POR QUE VÁRIAS PEDRAS SURGIRAM NA PRAIA DE PONTA NEGRA? ESPECIALISTA EXPLICA
Foto: Reprodução
O aparecimento de várias pedras em alguns trechos da Praia de Ponta Negra surpreendeu banhistas e visitantes do ponto turístico nesta semana. Uma imagem publicada nas redes sociais mostra um dos pontos repletos de sedimentos, os quais apresentam uma cor mais escura que a areia. Apesar da surpresa entre a população, o fenômeno é causado por fatores comuns. De acordo com geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ricardo Farias, o surgimento das pedras, chamadas tecnicamente de rochas pelos especialistas, é causado pelo movimento da maré e também pela intensidade do vento.
“A areia da praia, que está misturada a essas rochas, é mais fina. Quando ocorre alguma maré mais alta ou ventos mais fortes, essa camada mais fina é deslocada, saindo da frente da praia e ficando mais próxima do mar. Os grãos mais grossos ficam, o que nos passa a impressão de que a areia de matéria grosso aumentou, mas ele apenas está em evidência, porque a camada fina saiu. Quando as marés baixarem e o vento diminuir, a tendência é que a parte fina volte para o seu ponto original e encubra as mais grossas. Essa é a dinâmica da praia”, explicou. Entre a quinta-feira (17) e a segunda-feira (21), a região costeira de Natal registrou altas marés, acima de 2 metros.
Ao pontuar a origem natural da aparição das pedras, Ricardo Farias afirmou que o monitoramento constante na praia de Ponta Negra e em outros trechos costeiros é necessário, a fim de evitar qualquer tipo de desequilíbrio ambiental. “Precisamos aplicar um monitoramento e estudos constantes, aliado a percepção de como a dinâmica da praia ocorre. Quando ela não é observada no dia a dia, você pode acabar constatando coisas que não são reais”, afirmou.
Fonte: Tribuna do Norte