NATAL REGISTRA MAIOR CHUVA DO ANO E INTERIOR DO RN TAMBÉM TEM FORTES PRECIPITAÇÕES 

Foto: Wdson Carvalho

A sexta-feira (14) foi marcada por grandes volumes de chuva em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. A tendência é de continuidade das chuvas pelo menos até a próxima terça-feira (19).

Na capital, o acumulado em 24 horas chegou a 107 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Climatempo. Com isso, o total de precipitações no mês já atingiu 206,5 mm, ultrapassando a média histórica de março, que é de 200,8 mm.

A chuva intensa causou alagamentos em várias regiões da cidade e impactou o trânsito. Em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foram registrados 40,6 mm, enquanto municípios como Goianinha (35,2 mm) e Canguaretama (21,8 mm) também tiveram chuvas expressivas.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a precipitação observada faz parte do início do período chuvoso e está associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical.

“Ontem (14) choveu bem, lá no Seridó, na região de São João do Sabugi, Serra Negra do Norte. No Alto Oeste também teve algumas pancadas de chuvas, aqui no litoral também. As condições devem permanecer instáveis nos próximos dias”, afirmou Bristot.

Interior do RN

Além da capital e da região metropolitana, o interior do Rio Grande do Norte também registrou fortes precipitações nas últimas 24 horas. O boletim pluviométrico da Emparn aponta acumulados consideráveis em diversas cidades:

São João do Sabugi: 93,2 mm

Timbaúba dos Batistas: 82,0 mm

Serra Negra do Norte: 37,4 mm

Pendências: 45,8 mm

Almino Afonso: 27,8 mm

Luís Gomes: 23,0 mm

Umarizal: 19,8 mm

No Agreste Potiguar, os volumes foram menores, mas houve registro de precipitação em Santa Maria (9,6 mm), Lagoa Salgada (7,6 mm) e João Câmara (4,8 mm). Já no Oeste Potiguar, Mossoró teve apenas 3,4 mm nas últimas 24 horas.

Segundo Bristot, as condições oceânicas favorecem a continuidade das precipitações, especialmente no litoral e no interior. “O Oceano Atlântico Sul está um pouquinho mais quente que o Atlântico Norte e no Pacífico tem uma La Niña fraca. Essas condições indicam um inverno normal, podendo ter algumas cidades acima do normal, como está acontecendo aqui no litoral”, destaca.

Fonte: Tribuna do Norte

CALOR DE 71°C DEFORMA TRILHO E TREM DESCARRILA NO RIO DE JANEIRO   

Foto: Reprodução

Um trem do ramal Guapimirim descarrilou, na tarde desta quinta-feira (20), no bairro de Parque Estrela, em Magé, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Não houve feridos.

Segundo a SuperVia, o incidente foi causado pela alta temperatura registrada na via férrea, que chegou a 71°C, dilatando os trilhos.

A concessionária informou que equipes estão no local para realizar os reparos necessários e normalizar a circulação, que foi suspensa por volta das 15h.

“Nossas equipes atuam para restabelecer a operação o mais breve possível”, disse a concessionária em nota.

Nota da Supervia

“A SuperVia informa que não houve feridos no descarrilamento ocorrido por volta das 14h40 desta terça-feira (20/02) com um trem do ramal Guapimirim, que fazia o trajeto Saracuruna x Guapimirim, nas proximidades da estação Parque Estrela.

A ocorrência foi causada pela dilatação dos trilhos devido à alta temperatura registrada na via férrea, que chegou a 71°C, provocando a flambagem dos trilhos. Todos os passageiros que estavam a bordo foram retirados com segurança.

Equipes da SuperVia estão no local para realizar os reparos necessários e normalizar a circulação.”

Fonte: g1

RIO 44°C: CIDADE TEM MAIOR TEMPERATURA EM 10 ANOS; SP TAMBÉM BATE RECORDE 

Foto: Rafael Catarcione/Riotur.Rio

O Rio de Janeiro registrou, nesta segunda-feira (17), a maior temperatura em dez anos de medições do sistema Alerta Rio. A cidade atingiu o nível 4 de calor pela primeira vez este ano. Em São Paulo houve o registro da maior temperatura do ano e do verão.

O que aconteceu

No Rio de Janeiro, termômetros atingiram 44ºC no ponto de medição de Guaratiba, que fica na zona oeste da capital. O recorde anterior havia sido em 2023, quando a mesma estação marcou 41,8ºC.

Capital decretou nível 4 de calor às 12h35 desta segunda (17). Isso acontece quando há índices de calor muito alto (40°C a 44°C) com previsão de permanência ou aumento por, pelo menos, três dias consecutivos, de acordo com a prefeitura. É a primeira vez que esse nível é atingido desde junho do ano passado, quando a escala de cinco níveis foi criada.

Previsão é de temperaturas elevadas para os próximos dias. É possível que os recordes sejam atingidos novamente, segundo o Alerta Rio. Não há previsão de chuva até, pelo menos, sexta-feira (21).

