PROCON: ESCOLAS PRIVADAS DE NATAL PREVEEM AUMENTO MÉDIO DE ATÉ 9% EM MENSALIDADE PARA 2025

Foto: Marcos Santos/USP Imagen

As escolas privadas de Natal preveem um aumento de até 9% no preço da mensalidade para o ano de 2025. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal).

Os aumentos são diferentes para os níveis. Para o ensino médio, por exemplo, o reajuste médio previsto é de 8,71%. Para educação infantil e para os níveis fundamental I e II, foi registrado um acréscimo de 9,25%. (Veja os valores mais abaixo).

Segundo o Procon, os percentuais foram calculados com base na média das variações anuais, e aproximadamente 60% das escolas pesquisadas aplicaram reajustes acima dessa média.

Os valores previstos de reajuste de cada pesquisa constam no site do Procon e podem ser acessados.

Segundo o Procon, as regiões Leste e Sul concentram as escolas com as maiores mensalidades, enquanto as regiões Oeste e Norte apresentam os menores valores.

Pesquisa

A pesquisa foi feita em 30 escolas – tendo sido escolhidas as maiores e mais tradicionais, distribuídas pelas quatro regiões de Natal. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 29 de novembro.

O Procon considerou apenas os valores das mensalidades, sem descontos aplicados, e para um turno principal. Algumas escolas oferecem preços diferenciados para turnos matutino e vespertino, como também descontos para irmãos matriculados, por exemplo.

Média de valores

O Procon identificou grande variação nos valores das mensalidades, “refletindo o padrão e a metodologia de ensino de cada escola”.

De acordo com o Procon, escolas voltadas à preparação para o ensino superior tendem a ter mensalidades mais altas no ensino médio.

O Procon reforçou que pais ou responsáveis podem tomar medidas como visitar as escolas, analisar espaços, número de alunos por sala, instalações, laboratórios, bibliotecas, metodologia de ensino, carga horária e comunicação com as famílias para uma escolha melhor.

Fonte: g1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *