PLACA RETIRADA PELA PREFEITURA DE TIBAU É REINSTALADA NA DIVISA COM ICAPUÍ; RN E CE DISPUTAM 181 METROS DE TERRITÓRIO

Uma placa de divisa entre o estado do Rio Grande do Norte e o Ceará, que tinha sido retirada pela prefeitura de Tibau no dia 2 de maio, foi resintalada nesta quinta (8) pelo governo Cearense. Equipes da polícia cearense acompanharam o trabalho. Os estados disputam 181 metros de território entre os município de Tibau e Icapuí.

A tensão se intensificou no dia 24 de abril, quando a equipe do governo do Ceará instalou a nova placa na rodovia estadual CE 261, que havia passado por uma revitalização. Segundo a prefeitura de Tibau, a placa avança em cerca de 181 metros o verdadeiro limite entre os municípios e o local onde estava a placa anterior.

Já o governo do Ceará afirmou que a instalação foi baseada em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que apontou havia um desvio de 181 metros em relação à divisa reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A prefeitura de Tibau não aceitou a mudança e ordenou a retirada da placa no dia 2 de maio. A polícia potiguar também foi acionada para acompanhar a remoção, na ocasião.

Após a reinstalação da placa nesta quinta (8), a Procuradoria-Geral do Ceará informou por meio de nota que solicitou a realização de um estudo na área, ao tomar conhecimento da questão territorial entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE)

“O relatório técnico identificou, com base em dados georreferenciados pelo IBGE, a existência de loteamento e infraestrutura urbana do município de Tibau (RN) em território cearense. Diante do fato, a PGE-CE orientou aos órgãos competentes de governo o reposicionamento de placa identificadora da divisa na área observando estritamente o traçado do IBGE“, informou a nota.

Na sequência, oficiou, na terça-feira, 6 de maio, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE-RN) e o município de Tibau (RN), informando o fato e solicitando providências por meio da criação de uma comissão entre os governos estaduais e municipais para que, mediante a abertura de diálogo, sejam restabelecidos os reais contornos da divisa entre os dois estados na forma como está definida pelos órgãos oficiais”, diz o documento.

A procuradoria cearense considerou que a formação da comissão seria a oportunidade para a formação de consenso sobre a questão, “buscando-se resguardar os interesses do estado do Ceará e da população cearense”.

Municípios do RN e CE disputam 181 m de território

Prefeitura de Tibau se diz surpreendida
Já a prefeitura de Tibau afirmou que foi “surpreendida” e que vê com preocupação a reinstalação da placa de divisa por Icapuí (CE).

“Isso é o oposto do que a Prefeita Lidiane Marques e a prefeitura de Tibau defendem: resolver a questão dos limites de forma pacífica, por meio da conversa e da negociação. A Prefeitura de Tibau reforça sua confiança no diálogo e na colaboração entre as cidades e os estados para encontrar uma solução final para este assunto”, diz a nota enviada pela Prefeitura.

A área reivindicada pelo Ceará conta com posto de saúde, unidades habitacionais, ruas pavimentadas e outros equipamentos comunitários construídos ao longo do tempo pela prefeitura de Tibau.

Disputa ocorre desde o início do século passado
O governo do Rio Grande do Norte anunciou a formação de um grupo de trabalho para tratar do conflito envolvendo os limites territoriais do município potiguar com Icapuí, no Ceará, após uma reunião realizada nesta quarta-feira (7) em Natal.

A comissão será formada por representantes da Procuradoria Geral do Estado; do Gabinete Civil do Governo do Estado; da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e da prefeitura.

Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra (PT) externou “apoio incondicional” à defesa dos interesses de Tibau.

Segundo o governo do estado, a área é alvo de disputas territoriais desde o início do Século XX e que já contou com vitória potiguar na Justiça.

O consultor geral do município de Tibau, Helton Evangelista. afirma que o município conta com documentos históricos, cartográficos e do processo judicial iniciado em 1902, que teve como um dos defensores da causa o advogado, jurista, político e diplomata Rui Barbosa.

Segundo Helton, o Rio Grande do Norte ganhou a causa, mas o verdadeiro traçado da divisa entre os dois estados nunca foi demarcado, o que gera o clima de insegurança jurídica que volta à tona.

Fonte: g1RN

NA SEMANA DAS MÃES, ATRIZ PAOLLA OLIVEIRA VAI À TV DEFENDER ABORTO

No Roda Viva desta segunda-feira (5), na TV Cultura, Paolla Oliveira reviveu temas que permeiam sua carreira, como empoderamento feminino, carnaval e até aborto. A atriz, que não pretende ser mãe, foi a escolhida para ser a entrevistada da semana do Dia das Mães.

– Quando a gente fala sobre as questões femininas, tem sempre um entorno que leva a gente a se aprisionar. Parte tudo do mesmo lugar: ter o corpo que a gente quer, se sentir bonita da maneira que a gente é, escolher ter filhos. Escolher fazer um aborto – explicou a atriz.

– Acho que isso é uma escolha da mulher, e eu sou a favor. É uma decisão da mulher, tem que ser. Acho um grande retrocesso a gente não pensar nisso como uma possibilidade – disse.

Questionada sobre sua decisão pessoal de não ter filhos, argumentou:

– Eu não tenho mais vergonha de dizer [que não quero ter filhos]. A maternidade é uma coisa tão linda, grandiosa, especial. Tem que ser uma decisão, uma escolha.
A intérprete de Heleninha em Vale Tudo, personagem cuja trama gira em torno do alcoolismo, explicou algumas das motivações do trabalho:

– A Heleninha, a gente tem ela quase que como um estereótipo. A mulher da crise, a mulher do escândalo, a bêbada. Para mim, ela é mais. Penso que ela é uma mulher com tantas camadas, desafios, conflitos.

– A novela é super atual (…). Procurei muito sobre as mudanças do alcoolismo de lá para cá, então eu vejo que [o Brasil] mudou bastante, mas que os estigmas continuam – disse, sobre o remake de Vale Tudo.

Paolla também abordou temas relacionados ao empoderamento da mulher, como as críticas ao seu corpo e a visão da beleza.

– De longe, não sou a única mulher a levar isso, mas eu me via nessa roupa. Nessa roupa que não cabia, nessa forma pequena. Precisei arrumar um lugar de libertação.

Fonte: Plano News

CONSELHO TUTELAR PROÍBE PASTOR MIRIM DE PREGAR E USAR REDES SOCIAIS APÓS POLÊMICAS

O pastor mirim Miguel Oliveira, de 15 anos, foi proibido de pregar em igrejas por tempo indeterminado, conforme determinação do Conselho Tutelar. O jovem também deverá se afastar das redes sociais e retornar às aulas presenciais, já que estava estudando apenas online.

A decisão foi tomada após reunião entre os pais do adolescente, Erica e o Pastor Marcinho Silva, com o órgão responsável, motivada pelas críticas que Miguel recebeu em suas pregações. As informações foram divulgadas pelo Portal Assembleianos de Valor.

O afastamento ocorre após Miguel rasgar supostos laudos médicos durante um culto, enquanto dizia ter curado uma mulher do câncer. Na gravação que viralizou, ele declarou: “Eu rasgo o câncer, eu filtro o teu sangue e eu curo a leucemia”, o que gerou grande repercussão nas redes sociais.

Segundo o pai, Miguel resistiu à decisão de cancelar as pregações, pois queria continuar ministrando cultos. Marcinho Silva, que preside a Assembleia de Deus Ministério Avivamento Profético em Carapicuíba (SP), disse que sempre cobrou que o filho voltasse às aulas presenciais e que não concordava com as viagens que o jovem vinha fazendo para pregar em outras cidades.

Todos os eventos que Miguel participaria foram cancelados.

Fonte: CBN

DEPUTADO APRESENTA PROJETO QUE VISA PROIBIR CAMISA VERMELHA NA SELEÇÃO

Foto: Reprodução

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou um projeto de lei, nesta terça-feira (29), que torna obrigatório o uso das cores oficiais da Bandeira Nacional (verde, amarelo, azul e branco), para todas as entidades públicas ou privadas que representem oficialmente o Brasil.

A ação do parlamentar ocorre após ser ventilada a possível troca do uniforme azul da Seleção Brasileira por um vermelho para a Copa do Mundo de 2026. Com isso, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jogadores e comentaristas tem se posicionado contra a mudança.

De acordo com o PL, a exigência se aplica às seguintes categorias:

Delegações esportivas

Missões diplomáticas e consulares

Delegações científicas, tecnológicas ou culturais;

Entidades participantes de exposições internacionais ou eventos oficiais;

Organizações da sociedade civil que atuem mediante convênio, parceria ou contrato com a administração pública federal.