Em São Paulo, os termômetros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram 34,9ºC no meio da tarde na estação de Interlagos. O recorde anterior havia sido na estação do Mirante de Santana em 22 de janeiro, quando a temperatura chegou a 33,8ºC. Segundo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, termômetros chegaram aos 35ºC em Parelheiros, no extremo sul da capital.

Números ainda podem mudar após a consolidação dos dados do dia (geralmente variam décimos). Porém, o dado do Inmet, considerado pela Defesa Civil do estado como medição oficial, já indica a maior temperatura registrada em 2025 e também a mais alta desde o início da Operação Verão

Todo o estado está em alerta para a onda de calor, que é a primeira a atingir a região este ano, e a terceira do Brasil, também segundo o órgão de proteção. Há possibilidade de pancadas de chuva, em forma de tempestades, a partir da tarde e noite terça-feira (18).

Fonte: Uol

INMET EMITE ALERTA DE PERIGO PARA CHUVAS INTENSAS NO RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte. O aviso teve início às 9h33 desta quarta-feira (5) e segue até as 10h da manhã de quinta-feira (6), com previsão de precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia, além de ventos fortes de 60 a 100 km/h.

Diante das condições climáticas adversas, há risco de queda de árvores, alagamentos, cortes de energia elétrica e descargas atmosféricas. O Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientam que, em caso de emergências, a população entre em contato pelos telefones 199 e 193. O monitoramento da situação segue em tempo real, e novas atualizações podem ser divulgadas ao longo do período do alerta.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Fonte: Portal da Tropical

INMET EMITE ALERTA DE CHUVAS INTENSAS PARA NATAL. SAIBA OUTRAS CIDADES SOB ALERTA

Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta amarelo (perigo potencial), de chuvas, para Natal, capital do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (29).

O aviso é de chuvas intensas com perigo potencial, com início em 28/01/2025 10h00min e fim para 29/01/2025 16h00min.

Riscos potenciais:
Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios afetados:
• Natal
• Arês
• Baía Formosa
• Ceará-Mirim
• Espírito Santo
• Extremoz
• Goianinha
• Jundiá
• Macaíba
• Maxaranguape

Fonte: Ponta Negra News

INMET ALERTA PARA CHUVAS INTENSAS EM MAIS DE 100 CIDADES DO RN

Foto: Inmet/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (20). O aviso abrangem 102 cidades potiguares, localizadas principalmente nas regiões Oeste e Central.

O alerta é válido até às 10h desta terça-feira (21). De acordo com ele, a previsão é de chuvas com volumes variando entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, que podem variar de 40 a 60 km por hora.

Ainda há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Outras orientações são: não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Veja cidades sob alerta
Acari
Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Baraúna
Barcelona
Bodó
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Janduís
Japi
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lagoa Nova
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d’Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parelhas
Patu
Pau dos Ferros
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santa Cruz
Santana do Matos
Santana do Seridó
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

Fonte: g1 RN

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO NO RN PARA O FIM DE SEMANA, 18 E 19 DE JANEIRO

Foto: Fernanda Zauli/g1

O fim de semana no Rio Grande do Norte tem previsão de temperaturas quentes, mas com possibilidades de chuvas em cidades de várias regiões do estado, como é o caso da capital Natal.

O g1 RN reuniu algumas cidades do estado – de diferentes regiões – para dar um panorama da previsão do tempo no estado neste sábado (18) e domingo (19).

As informações meteorológicas são do Climatempo.

Confira abaixo:
Natal
– Sábado: A previsão do tempo para sábado é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva.
Mínima: 24º C | Máxima: 31ºC
– Domingo: A previsão do tempo para domingo é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Mínima: 24ºC | Máxima: 30ºC

São Miguel do Gostoso
– Sábado: A previsão do tempo para sábado é de sol com algumas nuvens e chuva passageira. À noite, muitas nuvens mas com tempo firme.
Mínima: 24ºC | Máxima: 31ºC
– Domingo: A previsão do tempo para domingo é de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
Mínima: 24ºC | Máxima: 30ºC

Tibau do Sul (Pipa)
– Sábado: A previsão do tempo para sábado é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva.
Mínima: 24ºC | Máxima: 31ºC
– Domingo: A previsão do tempo para domingo é de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
Mínima: 24ºC | Máxima: 30ºC

Mossoró
– Sábado: A previsão do tempo para sábado é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva.
Mínima: 24ºC | Máxima: 31ºC
– Domingo: A previsão do tempo para domingo é de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
Mínima: 24ºC | Máxima: 30ºC

Caicó
– Sábado: A previsão do tempo para sábado é de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Mínima: 24ºC | Máxima: 31ºC
– Domingo: A previsão do tempo para domingo é de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. Noite, temporal.
Mínima: 23ºC | Máxima: 31ºC

Pau dos Ferros
– Sábado: A previsão do tempo para sábado é de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. Noite chuvosa.
Mínima: 22ºC | Máxima: 29ºC
– Domingo: A previsão do tempo para domingo é de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
Mínima: 22ºC | Máxima: 28ºC

Jaçanã
– Sábado: A previsão do tempo para sábado é de chuvoso durante o dia e à noite.
Mínima: 20ºC | Máxima: 29ºC
– Domingo: A previsão do tempo para domingo é de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. Noite chuvosa.
Mínima: 21ºC | Máxima: 29ºC

Fonte: g1 RN

RN: SEMANA DEVE SER MARCADA POR CHUVAS E PERÍODOS DE CÉU NUBLADO

Foto: Adriano Abreu

Chuvas e períodos de céu nublado devem marcar o tempo no Rio Grande do Norte nesta semana. Em Natal, que amanheceu sob fortes chuvas nesta segunda-feira (13), a previsão é que o tempo na cidade continue marcado por chuvas e pancadas de chuva pela manhã. A temperatura deve variar entre a mínima de 24 ºC e a máxima de 31 ºC.

Em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, a semana também deve ser de chuvas ao longo da manhã, com expectativa de precipitações mais intensas na quarta-feira (15). O tempo volta a ficar firme na sexta-feira (17). A temperatura varia entre 23 ºC e 33 ºC.

Na região do Seridó Potiguar, o tempo deve ser marcado por pancadas de chuva e chuvas passageiras ao longo da semana em Currais Novos. Na maior parte dos dias, no entanto, o tempo fica firme à noite. A temperatura oscila entre 21 ºC e 31 ºC.

Em Pau dos Ferros, Alto Oeste do Rio Grande do Norte, o tempo deve ficar nublado pela manhã e há expectativa de chuva dentro do mesmo período. Pelo período da tarde e à noite, as chuvas devem continuar na maior parte desta semana. A temperatura mínima é de 22 ºC e a máxima é de 31 ºC.

Fonte: Tribuna do Norte

VEJA A PREVISÃO DO TEMPO PARA O RÉVEILLON NO RIO GRANDE DO NORTE

Foto: José Aldenir/Agora RN

O réveillon do Rio Grande do Norte não deve ter chuvas fortes, segundo a previsão do Climatempo.

No litoral do Nordeste, como um todo, entre o Rio Grande do Norte e a Bahia, a previsão é de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, mas sem volumes expressivos.

Na capital potiguar, Natal, a terça (31) deverá ser de sol com nuvens, com possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite. A temperatura deverá variar entre a mínima de 25º na madrugada e a máxima de 32º durante a tarde. A previsão é a mesma para o dia 1º de janeiro.

Na região Oeste, em Mossoró, a previsão é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme. Na fase mais quente do dia, a temperatura poderá chegar a 38º, mas deve baixar à noite.

No dia 1º de janeiro, a cidade deverá ter uma manhã de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde.

Em praias paradisíacas do estado, como São Miguel do Gostoso, a previsão é de sol com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, é esperado tempo firme. As máximas chegarão a 33º ao longo da terça-feira (31).

O primeiro dia de 2025, na região, deverá ter ser de sol com muitas nuvens, chegando a registrar períodos de céu nublado. A noite deverá ter poucas nuvens.

No município de Tibau do Sul, onde fica a praia de Pipa, a previsão também é de sol com possibilidade de pancadas de chuva de manhã, tarde com muitas nuvens e noite de tempo firme na terça (31). A temperatura deve variar entre 25º e 32º C ao longo do dia.

A quarta (1º) será de sol com alguns nuvens, com previsão de chuva rápida durante o dia e à noite.

Fonte: Portal 98FM

ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA REGISTRA TEMPERATURA DE 40,1° C EM MUNICÍPIO DO RN

Foto: Reprodução

Uma temperatura acima do normal foi registrada nesta semana em Caicó, na região Seridó potiguar. A estação climatológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou a marca de 40,1º C na última quarta-feira (9).

A temperatura é apenas 0,8º C menor que o recorde registrado pela estação no município. Em outubro de 2023, os pesquisadores encontraram a marca de 40,9º C no município, a maior verificada ao longo de quase 30 anos de monitoramento.

Segundo o observador climatológico Tácio Henrique, as medições são feitas três vezes ao dia.

Os aparelhos nos confirmam que esse é o período onde a gente registra as maiores temperaturas. Ano passado a gente registrou em outubro a temperatura mais alta desde 1995. A gente tem uma projeção de talvez chegar novamente a essa temperatura”, afirma.

Segundo a professora Rebecca Luna, o calor intenso é favorecido pelo aumento da insolação e da redução das chuvas na região.

Esse período do ano, que oficialmente é o período de primavera, é um período que na nossa região é marcado por um alto índice de insolação, que é o número de horas de brilho solar ao dia, de exposição ao sol. E também é um período onde a gente tem o declínio das chuvas, um período de baixa nebulosidade, baixa umidade. Quando a gente junta diminuição das chuvas com as altas temperaturas e insolação a gente tem os ingredientes perfeitos para uma condição de extremo calor”, afirma.

Fonte: Blog Jair Sampaio