÓS RETOMADA DA ENGORDA EM PONTA NEGRA

Foto: Pedro Trindade

A areia é excelente e compatível”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, após a retomada da obra de engorda da Praia de Ponta Negra no fim de semana.

A declaração foi feita em uma publicação nas redes sociais do secretário. A prefeitura não informou, até a última atualização desta reportagem, a origem do material que vem sendo usado no aterro da praia da Zona Sul da capital.

A prefeitura anunciou que irá realizar uma entrevista coletiva no fim da tarde desta segunda-feira (23) para prestar informações sobre o assunto.

A obra da engorda estava paralisada desde o dia 3 de setembro, após a Funpec, contratada pelo município, ter identificado cascalho nos sedimentos retirados do banco de areia licenciado, localizado há cerca de 7 km da costa.

A retomada da obra aguardava a conclusão de um novo estudo (o terceiro em nove anos) no local, para garantir que a areia retirada era própria. Contudo, o município não confirmou se o estudo foi finalizado, ou se encontrou um novo banco de areia.

Procurado pelo g1, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou que nenhum licenciamento de nova jazida de areia foi solicitado pelo município, mas que a prefeitura incluiu informações sobre um decreto de emergência e uma nova jazida no processo de licenciamento que já existia no órgão.

A Funpec foi procurada pela Inter TV e informou que não iria se pronunciar sobre o assunto.

Neste domingo (22), o secretário de Infraestrutura da capital, Carlson Gomes, confirmou que “a obra foi retomada dentro do decreto emergencial” emitido pela prefeitura na última sexta-feira (20) por causa do avanço da maré em Ponta Negra.

Na publicação nas redes sociais, Thiago Mesquita, confirmou que a retomada da obra ocorre como uma das respostas à situação de emergência.

O município de Natal continuará com todos os controles e monitoramentos ambientais. Com a Engorda, única alternativa técnica possível para solucionar a médio e longo prazo a erosão costeira, iremos garantir a proteção ambiental, proteção do nosso patrimônio imaterial tombado que é o Morro do Careca e a proteção aos patrimônios materiais”, afirmou.

Todas as medidas tomadas pelo município é com a finalidade principal de resguardar vidas humanas e evitar acidentes e estão fundamentadas na legislação brasileira em vigor e nos estudos técnicos e ambientais”, concluiu.

Fonte: Blog do BG

JAZIDA NÃO TEM AREIA SUFICIENTE NEM COMPATÍVEL A SER USADA NA ENGORDA DE PONTA NEGRA, DIZ ESTUDO

Foto: Reprodução

A jazida escolhida pela Prefeitura do Natal para a engorda da praia de Ponta Negra não tem areia suficiente nem compatível para ser usada na obra. Com isso, a prefeitura já procura um novo banco de areia para iniciar os serviços. Enquanto isso, a dragagem está suspensa.

A conclusão sobre a jazida é de um estudo preliminar realizado pela Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). Os resultados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (9) por secretários da prefeitura em coletiva de imprensa no Palácio Felipe Camarão. A Funpec foi contratada pelo Município para acompanhar a obra.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o estudo da Funpec indicou “grande possibilidade” de não haver areia suficiente, pois o material que consta no local tem muito cascalho, o que inviabiliza o uso na praia.

Dois estudos diziam que em torno de 92% da composição era areia fina e grossa, apropriada para ser utilizada no processo de engordamento, mas antes de começar o procedimento, obviamente se faz novamente uma coleta do material. E no primeiro momento que fizemos, foi observado que em parte da jazida havia cascalho. Um material calcário, conchas que são cristalizadas e formam blocos que não são apropriados para utilizar, pisar, deitar. Nós não sabemos o que de fato aconteceu”, enfatizou o secretário.

Thiago Mesquita acrescentou que a Funpec ainda trabalha para concluir os estudos e definir se a jazida de fato está descartada ou se poderá ser utilizada pelo menos parcialmente. A conclusão deve sair em até 10 dias. De toda forma, a prefeitura já começou a procurar um novo banco de areia dentro da área licenciada.

Segundo o secretário, caso a nova jazida encontrada seja na mesma área de influência, não será necessário solicitar novo licenciamento ambiental. Mas, caso a jazida fique distante, a prefeitura terá de pedir nova licença ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN).

O que a Funpec nos apontou é que existe grande possibilidade de não ter quantidade suficiente. Por isso, resolvemos chamar a coletiva e oficializamos ao Idema”, destacou.

Ainda durante a coletiva, o secretário afirmou que a Tetra Tech – que elaborou os levantamentos sobre a jazida – será oficializada para que explique a divergência entre o estudo e o que foi encontrado no local. Segundo Thiago Mesquita, a empresa será responsabilizada “administrativa e legalmente”.

Fonte: Blog Jair Sampaio

OBRA DA ENGORDA DA PRAIA DE PONTA NEGRA TEM PAUSA NAS ATIVIDADES PARA ANÁLISE DE SEDIMENTOS; ENTENDA

Foto: Semurb / Divulgação

A obra para a engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, teve uma suspensão nas atividades nesta terça-feira (3), quatro dias após o início da execução. A informação foi confirmada pela prefeitura de Natal. A promessa da empresa DTA Engenharia e do Município era de que a obra ocorresse praticamente 24 horas por dia durante cerca de 3 meses, até a conclusão.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, explicou que a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), contratada pelo Município, sugeriu uma pausa de até 7 dias nas obras para concluir, em laboratório, a análise dos sedimentos que estão sendo retirados.

A DTA Engenharia informou que não vai, neste primeiro momento, se pronunciar sobre o assunto, mas garantiu que não houve nenhum problema com a draga.

Em nota, a prefeitura de Natal confirmou a suspensão a pedido da Funpec e explicou que isso não vai interferir no cronongrama de execução; confira:

A Prefeitura Municipal do Natal esclarece que as obras para a engorda de Ponta Negra precisaram ser suspensas nesta terça-feira (3), em função da necessidade de realização de testes que visam a garantir a segurança ambiental e operacional do projeto.

Esses testes atendem a uma recomendação de ordem técnica feita pela Funpec (Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura), contratada para prestar toda a assessoria técnica sobre o projeto ao Município, e também servem de cumprimento a condicionantes ambientais pactuadas com o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente do Estado) para a licença de toda a obra.

Ressalte-se, também, que não são verdadeiras especulações que chegaram a circular, apontando supostos problemas técnicos com o navio-draga que faz a transferência dos sedimentos para a orla. O navio está desde sexta-feira passada (30) realizando testes mecânicos em seus próprios equipamentos e colaborando ainda com a coleta de material dos sendimentos marítimos que estão sendo encaminhados para análises laboratoriais.

Todos esses procedimentos levarão a operação geral a ser interrompida pelos próximos dias, em tempo suficiente para o recolhimento do material necessário. É preciso destacar, por fim, que esta suspensão faz parte de um processo preparatório inerente ao projeto e não vai provocar retardamentos ao cronograma geral do aterro hidráulico.

Fonte: Portal 98FM