Em caso das normas não serem cumpridas, sansões serão aplicadas e elas poderão ir desde advertências até o impedimento de representar o país por até quatro anos.

Zé Trovão justifica que o projeto de lei busca fortalecer a identidade nacional e reforçar o patriotismo.

“O presente projeto de lei visa fortalecer a identidade nacional e promover o sentimento de pertencimento e orgulho entre os brasileiros, ao exigir que entidades públicas ou privadas, quando em representação oficial do país, utilizem as cores da Bandeira Nacional em suas vestimentas, materiais e comunicações institucionais”, diz trecho da justificação do projeto.

“Além de reforçar a coesão e o patriotismo, essa medida contribui para a valorização da imagem do Brasil no exterior. A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história”.

Mudança na camisa

De acordo com o site especializado em camisas Footy Headlines, a Seleção Brasileira terá uma nova cor de camisa para participar da Copa do Mundo de 2026.

As cores não devem ser as mesmas da bandeira do Brasil, e a previsão é de que a camisa seja lançada em março do próximo ano.

Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade, com exceção apenas para eventos comemorativos.

Fonte: CNN Brasil

GOVERNO LULA RECUA E SUSPENDE VERBA PARA CARTILHA QUE ORIENTA USUÁRIOS DE DROGAS A LIDAREM COM ABORDAGENS POLICIAIS

Uma cartilha com orientações para usuários de drogas durante abordagens policiais gerou grande polêmica ao ser habilitada para financiamento pelo Ministério da Justiça, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O material, intitulado “Deu Ruim? Fica Frio. O que fazer se você estiver com drogas e for abordado pela polícia”, foi elaborado pela Frente Mineira de Drogas e Direitos Humanos, uma entidade da sociedade civil. A cartilha ensina usuários a como agir durante abordagens policiais, com o objetivo declarado de proteger direitos e reduzir riscos de abusos.

A proposta foi selecionada para receber recursos públicos no âmbito do Prêmio Maria Lúcia Pereira, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), órgão do Ministério da Justiça.

Entretanto, após denúncias da imprensa tornarem pública a habilitação da cartilha, o governo enfrentou forte repercussão negativa. Somente depois da repercussão, o Ministério da Justiça determinou a suspensão do edital, alegando a necessidade de reavaliação dos projetos habilitados. Até o momento, não houve liberação de recursos para a cartilha.

A crise provocada pela revelação da cartilha também chegou ao Congresso. A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) apresentou um requerimento de moção de repúdio ao Governo Federal, especificamente ao Ministério da Justiça, pela habilitação da cartilha.

A moção está prevista para ser votada no dia 29 de abril, na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados.

Segundo Clarissa Tércio, a iniciativa da cartilha “desrespeita a sociedade brasileira, que diariamente sofre com os males provocados pelo tráfico e consumo de drogas”, e representa “uma tentativa de normalizar práticas que devem ser combatidas, não incentivadas”.

Fonte: BZ Notícias

 

[ÁUDIO]: SECRETÁRIA DO PT EXIGIU DESVIO DE VERBA DE PROJETO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO PARA CAMPANHA

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blog Rudimar Ramon (@rudimarramon)

A secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, foi gravada por um ex-aliado cobrando dele que recursos públicos de um projeto de capacitação profissional de jovens fossem desviados para a campanha eleitoral dela, em 2024.

A pasta, controlada por Luiz Marinho (PT), informou que pediu esclarecimentos à ONG e suspendeu o repasse de novos recursos “até que seja finalizada a apuração e análise das informações”. Anne Moura disse que nunca praticou nada ilegal e que o ex-aliado quer prejudicar a imagem dela.

A ONG Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (Iaja), fundada e controlada por Anne, vai receber R$ 1,2 milhão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para oferecer cursos de qualificação profissional para 750 estudantes. A parceria foi assinada em setembro.

“Eu quero falar do projeto nosso, do MTE. Nós precisamos saber como que… Eu preciso de dinheiro. De forma objetiva: eu preciso de dinheiro. Estamos prestes a ganhar essa eleição, só que a gente precisa saber como a gente vai fazer isso”, afirma a dirigente do PT nacional na gravação a que o Estadão teve acesso.

A conversa foi gravada por Marcos Rodrigues, ex-presidente do Iaja e um antigo aliado de Anne Moura. Ambos romperam em dezembro e ele afirma que operava, a mando da secretária do PT, um esquema de desvios de verbas e de finalidades na ONG em benefício dela.

No diálogo, Anne Moura perguntou sobre os salários que seriam pagos ao coordenador-geral e para a coordenadora-adjunta do projeto e disse que os valores deveriam ser revertidos para a campanha.

Esse dinheiro já pode ser recebido? Agora, essa primeira parcela? Então vamos acelerar isso aí que isso já me ajuda muito. Eu tô contando os centavos disso aqui. Eu preciso ganhar essa eleição. O nível de perseguição está muito grande. Não podemos desperdiçar nada, nós vamos ter que ganhar essa eleição”, afirmou.

O então presidente da ONG respondeu que não poderia “direcionar todo o valor” da primeira parcela recebida porque “tem um trabalho que foi feito”.

“Mas eu só preciso agora, depois não vou precisar. Eu só preciso agora. O momento que eu mais preciso da minha vida inteira é agora. Depois não vou precisar. Esse que é o problema. E é agora mesmo, antes de chegar a eleição. Por isso que eu tô te falando… Se já pode pagar, já paga”, afirmou a dirigente petista.

Marcos Rodrigues respondeu dizendo acreditar que em poucos dias o dinheiro seria depositado e ele poderia fazer o direcionamento.

“Muito bom, já paga, já paga. E discute para mim qual a forma que chega o dinheiro. Me mande todo o dinheiro possível. Para ganhar a eleição. Não tenho alternativa, não to colocando nada nos bolsos. Eu já estou devendo 1 milhão e 100 mil dessa eleição, do tamanho que tá. Essa eleição cresceu, está muito grande”, disse.

Marcos Rodrigues afirma que não transferiu o recurso porque tomou conhecimento de um “golpe” para tirá-lo do comando da ONG.

A nova denúncia de mau uso de recursos públicos se junta a outras duas. Uma verba do governo do Amazonas destinada para um projeto cultural com crianças foi parar, em parte, em uma escola de samba que homenageou a dirigente petista. Além disso, ela também foi gravada dizendo que a cúpula do Ministério da Cultura deu aval ao uso de um programa do governo federal para beneficiar campanhas.

O Iaja é a ONG que coordena o comitê de cultura do Amazonas, estrutura do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura. A iniciativa, distribuída por todos os estados, é marcada por influência política e partidária do PT.

Em nota, Anne Moura reafirmou que jamais praticou “qualquer ilegalidade no exercício” de suas atividades e que as gravações “estão sendo utilizados em uma ofensiva cujo único objetivo é macular sua imagem, distorcendo falas fora de contexto para alimentar uma campanha massiva de matérias persecutórias e inverídicas contra mim”. Ela acrescentou que, “diante desses absurdos”, está “adotando todas as medidas jurídicas cabíveis para a responsabilização dos envolvidos”.

Fonte: Estadão Conteúdo

INFLUENCER FAZ FAXINA PELADA E GANHA R$ 40 MIL POR MÊS

Foto: Reprodução

A influenciadora Ellen Salles, de 22 anos, encontrou uma maneira inusitada de faturar alto: fazendo faxina sem roupa. Com um modelo de trabalho pouco convencional, ela afirma ganhar até R$ 40 mil por mês atendendo clientes dispostos a pagar valores entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por sessão. A estratégia ousada chamou atenção nas redes sociais, onde já acumula mais de 250 mil seguidores.

O serviço, segundo Ellen, atrai um público seleto e variado. “O perfil dos clientes é formado geralmente por homens entre 35 e 55 anos, com alto poder aquisitivo”, afirmou em entrevista ao Splash UOL. Entre seus contratantes, ela menciona empresários, médicos, advogados, jogadores de futebol e até políticos, mostrando que a curiosidade sobre seu trabalho vem de diferentes áreas.

Com a alta demanda, a influenciadora revela que sua rotina é movimentada. Segundo ela, além das faxinas pagas, a exposição na internet impulsionou sua visibilidade, resultando em mais oportunidades de monetização. Mesmo diante de críticas e polêmicas, Ellen garante que está confortável com a escolha e que vê seu trabalho como um meio legítimo de alcançar independência financeira.

A jovem ainda afirma que pretende expandir seus negócios e explorar novas formas de interação com seu público. Enquanto isso, continua a quebrar tabus e a gerar debates sobre os limites entre entretenimento e serviços inusitados.

Fonte: Correio Braziliense

LULA DIZ QUE COLOCOU “MULHER BONITA” NAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA SE APROXIMAR DO CONGRESSO

Foto: Gil Ferreira/SRI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referiu-se à nova ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, como “mulher bonita”, ao comentar sobre o desejo de se reaproximar dos comandos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O petista fez o comentário em cerimônia de lançamento do programa de crédito consignado privado para trabalhadores do regime CLT, no Palácio do Planalto.

Lula falava sobre a importância da presença de Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) no evento. Para ele, essa é uma nova fase da relação entre o Legislativo e o Executivo. Ao citar Gleisi, disse que colocou “essa mulher bonita” na SRI para não ter mais distância do Congresso.

E é muito importante que venha aqui o presidente da Câmara e do Senado, porque uma coisa, companheiros, eu quero mudar e estabelecer uma relação com vocês. Por isso que eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais. É que eu não quero mais ter distância com vocês”, disse Lula.

Gleisi tomou posse na última segunda (10) e já está atuando para que essa reaproximação entre governo e Congresso seja de fato consumada. Nesta terça-feira (11), jantou com lideranças do Centrão e o presidente da Câmara. Nesta quarta, tem reunião com o presidente do Senado.

Fonte: SBT

GAFE EM BRASÍLIA: PREFEITO DO RN SE EMBEBEDA NO PRIMEIRO DIA DE VIAGEM E CAI SOBRE AS MESAS DO FOGO NO CHÃO 

Foto: Reprodução

O restaurante Fogo de Chão foi o auge de uma cena deplorável de um prefeito do RN nesta segunda-feira (10). O prefeito que era esperado para receber o Selo Nacional de compromisso com a Alfabetização levou falta no evento, depois de ser visto bebendo desde às 11h da manhã desta segunda-feira no restaurante Fogo de Chão em Brasília. Após uma mistura que envolvia: Chopp, Licor 43, e duas garrafas de whisky, o prefeito tentou levantar da mesa para cumprir sua agenda. Resultado: Não conseguiu se locomover, caiu sobre um garçom e as mesas do restaurante. Foi socorrido por auxiliares e levado pro hotel.

Parece que a turma, quando está em Brasília, não perdoa nem a segunda-feira de trabalho.

O problema é quando o representante do povo sai do seu estado, com uma viagem em representação do seu município, e bancado com o dinheiro do contribuindo pra se transformar em chacota. No mínimo: vergonhoso.

POLÊMICA – PASTOR ATRIBUI DOENÇA DE PADRE FÁBIO DE MELO A HOMOSSEXUALIDADE

Foto: Reprodução

Pastor da Igreja Evangélica Ministério Libertos por Deus (LPD), Flávio Amaral causou polêmica ao atribuir a depressão do Padre Fábio de Melo ao medo de “sair do armário”. Além disso, ele deu a entender que o líder da igreja católica é homossexual e que está com falta de sexo.

Seja mais específico, porque eu acredito, que o senhor está louco para sair do armário. Eu acredito sim, muita gente já sabe, já pensa, já fala”, disse Flávio.

Amaral seguiu: “Padre com depressão por causa de sua vida sexual? Porque não saiu do armário, porque não casou com uma mulher, ou porque não tem um homem, ou porque não faz sexo?”

Segurando a bíblia na mão, Flávio Amaral deixou um recado para Fábio de Melo. “Querido, seja qual for o motivo, este aqui é o remédio para qualquer depressão”, finalizou.

No último dia 20, um vídeo de Padre Fábio de Melo falando sobre o diagnóstico da depressão veio à tona.

Quero abrir meu coração. Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. Ao longo dessas duas últimas semanas eu só tenho um pensamento nessa vida: a vontade de deixar de viver”, falou.

Emocionado, Fábio completou: “Eu sei que o Senhor está aqui e eu sei que não vou desistir. Mas quero pedir a vocês uma grande gentileza: que vocês estendam os braços na direção desses meninos que também estão sofrendo as batalhas espirituais comigo.”

Flávio do Amaral já havia sido denunciado ao Ministério Público (MP) pela deputada federal Erika Hilton (PSOL) e a vereadora de São Paulo Amanda Paschoal (PSOL), após uma jovem trans da LPD tirar a própria vida.

A moça, de 22 anos, passava por um processo de “destransição” e “cura gay”, promovidos e coordenados por Amaral. O caso aconteceu em setembro de 2023.

Fonte: Blog do BG