UM TERÇO DOS ADOLESCENTES TERÁ SOBREPESO OU OBESIDADE ATÉ 2050, APONTA ESTUDO

Foto: Reprodução

Até 2050, um terço dos adolescentes em todo o mundo poderá estar com sobrepeso ou obesidade. A estimativa é de um novo artigo publicado na revista científica The Lancet, que aponta para um crescimento alarmante dos casos de obesidade infantil — a condição mais do que triplicou entre 1990 e 2021, e a tendência é de alta.

O alerta global também se reflete no cenário brasileiro. Dados do Atlas Mundial da Obesidade, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que, se nenhuma ação for tomada, o Brasil poderá ocupar, até 2030, a quinta posição entre os países com maior número de crianças e adolescentes obesos. E o dado mais preocupante: as chances de reverter essa situação são de apenas 2%, segundo especialistas.

Hoje, 14,3% das crianças brasileiras entre dois e quatro anos têm excesso de peso. Dessas, 227,6 mil já apresentam obesidade, enquanto 273,3 mil estão com sobrepeso. Entre os cinco e nove anos, os números são ainda mais expressivos: 29,3% das crianças estão acima do peso — um total de 200 mil com obesidade grave, 352,8 mil com obesidade e 670,9 mil com sobrepeso.

Para a diretora da Casa Escola, Priscila Griner, os dados refletem uma realidade percebida nas salas de aula. “A infância e a adolescência estão cada vez mais sedentárias, mal nutridas e condicionadas aos dispositivos eletrônicos, e isso impacta diretamente na saúde e no desenvolvimento motor, social e emocional.” Ela completa: “Precisamos criar oportunidades para que as crianças se movimentem de forma natural e prazerosa”.

Segundo Priscila, a atividade física tem um papel que vai além da prevenção da obesidade. “A prática esportiva ensina valores como superação, disciplina, respeito e empatia. Quando a criança vivencia isso desde cedo, leva esses aprendizados para toda a vida”.

Escola como parceira da saúde

Na Casa Escola, a atividade física é parte essencial do currículo, e uma das iniciativas que reforçam essa abordagem é o JICE — Jogos Internos da Casa Escola. O evento, que ocorre anualmente e vai até 10 de abril, envolve alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamentais 1 e 2 em atividades esportivas e lúdicas adaptadas a cada faixa etária.

“O JICE é pensado junto com os alunos. Eles sugerem atividades, participam da organização das equipes, da montagem das tabelas e até da escolha da premiação. Isso gera engajamento e torna a experiência mais significativa”, conta Larissa Gabriela, professora de Educação Física da instituição.

Larissa também reforça o papel das famílias na construção de uma relação saudável com o corpo e o movimento. “Cada criança tem seu ritmo. Por isso, mais do que incentivar a prática de atividades físicas, é fundamental criar um ambiente onde o movimento esteja presente no cotidiano e seja associado ao prazer, não à obrigação”

Fonte: O Potengi

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