ANATEL PROÍBE QUE EMPRESAS USEM VÁRIOS NÚMEROS PARA CHAMADAS INDESEJADAS DE TELEMARKETING
Foto: Shutterstock
A Anatel adotou uma medida que promete reduzir as insistentes ligações telefônicas de telemarketing.
As ligações perturbam o trabalho da Deisiane. Ela coordena 250 leitos e as escalas de profissionais de várias áreas da Santa Casa de Belo Horizonte. E a toda hora é interrompida.
“Eu procuro atender porque fico preocupada achando que é alguém precisando. Alguém mesmo querendo entrar em contato comigo. A gente tenta falar: ‘não, agora não posso falar, tô no trabalho’. E muitas vezes existe realmente a insistência mesmo”, conta Deisiane Géssica Pereira, coordenadora cuidados clínicos da Santa Casa.
E a estratégia de bloquear o número não adianta.
“Bloquear não adianta. Eles arrumam outro jeito e ligam de outro número”, diz uma mulher.
Esse incomodo todo agora pode dar um sossego. A Anatel proibiu que uma mesma empresa utilize números diferentes para fazer as ligações. Uma tentativa de driblar o spam telefônico e diminuir os golpes.
O presidente da Comissão de defesa Do Consumidor da OAB, em Minas, Thiago Freitas, afirma que a proibição é um pequeno avanço.
Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões. O consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331. A esperança agora é ter menos amolação.
Fonte: Blog do BG